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CIA000 – CIAP Controle do ICMS do Ativo – Manual Completo

Versão 1.06 (22/06/2022)

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as orientações para a configuração e utilização do Controle de ICMS do Ativo – CIAP, do módulo CIAP do addon Triple One, desenvolvido para o SAP Business One. Esse módulo, além de gerar e controlar o crédito do ICMS sobre os ativos fixos, também gera as informações para o Bloco G.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

 

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – CADASTRO DE BENS DO ATIVO FIXO

Para que o bem possa ser controlado no módulo Controle de ICMS do Ativo – CIAP, ele deve estar cadastrado em:

Finanças  > Ativos Fixos > Cadastro do Ativo

 

Tela 1 – Cadastro do Ativo no B1

 

Além das informações exigidas pelo módulo para as funcionalidades nativas do SAP Business One, os campos de usuário destacados na tela abaixo já podem ser preenchidos:

 

Tela 2 – Campos de usuário que podem ser preenchidos no cadastro do ativo

 

Observação: esses campos geram informações para o Bloco G da EFD Fiscal e também podem ser preenchidos no módulo Controle de ICMS do Ativo – CIAP.

 

4 – CONTROLE DE ICMS DO ATIVO – CIAP

O Controle de ICMS do Ativo – CIAP está disponível em:    

EFD Fiscal > PROFIS > Controle de ICMS do Ativo – CIAP

                                             

Tela 3 – Controle de ICMS do Ativo – CIAP

 

4.1 – Finalização dos Cadastros

Ao acessar o módulo, o sistema faz uma verificação nos cadastros de ativo e informa se existe algum cadastro incompleto.

 

Tela 4 – Mensagem inicial quando existirem bens com cadastro incompleto

 

Ao clicar em SIM, o sistema apresenta os bens que estão com o cadastro incompleto.

 

Tela 5 – Bens com cadastro incompleto

 

Para completar o cadastro dos bens que devem fazer parte do CIAP, basta clicar na seta amarela e preencher os campos destacados:

 

Tela 6 – Campos necessários para geração do CIAP e do Bloco G

 

Observações:

  • Os campos Tipo de Ativo, Item Principal, Centro de Custo, Conta Contábil, Função do Bem, Núm. de Parcelas e Vida Útil são preenchidos automaticamente com as informações inseridas nos campos de usuário do Cadastro do Ativo conforme Tópico 3. Caso contrário, as informações podem ser inseridas nessa tela.
  • Os campos Data da Aquisição, Tipo Documento, Doc Interno SAP, Linha, Item, NF, Quantidade, Unidade, Valor ICMS OP, Valor ICMS ST, Data do Documento, NF, Série, Modelo, Chave Acesso e Código Participante são preenchidos automaticamente com as informações do documento de marketing de entrada inserido no SAP Business One para o respectivo ativo cadastrado. Se não houver documento inserido no sistema, é possível digitar manualmente as informações. É possível ainda, inserir mais de uma nota para o mesmo item.
  • Os campos Valor ICMS FR e Valor ICMS DIF devem ser preenchidos, respectivamente, com os valores de ICMS referente ao frete e ao diferencial de alíquota passíveis de crédito.
  • O campo Situação do Ativo é automaticamente preenchido com as opções C – Cadastro Incompleto – CIAP ou I – Inativo no SAP. Para os bens inativos não é necessário completar o cadastro, pois não serão considerados para o CIAP. Para os ativos com cadastro incompleto e que devem compor o cálculo do CIAP, além de completar o cadastro, é necessário alterar a situação para A – Com Crédito – CIAP. Não é necessário completar o cadastro dos bens ativos no SAP que não devem compor o cálculo do CIAP, a situação deve ser classificada como S – Sem crédito – CIAP.
  • Somente serão considerados para o cálculo do CIAP os ativos com cadastro completo e com a opção A – Com Crédito – CIAP selecionada no campo Situação do Ativo.

 

Na tela Controle de Bens do Ativo – CIAP é possível filtrar os bens pela data de aquisição, pela descrição do item ou ainda pelo status.

 

Tela 7 – Tela Controle de Bens do Ativo – CIAP

 

Observação: a opção B – Com Baixa Realizada é um status automático atribuído pelo sistema quando o bem for baixado do CIAP. Essa baixa acontece quando a última parcela prevista para a apropriação do crédito for realizada ou, quando o bem for efetivamente baixado no SAP não podendo mais gerar crédito de ICMS.

 

4.2 – Configurações

No botão Configurações, é necessário configurar os CFOPs para o cálculo do índice de participação. Também é possível, configurar as contas contábeis e histórico para a realização dos lançamentos contábeis e o código de ajuste para a escrituração nas Informações Complementares da Apuração.

 

Tela 8 – Botão para acessar as Configurações

 

Tela 9 – Configurações – CIAP

 

4.2.1 – Configuração dos CFOPs para o cálculo do Índice de Participação

Para selecionar os CFOPs, tanto de entrada como de saída, que devem fazer parte do cálculo do índice de participação, basta clicar em Adicionar.

 

Tela 10 – Botão Adicionar para selecionar os CFOPs para o cálculo do índice de participação

 

São apresentados todos os CFOPs tanto de saída, como de entrada cadastrados na base em suas respectivas abas: Saídas e Entradas. Após selecioná-los, clique em Adicionar.

 

Tela 11 – Tela para seleção dos CFOPs

 

Os CFOPs selecionados são apresentados na tela Configurações – CIAP, aba CFOPs p/ Cálculo do Índice de Participação. Na coluna Valor Contábil como Base devem ser configurados como Sim os CFOPs referentes às operações não tributadas ou isentas, mas que por determinação da legislação, devem ser considerados como operações tributadas.

 

Tela 12 – Exemplo de configuração de CFOPs para cálculo do índice de participação como saída tributada

 

Observações:

  • Os valores contábeis de todos os CFOPs selecionados serão somados para compor o Total de Saídas para cálculo do índice de participação do período.
  • No cálculo do Total de Saídas e do Total de Saídas Trib./Exportação haverá a exclusão dos CFOP's de entrada selecionados. Dessa forma, operações como as devoluções de vendas, por exemplo, podem ser abatidas para o cálculo final do Índice de Participação de acordo com a legislação de cada Estado.
  • Como Saídas Tributadas, serão considerados os valores de base de cálculo de todos os CFOPs selecionados e os valores contábeis dos CFOPs configurados com Sim no campo Valor Contábil como Base.

 

Para excluir um CFOP, basta selecioná-lo e clicar em Remover.

 

Tela 13 – Botão para remover CFOP selecionado para o cálculo do índice de participação

 

4.2.2 – Contabilização

Para que o sistema realize os lançamentos contábeis do valor apropriado de ICMS e do valor não apropriado de ICMS, é necessário informar as contas contábeis e histórico.

 

Tela 14 – Configuração necessária para a contabilização dos valores apropriados e não apropriados de ICMS

 

Além disso, também é possível informar o Código de Ajuste e a Descrição para a escrituração do valor apropriado de ICMS nas Informações Complementares da Apuração do PROFIS.

 

Tela 15 – Configuração necessária para a escrituração do valor apropriado nas Informações Complementares da Apuração

 

Na tela Apuração do Crédito de ICMS do Ativo Permanente, foram incluídos os botões Criar LCM do Valor Apropriado, Criar LCM do Valor Não Apropriado e Lançar Ajuste do Valor Apropriado (só serão habilitados quando o Status Período estiver Fechado).

 

Tela 16 – Botões para a criação de lançamentos contábeis e lançamento do ajuste na apuração

 

Os números dos lançamentos contábeis gerados, bem como o número do ajuste, ficam disponíveis nos respectivos campos. Se a apuração de ICMS do período estiver aberta, é possível cancelar os lançamentos e o ajuste. 

 

 

Observação: Mais detalhes sobre a Apuração do Crédito de ICMS do Ativo Permanente podem ser vistos no Tópico 4.4.

 

4.3 – Carga de Dados Históricos

É possível realizar a carga de dados históricos por meio das funções Cadastro dos Ativos, Documentos Relacionados e Saldo Inicial da tela Configurações – CIAP. O modelo para o preenchimento dos dados, pode ser obtido clicando em Exportar….. da respectiva opção.

 

4.3.1 – Cadastro dos Ativos

Para importar os dados referentes aos itens de ativo, clique na opção Exportar Modelo Cad., do botão Cadastro dos Ativos, para obter o modelo de planilha que deve ser preenchido. Preencha as informações e salve a planilha. Em seguida, clique em Atualizar Cadastros e importe a planilha preenchida.

 

Tela 17 – Opções para obter o modelo de planilha e importar para a atualização dos cadastros

 

No modelo de planilha exportado, é possível observar que existem orientações para o preenchimento das colunas:

  • Código do Ativo SAP: código do item cadastrado como Ativo no SAP Business One;
  • Status: informar o status do item para o CIAP, de acordo com as opções: A (Com Crédito CIAP), S (Sem Crédito CIAP) ou I (Inativo no SAP);
  • Data de Aquisição: informar a data de aquisição do bem, no formato DD/MM/AAAA;
  • Número de Parcelas: informar o número total de parcelas para o aproveitamento do crédito, incluindo as que já foram aproveitadas;
  • Tipo do Bem: informar 1 para Bem ou 2 para Componente;
  • Item Principal: quando o tipo do bem for 2 (Componente), é obrigatório informar o código do item principal. Deve ser um código cadastrado como Ativo no SAP Business One;
  • Código da Conta: informar o código da conta contábil na qual o item foi escriturado;
  • Código do Centro de Custos: informar o centro de custos no qual o item foi alocado;
  • Função do Bem: descrever a função do bem na atividade da empresa;
  • Vida útil: informar a vida útil estimada do bem em meses.

 

Tela 18 – Exemplo de planilha preenchida para o complemento de informações do cadastro de ativo

 

Observação:

  • Lembramos que, para que importação dos dados do cadastro dos ativos ocorra de forma correta, o item precisa estar previamente cadastrado no SAP.
  • Os campos Código do Item SAP e Sequencial só devem ser preenchidos quando for utilizada a alternativa para itens não cadastrados como ativos conforme Tópico 6.

 

4.3.2 – Documentos Relacionados

Para importar os dados referentes aos documentos de aquisição (notas de entrada), clique na opção Exportar Modelo Doc., do botão Documentos Relacionados, para obter o modelo de planilha que deve ser preenchido. Preencha as informações e salve a planilha. Em seguida, clique em Importar Documentos e importe a planilha preenchida.

 

Tela 19 – Opções para obter o modelo de planilha e importar os documentos de aquisição

 

No modelo de planilha exportado, é possível observar que existem orientações para o preenchimento das colunas:

  • Código do Ativo SAP: código do item cadastrado como Ativo no SAP Business One. Deve ser o mesmo informado na planilha Cadastro dos Ativos para que o vínculo seja feito;
  • Data do Documento: informar a data do documento no formato DD/MM/AAAA;
  • Código do Participante: informar o código do parceiro de negócio cadastrado no SAP Business One;
  • Chave de Acesso: informar a chave de acesso da nota fiscal;
  • Número da NF: informar o número da nota fiscal;
  • Série: informar a série da nota fiscal;
  • Modelo: informar o modelo da nota fiscal;
  • Linha: informar a linha do item na nota fiscal;
  • Item NF: informar o código do item;
  • Quantidade: informar a quantidade do item;
  • Unidade de Medida: informar a unidade de medida;
  • ICMS Operação Própria: informar o valor total do ICMS com direito a crédito referente à operação própria;
  • ICMS-ST: informar o valor total do ICMS-ST com direito a crédito;
  • ICMS Frete: informar o valor total do ICMS sobre o frete com direito a crédito;
  • ICMS Diferencial de Alíquota: informar o valor total do ICMS Diferencial de Alíquota com direito a crédito;
  • Tipo Documento: campo opcional para buscar informações de um documento já existente no SAP Business One. Informar uma das opções: 1470000049 (Capitalização), 18 (NF de Entrada), 20 (Recebimento de Mercadorias) ou 18Y (NF de Recebimento Futuro). Se for utilizado, obrigatoriamente deve ser preenchida a coluna DocEntry.;
  • DocEntry: campo opcional para buscar informações de um documento já existente no SAP Business One. Informar o número do DocEntry do SAP Business One. Se utilizado, obrigatoriamente deve ser preenchida a coluna Tipo Documento.

 

Tela 20 – Exemplo de planilha preenchida para informar os documentos de aquisição

 

Observação: as colunas Data do Documento, Código do Participante, Chave de Acesso, Número da NF, Série, Modelo, Linha, Item NF, Quantidade e Unidade de Medida só precisam ser preenchidas para a geração dos registros G130 – Identificação do Documento Fiscal e G140 – Identificação do Item do Documento Fiscal. Esses registros são obrigatórios apenas no mês de entrada ou saída do bem no CIAP. 

 

4.3.3 – Saldo Inicial

Para importar os dados referentes aos saldos iniciais, clique na opção Exportar Modelo SI, do botão Saldo Inicial, para obter o modelo de planilha que deve ser preenchido. Preencha as informações e salve a planilha. Em seguida, clique em Importar Saldo Inicial e importe a planilha preenchida.

 

Tela 21 – Opções para obter o modelo de planilha e importar o saldo inicial

 

No modelo de planilha exportado, é possível observar que existem orientações para o preenchimento das colunas:

  • Código do Ativo SAP: código do item cadastrado como Ativo no SAP Business One. Deve ser o mesmo informado na planilha Cadastro dos Ativos para que o vínculo seja feito;
  • Parcela: pode ser informada parcela a parcela ou somente a última parcela do crédito aproveitado;
  • Data do Crédito: informar a data do crédito de acordo com a parcela informada, no formato DD/MM/AAAA;
  • SaldoICMS: informar o saldo do crédito de acordo com a parcela informada;
  • Total de Saídas: campo necessário para correta exibição do Índice de Apropriação (Índice de Apropriação = Saídas Tributadas e Exportação / Total de Saídas);
  • Saídas Tributadas e Exportação: campo necessário para correta exibição do Índice de Apropriação (Índice de Apropriação = Saídas Tributadas e Exportação / Total de Saídas);
  • Indice de Apropriação: informar o índice de participação;
  • Valor da Parcela: informar o valor de cada parcela, caso sejam inseridas as informações de forma individual por parcela, ou o total das parcelas dos créditos passiveis de apropriação;
  • Valor Apropriado da Parcela: informar o valor apropriado de cada parcela, caso sejam inseridas as informações de forma individual por parcela, ou o total das parcelas dos créditos apropriados;

 

Tela 22 – Exemplo de planilha preenchida referente aos saldos iniciais

 

Observação: observe que, para o item AT0001 foram inseridas as 4 parcelas já informadas/aproveitadas anteriormente e, para o item AT0003 foi informada apenas a última parcela com o valor total.

 

Após importação das três planilhas, na tela de Controle CIAP, os ativos são atualizados exibindo os dados referentes à última parcela apropriada.

 

4.4 – Apuração CIAP

Para realizar a apuração do crédito do ICMS sobre o ativo permanente é necessário clicar em Apuração CIAP.

 

Tela 23 – Acesso à Apuração CIAP

 

Na tela aberta, deve-se clicar em Novo período. O sistema automaticamente apresenta uma sugestão de período. E, em seguida, em Criar Período.

 

Tela 24 – Criação de período para a apuração do crédito do ICMS sobre o ativo permanente

 

O período criado é apresentado já com o Índice de Participação calculado com base nos valores das Saídas Tributadas e Total de Saídas de acordo com as configurações de CFOP e movimentação do período. O Status Período aparece como Pendente.

Selecionando o período, é possível verificar o detalhamento da movimentação dos bens (Parcela e Tipo de Movimento), bem como, o Valor Previsto para apropriação e o Valor a Apropriar de ICMS.

 

Tela 25 – Exemplo de período criado com apuração de crédito de ICMS sobre o ativo permanente

 

Após verificar as informações, é necessário clicar em Encerrar período. Observe que o Status Período é alterado para Fechado e o valor de crédito do ICMS é apresentado no campo Valor Apropriado.

 

Tela 26 – Exemplo de apresentação das informações de um período fechado

 

Observações:

  • O botão Recalcular Índice recalcula o índice de participação de acordo com a configuração dos CFOPs e movimentação do período, inclusive para períodos com o Status Período igual a Fechado. O período deve ser selecionado para habilitar o botão.
  • O botão Exportar arquivo gera um relatório no formato XLS com os dados do período selecionado.
  • O botão Excluir período exclui o período selecionado. Não é permitida a exclusão quando existir período posterior criado.
  • O botão Criar LCM do Valor Apropriado cria um lançamento contábil do valor apropriado de ICMS com base na configuração realizada conforme Tópico 2.2.
  • O botão Criar LCM do Valor Não Apropriado cria um lançamento contábil do valor não apropriado de ICMS com base na configuração realizada conforme Tópico 2.2.
  • O botão Lançar Ajuste do Valor Apropriado escritura o valor apropriado de ICMS como um ajuste nas Informações Complementares da Apuração do PROFIS com base na configuração realizada conforme Tópico 2.2.
  • Os números dos lançamentos contábeis gerados, bem como o número do ajuste, ficam disponíveis nos respectivos campos. Se a apuração de ICMS do período estiver aberta, é possível cancelar os lançamentos e o ajuste.

 

5 – INTEGRAÇÃO COM O BLOCO G DA EFD – FISCAL

Se a empresa possuir a licença da EFD Fiscal do Triple One, o Bloco G é escriturado, automaticamente, com as informações apuradas no CIAP.

 

Tela 27 – Exemplo de escrituração automática do Bloco G de acordo com o módulo do CIAP

 

Observações:

  • O único registro não gerado automaticamente pelo CIAP é o G126 – Outros créditos CIAP. Se a empresa possuir esse cenário, deve inserir as informações diretamente no Bloco G.
  • Se alguma informação for alterada no Bloco G, automaticamente, será alterada no CIAP.
  • Não é necessário acessar o módulo Bloco G da EFD Fiscal para que as informações sejam escrituradas no arquivo.

 

6 – ALTERNATIVA PARA ITENS NÃO CADASTRADOS COMO ATIVO FIXO

Para itens não cadastrados no módulo Ativos fixos do SAP Business One, foram disponibilizadas duas alternativas.

 

6.1 – Cadastro de Itens a partir das Notas de Entrada

O primeiro passo é habilitar o cadastro de itens alternativo. Acesse o menu: Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Controle de ICMS do Ativo – CIAP e clique em Configurações.

 

Tela 28 – Acesso às configurações do CIAP

 

Na tela Configurações – CIAP, acesse a aba Cadastro de Itens Alternativo e clique na opção Habilitar a utilização de Itens não configurados como Ativo Fixo no Módulo do CIAP.

 

Tela 29 – Tela para habilitar o cadastro de itens alternativo

 

O campo Quantidade de Caracteres para Codificação Automática, deve ser preenchido para determinar a geração do código sequencial do item de ativo, automaticamente. Dessa forma, é possível criar códigos de ativo para o mesmo item, desde que existam notas de entrada lançadas no sistema. Exemplo: se o código do item cadastrado no SAP for IT00001 e o campo for preenchido com 5, será sugerida uma codificação IT00001-00001, IT00001-00002, etc.

 

No botão

da opção Listar os itens dos documentos de outras Filiais, podem ser selecionadas as filiais para que os documentos sejam listados na tela Cadastro de Itens Alternativo – CIAP, caso a matriz centralize os itens das filiais para o cálculo do CIAP, no caso de inscrição estadual única.

 

No botão

da opção CFOPs a serem considerados ao listar os documentos, poderão ser selecionados os CFOPs desejados para serem considerados ao filtrar os documentos na tela Cadastro de Itens Alternativo – CIAP.

 

Quando a opção Habilitar a utilização de Itens não configurados como Ativo Fixo no Módulo do CIAP for selecionada, na tela principal do módulo do CIAP, será habilitado um novo botão Cadastro de Itens.

 

Tela 30 – Botão Cadastro de Itens habilitado na tela Controle de Bens do Ativo – CIAP

 

Na tela que é aberta, é possível utilizar os filtros (Empresa, Data, No. NF e/ou Item) para listar as Notas Fiscais de Entrada. Serão apresentados os documentos inseridos com Modelo NF-e ou Modelo 1 e com itens que possuam os campos de usuário Ident. do Tipo de Mercadoria, Número de Parcelas e Descrição da Função do Bem preenchido no Cadastro do Item (módulo Estoque > Cadastro do item do SAP Business One).

 

Tela 31 – Cadastro de Itens Alternativo – CIAP

 

Observações:

  • Lembramos que somente serão apresentados os documentos inseridos com os CFOPs informados na aba Cadastro de Itens Alternativo, das Configurações.

 

Para que o item seja considerado para o CIAP, é necessário selecioná-lo e, em seguida, clique em Cadastrar Item para o CIAP.

 

Tela 32 – Selecione o item e clique em Cadastrar Item para o CIAP

 

Os itens serão exibidos na tela Controle de Bens do Ativo – CIAP:

 

Tela 33 – Item cadastrado no CIAP conforme Nota Fiscal de Entrada

 

6.2 – Cadastro de Itens a partir de Planilha

O primeiro passo é habilitar o cadastro de itens alternativo. Acesse o menu: Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Controle de ICMS do Ativo – CIAP e clique em Configurações.

 

Tela 34 – Acesso às configurações do CIAP

 

Na tela Configurações – CIAP, acesse a aba Cadastro de Itens Alternativo e clique na opção Habilitar a utilização de Itens não configurados como Ativo Fixo no Módulo do CIAP.

 

Tela 35 – Tela para habilitar o cadastro de itens alternativo

 

Em seguida, clique na opção Exportar Modelo Cad., do botão Cadastro dos Ativos, para obter o modelo de planilha que deve ser preenchido.

 

Tela 36 – Clique na opção Exportar Modelo Cad., para obter o modelo de planilha

 

Nas duas últimas colunas da planilha, devem ser informados o código do item cadastrado no SAP Business One (módulo Estoque > Cadastro do Item) e o código sequencial para que seja criado o Ativo no módulo do CIAP.

 

Tela 37 – Planilha para importação dos itens

 

Tela 38 – Exemplo de planilha preenchida para o Cadastro do Ativo

 

Por fim, clique na opção Atualizar Cadastros, do botão Cadastro dos Ativos, para importar a planilha preenchida.

 

Tela 39 – Clique na opção Atualizar Cadastros para importar a planilha

 

Observação: é necessário que o item preenchido no campo Código do Item SAP da planilha esteja cadastrado no módulo Estoque > Cadastro do Item, do SAP Business One, e não seja um Ativo Fixo.

 

6.2.1 – Importação dos dados dos documentos de aquisição

Os dados dos documentos de aquisição (notas de entrada) podem ser importados também via planilha. Para isso, clique na opção Exportar Modelo Doc., do botão Documentos Relacionados, para obter o modelo de planilha que deve ser preenchido.

 

Tela 40 – Clique na opção Exportar Modelo Doc., para obter o modelo de planilha

 

Tela 41 – Exemplo de planilha preenchida para informar os documentos de aquisição

 

Observação: a coluna Código do Ativo SAP deve ser preenchida com o código do Ativo criado no módulo do CIAP.

 

Por fim, clique na opção Importar Documentos, do botão Documentos Relacionados, para importar a planilha preenchida.

 

Tela 42 – Clique na opção Importar Documentos para importar a planilha

 

6.3 – Baixa antecipada para Itens do Cadastro Alternativo

Para realizar a baixa do item no CIAP antes do prazo final de utilização do crédito, clique no botão Baixa Antecipada da tela Controle de Bens do Ativo – CIAP.

 

Tela 43 – Funcionalidade para realizar a baixa antecipada de itens no CIAP

 

Observação: o botão Baixa Antecipada, assim como o Cadastro de Itens, só é habilitado quando a opção Habilitar a utilização de Itens não configurados como Ativo Fixo no Módulo do CIAP, das configurações, estiver selecionada.

 

Na tela aberta, são apresentados apenas os itens inseridos por meio do Cadastro Alternativo do CIAP conforme tópicos 6.1 e 6.2, com a situação Com Crédito – CIAP e que possuam os campos Data de Aquisição e Núm. de Parcelas preenchidos.

 

Para definir a data da baixa, selecione os itens, preencha o campo Data da Baixa e clique em Atualizar Data.

 

Tela 44 – Tela para informar a data para baixa antecipada de itens do CIAP

 

Observações:

  • Caso deseje apagar uma data que foi definida de forma incorreta, deixe o campo Data da Baixa em branco, selecione o item e clique em Atualizar Data.
  • Uma vez definida que a data da baixa será antes do término das parcelas, ao realizar a apuração do período em que foi definida a data, a baixa do item será realizada. Dessa forma, esses itens não estarão mais disponíveis na apuração dos períodos seguintes e serão exibidos no filtro Com Baixa Realizada.
Updated on 22 de junho de 2022

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