1. Home
  2. T10 - DIME
  3. DIM000 – Declaração do ICMS e do Movimento Econômico de Santa Catarina – Manual Completo

DIM000 – Declaração do ICMS e do Movimento Econômico de Santa Catarina – Manual Completo

ÍNDICE

Versão 1.11 (16/11/2020)

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as orientações para a configuração e utilização do módulo DIME – SC do add-on T10 Extreme, desenvolvido para o SAP Business One.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

As expressões e nomenclaturas utilizadas no Manual de Orientação da DIME foram consideradas para o desenvolvimento das janelas, abas e colunas do módulo da DIME-SC no T10 Extreme.

Assim, os profissionais responsáveis pela geração e transmissão do arquivo estarão mais familiarizados com o produto e o uso se tornará mais prático.

 

Observação: O módulo da DIME-SC carrega os valores da apuração feita no módulo PROFIS do add-on Triple One.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – INSTALAÇÃO

O módulo DIME-SC é habilitado a partir da instalação do T10 Extreme, portanto, primeiro é necessário fazer a instalação do add-on e adquirir as licenças necessárias.

 

Observação: Para mais informações sobre a instalação do add-on T10 Extreme, consulte o manual T10_Extreme_Instalacao, disponível no portal de suporte da Skill Consulting: http://chamados.skilljugaad.com.br/.

 

Depois de instalar o add-on, de adquirir as licenças necessárias e atualizar os módulos, é possível acessar a funcionalidade da DIME-SC:

 

Tela 1 – Módulo da DIME habilitado sob o menu do T10

 

4 – ORIENTAÇÕES GERAIS

O módulo da DIME-SC foi desenvolvido para gerenciar as informações e gerar os arquivos do tipo TXT a serem validados no sistema da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

 

Para gerar o arquivo da DIME, é necessário:

  • Realizar a apuração no módulo do PROFIS, no Triple One;
  • Configurar o contabilista;
  • Configurar o contribuinte;
  • Criar a declaração;
  • Gerar o arquivo.

 

Observação: No PROFIS, mesmo que a apuração seja feita em períodos decendiais ou quinzenais, o módulo da DIME considerará apenas o período mensal, somando os valores dos períodos de cada mês para a geração do arquivo TXT.

Para mais informações sobre o PROFIS, consulte o manual específico, disponível no portal de atendimento http://chamados.skilljugaad.com.br/.

 

5 – CONFIGURAÇÃO

Após realizar a apuração no módulo do PROFIS, é necessário configurar as informações de Contabilistas e de Contribuintes na janela de configurações. Para isso, clique no botão Configurações, da janela inicial Administrador de Declarações que é exibida ao acessar o módulo.

 

Tela 2 – Acesso à janela de configurações de Contabilistas e Contribuintes

 

Observação: Os termos Contabilista e Contribuinte são utilizados no Manual de Orientação da DIME. O Contabilista é o responsável pela geração e transmissão do arquivo. E Contribuinte refere-se à empresa da qual serão geradas as informações.

 

5.1 – Cadastro de Contabilistas

Ao clicar no botão Configurar, a janela de Configurações da DIME-SC será exibida já na aba Contabilistas. Então, para cadastrar um contabilista, clique no botão Novo Contabilista.

 

Tela 3 – Janela de configuração para cadastro de contabilistas

 

Uma nova janela será exibida apenas com os campos CPF e Nome.

 

Tela 4 – Dados para cadastro de contabilista

 

Insira as informações e clique no botão OK. A informação será adicionada na janela anterior.

 

Tela 5 – Contabilista cadastrado

 

É possível conferir e editar as informações, clicando na seta amarela correspondente.

 

Tela 6 – A seta amarela permite conferir e editar as informações cadastradas

 

Na mesma janela, se necessário, também é possível excluir o contabilista.

 

Tela 7 – A opção de Excluir Contabilista é habilitada na janela de conferência das informações

 

5.2 – Cadastro de Contribuintes

Para cadastrar as empresas contribuintes, acesse a aba Contribuintes da janela de configurações e clique no botão Novo Contribuinte.

 

Tela 8 – Janela de configuração para cadastro de contribuintes

 

Uma nova janela será exibida para inserir as informações da empresa.

 

Tela 9 – Informações para cadastro de contribuinte

 

  • Empresa: As empresas cadastradas na base de dados do SAP Business One são listadas para seleção neste campo.
  • CNPJ: É preenchido automaticamente de acordo com a Empresa selecionada.
  • Razão Social: É preenchido automaticamente de acordo com a Empresa selecionada.
  • Inscrição Estadual: É preenchido automaticamente de acordo com a Empresa selecionada.
  • Contabilista: Neste campo é possível escolher um contabilista entre os que foram cadastrados na aba Contabilistas.
  • Tipo Declaração: Deve ser informado entre Normal, Encerramento de Atividades ou Enquadramento do Simples Nacional.
  • Regime Apuração: Deve ser informado entre Normal ou Produtor Primário.
  • Apuração Consolidada: Deve ser informada uma opção entre Não é apuração consolidada, É estabelecimento consolidador ou É estabelecimento consolidado.
  • Substituto Tributário: Deve ser informado entre Sim, Não ou Substituído solidário.
  • Tem Escrita Fiscal?: Deve ser informado entre Sim é o estabelecimento principal, Não ou Sim, dados informados no estabelecimento principal.
  • Qtde. Trabalhadores: Neste campo é possível informar a quantidade de trabalhadores na atividade.

 

As informações são inseridas na janela anterior.

 

Tela 10 – Exemplo de Contribuinte cadastrado

 

Observação: Ao cadastrar uma empresa como contribuinte, não é possível fazer um novo cadastro utilizando a mesma empresa. Ao cadastrar todas as empresas, o botão Novo Contribuinte é desabilitado.

 

É possível conferir e editar as informações, clicando na seta amarela correspondente.

 

Tela 11 – A seta amarela permite conferir e editar as informações cadastradas

 

Na mesma janela, se necessário, também é possível excluir o contribuinte.

 

Tela 12 – A opção de Excluir Contribuinte é habilitada na janela de conferência das informações

 

6 – CADASTRO DE NOVA DECLARAÇÃO

Após cadastrar os contabilistas e os contribuintes, é possível cadastrar uma declaração. Na janela principal Administrador de Declarações da DIME-SC, clique no botão Nova Declaração.

 

Tela 13 – Botão para cadastro de nova declaração

 

A janela de Cadastro de Declaração da DIME–SC será exibida.

 

Tela 14 – Janela de cadastro de informações para a declaração

 

Ao selecionar um Contribuinte da lista de contribuintes cadastrados, as informações serão carregadas automaticamente.

 

Tela 15 – Informações são carregadas automaticamente conforme o cadastro de contribuinte

 

Observação: Apesar das informações serem carregadas conforme o cadastro do contribuinte, feito anteriormente, é possível modificar as informações para cadastrar a declaração.

 

Ao selecionar a opção Sim, no campo Declaração Complementar Anual, ainda é necessário informar o Período Declaração Complementar.

 

Tela 16 – Opção para informar Declaração Complementar Anual

 

Observação: a geração dos quadros anuais (80 a 84) será realizada de acordo com a combinação de preenchimento dos campos Tipo de Declaração, Tem escrita contábil? e Declaração Complementar Anual, informada na tela abaixo:

 

Tela 17 – Combinações dos campos para geração dos quadros anuais (80 à 84)

 

Observação: Será apresentada uma mensagem de alerta do sistema ao realizar alguma alteração nos campos Tipo de declaração, Tem escrita contábil? e Declaração Complementar Anual após a geração do arquivo e quando for utilizada a função Recarregar dados.

 

Para concluir o cadastro da declaração é necessário informar o Período da Declaração e, na aba Dados Iniciais, o campo Transf. Crédito do Período?.

 

Tela 18 – Informe o Período da Declaração e as informações faltantes

 

Depois, clique no botão Atualizar, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação.

 

Tela 19 – Clique no botão Atualizar para gravar as informações

 

As informações serão adicionadas na janela anterior.

 

Tela 20 – Exemplo de nova declaração cadastrada

 

É possível conferir e editar as informações ao clicar na seta amarela correspondente.

 

Tela 21 – É possível conferir e editar as informações após o cadastro

 

Se alguma informação na apuração foi modificada no Triple One, é necessário clicar no botão Recarregar Dados para atualizar os valores para o Cadastro da Declaração da DIME.

 

Para remover uma declaração cadastrada, basta selecioná-la na caixa de seleção e depois clicar no botão Remover Declaração. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação.

 

Tela 22 – Para excluir a declaração é preciso confirmar a mensagem do sistema

 

Observação: Os valores referentes ao FCP – ICMS e FCP – ICMS-ST são somados aos valores de ICMS e ICMS-ST, respectivamente, para a escrituração no arquivo da DIME-SC.

 

7 – QUADROS

Após criar uma declaração, é necessário ainda preencher as informações dos quadros. Para isso, clique na seta amarela correspondente à declaração e acesse a aba Quadros, que é habilitada apenas em declarações já cadastradas.

 

Tela 23 – Aba para informações adicionais dos quadros

 

Observação: Os valores da apuração feita no PROFIS são carregados para os campos correspondentes na DIME. Porém, na janela de alguns quadros, é habilitada a aba Lançamentos para inserção de novos valores.

 

7.1 – Quadro 01 – Valores Fiscais Entradas

No Quadro 01, apenas o campo Débito DIFAL é habilitado para inserção de valor.

 

Tela 24 – Quadro 01 – Valores Fiscais Entradas

 

7.2 – Quadro 02 – Valores Fiscais Saídas

No Quadro 02 não há valores a serem inseridos. A janela serve apenas para conferência das informações que serão geradas.

 

Tela 25 – Quadro 02 – Valores Fiscais Saídas

 

7.3 – Quadro 03 – Resumo dos Valores Fiscais

No Quadro 03 não há valores a serem inseridos. A janela serve apenas para conferência das informações que serão geradas.

 

Tela 26 – Quadro 03 – Resumo dos Valores Fiscais

 

7.4 – Quadro 04 – Resumo de Apuração dos Débitos

No quadro 04, as informações serão carregadas a partir da classificação feita na apuração do PROFIS, do Triple One, e das informações inseridas na janela do registro C197/D197, acessível pala funcionalidade de Observações Iniciais e Finais do documento de marketing.

 

Tela 27 – Janela dos registros C197 e D197 do Triple One que permite adicionar informações para a DIME

 

Tela 28 – Quadro 04 – Resumo da Apuração dos Débitos

 

Os valores para o item 045 são carregados de acordo com o item 130 do Quadro 13.

 

Observação: Ao configurar o campo Código Item com a opção 065 – (+) Estorno de Crédito da Entrada em Decorrência da Utilização de Crédito Presumido, os valores inseridos nas Informações Complementares do PROFIS e nos registros C197/D197 do documento de marketing, serão carregados para a linha do Item 65 do Quadro 04. Desta forma esta opção não é mais editável, na aba Lançamentos, do Quadro 04.

 

Para mais informações sobre a classificação do tipo de débito, consulte o manual da EFD – Fiscal do Triple One.

 

7.5 – Quadro 05 – Resumo da Apuração dos Créditos

No quadro 05, na aba Lançamentos, as informações devem ser digitadas manualmente pelo usuário.

 

Tela 29 – Quadro 05 – Resumo de Apuração dos Créditos

 

Tela 30 – Se necessário, é possível inserir as informações na aba Lançamentos – Quadro 05

 

Os valores para o item 045 são carregados de acordo com o item 160 do Quadro 13.

 

7.6 – Quadro 09 – Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor

No quadro 09, além de conferir as informações que serão geradas, se necessário, é possível inserir valores na aba Lançamentos.

 

Tela 31 – Quadro 09 – Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor

 

Tela 32 – Se necessário, é possível inserir as informações na aba Lançamentos – Quadro 09

 

Observação: As linhas dos itens 120 e 999 apresentarão o valor Zero no arquivo, quando o resultado dos mesmos for zero.

 

7.7 – Quadro 11 – Informações Sobre Substituição Tributária

No quadro 11, além de conferir as informações que serão geradas, se necessário, é possível inserir valores na aba Lançamentos.

 

Tela 33 – Quadro 11 – Informações Sobre Substituição Tributária

 

Tela 34 – Se necessário, é possível inserir as informações na aba Lançamentos – Quadro 11

 

Observação: As linhas dos itens 170 e 999 apresentarão o valor Zero no arquivo, quando o resultado dos mesmos for zero.

 

7.8 – Quadro 12 – Discriminação dos Pagamentos do Imposto e dos Débitos Específicos

Para inserir informações no quadro 12, ao acessar a janela, clique no botão Cadastrar.

 

Tela 35 – Quadro 12 – Discriminação dos Pagamentos do Imposto e dos Débitos Específicos

 

Tela 36 – Insira as informações e clique em Gravar

 

Para o campo Origem, é possível escolher entre as opções:

 

  • 1 – Imposto (ICMS a recolher calculado no Quadro 09);
  • 2 – Substituição Tributária;
  • 3 – Débitos Específicos.

 

As informações serão exibidas na janela anterior. Se for necessário alterar ou inserir as informações, é possível utilizar a seta amarela da linha correspondente. E se precisar excluir a linha, clique na caixa de seleção da linha desejada e, depois, clique no botão Excluir.

 

Tela 37 – É possível alterar ou excluir as informações cadastradas no Quadro 12

 

7.9 – Quadro 13 – Informação Sobre Diferença de Alíquota de operação Interestadual a Consumidor

No Quadro 13, os itens 010 e 060 são preenchidos de acordo com os valores apurados no módulo E300 – Apuração do ICMS Dif. Alíquota, acessível pelo seguinte caminho:

 

EFD Fiscal > Bloco E > E300 – Apuração do ICMS Dif. Alíquota

 

Tela 38 – Valor de débito carregado para o item 010 do Quadro 13

 

Observação: para o item 060 é considerado o campo Valor Crédito Total Difal do Registro E300.

 

Já as informações dos itens 020, 070 e 100 referentes a Outros débitos, Outros créditos e Pagamentos Antecipados, devem ser digitadas pelo usuário, na aba Lançamentos.

 

Tela 39 – Campos para inserção das informações dos Itens 020, 070 e 100 – Quadro 13

 

Observação: As linhas dos itens 120 e 13 apresentarão o valor Zero no arquivo, quando o resultado dos mesmos for zero.

 

7.10 – Quadro 14 – Demonstrativo da Apuração do Imposto Devido pela Apropriação de Crédito Presumido em Substituição aos Créditos pelas Entradas

No quadro 14 é possível inserir valores na aba Lançamentos.

 

Tela 40 – Tela com informações do Quadro 14

 

Tela 41 – É possível inserir as informações na aba Lançamentos – Quadro 14

 

Observação: As linhas dos itens 040 e 199 apresentarão o valor Zero, quando o resultado dos mesmos for zero.

 

7.11 – Quadro 41 – Demonstrativos de Créditos Acumulados

No quadro 41 é possível inserir valores na aba Lançamentos.

 

Tela 42 – Tela com informações do Quadro 41

 

Tela 43 – Na aba Lançamentos há a possibilidade de inserir as informações – Quadro 41

 

Observação: As linhas 120, 130, 140, 960, 961, 970, 971, 980, 981 e 999 (referentes a soma e a subtração) serão geradas de forma automática pelo Add-On. Serão realizadas algumas verificações na validação do arquivo, caso os valores informados nos itens 960, 970 e 980 não estejam de acordo com a regra descrita no Manual da DIME será apresentada uma mensagem de alerta com as Regras de Validações, contudo não haverá impedimento na geração do arquivo.

 

7.12 – Quadro 42 – Débitos por Reserva de Créditos Acumulados

No quadro 42 é possível inserir valores na aba Lançamentos.

 

Tela 44 – Tela com informações do Quadro 42

 

Tela 45 – Na aba Lançamentos, do Quadro 42, há a possibilidade de inserir as informações

 

7.13 – Quadro 46 – Créditos por Regimes e Autorizações Especiais

Para inserir informações no quadro 46, ao acessar a janela, clique no botão Cadastrar.

 

Tela 46 – Quadro 46 – Créditos por Regimes e Autorizações Especiais

 

Tela 47 – Insira as informações e clique em Gravar – Quadro 46

 

Para o campo Origem, é possível escolher entre as opções:

 

  • 1 – AUC – Cred.Receb.Transf/Compens.Sald.Dev.Prop.;
  • 14 – Demonstr. de Créd. Informado Previamente – DCIP;
  • 16 – DCIP Créd. Imposto Retido;
  • 17 – DCIP Créd. Transferível Relativo à Exportação;
  • 18 – DCIP Créd. Transferível Relativo à Saída Isenta;
  • 19 – DCIP Créd. Transferível Relativo à Saída Isenta (Diferidas).

 

As informações serão exibidas na janela anterior. Se for necessário alterar ou inserir as informações, é possível utilizar a seta amarela da linha correspondente. E se precisar excluir a linha, clique na caixa de seleção da linha desejada e, depois, clique no botão Excluir.

 

Tela 48 – É possível alterar ou excluir as informações cadastradas – Quadro 46

 

Ao adicionar informações, outra linha, com a soma dos valores, ainda é inserida na tabela.

 

Tela 49 – Linha totalizadora é adicionada na tabela automaticamente – Quadro 46

 

Observação: Alguns valores inseridos no Quadro 46 são carregados para o Quadro 09 também.

 

7.14 – Quadro 48 – Informações Para Rateio do Valor Adicionado

Para inserir informações no quadro 48, ao acessar a janela, clique no botão Cadastrar.

 

Tela 50 – Quadro 48 – Informações Para Rateio do Valor Adicionado

 

Tela 51 – Insira as informações e clique no botão Gravar – Quadro 48

 

Para preencher os dois campos desta janela, se o usuário não souber os códigos a serem utilizados, é possível utilizar a tecla Tab para que o sistema exiba as opções.

 

Tela 52 – Códigos para o preenchimento do campo Cód. Município de Santa Catarina

 

Tela 53 – Códigos para preenchimento do campo Cód. do Tipo de Atividade

 

Para selecionar a opção, clique na primeira coluna da tabela e depois no botão Selecionar.

 

Tela 54 – Clique na coluna em branco, depois no botão Selecionar

 

Ao selecionar as opções desta maneira, as descrições serão exibidas na janela, ao lado dos códigos.

 

Tela 55 – As descrições dos códigos são exibidas nos campos ao lado

 

As informações serão exibidas na janela anterior. Se for necessário alterar ou inserir as informações, é possível utilizar a seta amarela da linha correspondente. E se precisar excluir a linha, clique na caixa de seleção da linha desejada e, depois, clique no botão Excluir.

 

Tela 56 – É possível alterar ou excluir as informações cadastradas

 

Ao adicionar informações, outra linha, com a soma dos valores, ainda é inserida na tabela.

 

Tela 57 – Linha totalizadora é adicionada na tabela automaticamente

 

7.15 – Quadro 49 – Entradas por Unidade da Federação

As informações referentes às entradas por Estado escrituradas no quadro 49 são geradas automaticamente pelo addon após a realização da apuração do período no módulo:

PROFIS > Apuração > Saldos e apuração

 

7.16 – Quadro 50 – Saídas por Unidade de Federação

 As informações referentes às saídas por Estado escrituradas no quadro 50 são geradas automaticamente pelo addon após a realização da apuração do período no módulo:

PROFIS > Apuração > Saldos e apuração

 

7.17 – Quadro 80 – Resumo do Livro Registro de Inventário e Receita Bruta

Ao acessar a janela do Quadro 80, a aba Quadro, exibe os valores dos itens e, na aba Lançamentos, é possível inserir os valores.

 

Tela 58 – Informações do quadro 80

 

Tela 59 – Aba Lançamentos para inserção de informações do quadro 80

 

Observação: Os valores podem ser inseridos manualmente ou pelo Mapeamento de Contas descrito no Tópico 7.22.

 

7.18 – Quadro 81 – Ativo

Ao acessar a janela do Quadro 81, a aba Quadro, exibe os valores dos itens e, na aba Lançamentos, é possível inserir os valores.

 

Tela 60 – Informações do quadro 81

 

Observação: As linhas totalizadoras são exibidas somente na aba Quadro, por serem calculadas automaticamente.

 

Tela 61 – Aba Lançamentos para inserção de informações do quadro 81

 

Observação: Os valores podem ser inseridos manualmente ou pelo Mapeamento de Contas, descrito no Tópico 7.22.

 

7.19 – Quadro 82 – Passivo

Ao acessar a janela do Quadro 82, a aba Quadro, exibe os valores dos itens e, na aba Lançamentos, é possível inserir os valores.

 

Tela 62 – Informações do quadro 82

 

Observação: As linhas totalizadoras são exibidas somente na aba Quadro, por serem calculadas automaticamente.

 

Tela 63 – Aba Lançamentos para inserção de informações do quadro 82

 

Observação: Os valores podem ser inseridos manualmente ou pelo Mapeamento de Contas, descrito no Tópico 7.22.

 

7.20 – Quadro 83 – Demonstração do Resultado

Ao acessar a janela do Quadro 83, a aba Quadro, exibe os valores dos itens e, na aba Lançamentos, é possível inserir os valores.

 

Tela 64 – Informações do quadro 83

 

Observação: As linhas totalizadoras são exibidas somente na aba Quadro, por serem calculadas automaticamente.

 

Tela 65 – Aba Lançamentos para inserção de informações do quadro 83

 

Observação: Os valores podem ser inseridos manualmente ou pelo Mapeamento de Contas, descrito no Tópico 7.22.

 

7.21 – Quadro 84 – Detalhamento das Despesas

Ao acessar a janela do Quadro 84, a aba Quadro, exibe os valores dos itens e, na aba Lançamentos, é possível inserir os valores.

 

Tela 66 – Informações do quadro 84

 

Observação: As linhas totalizadoras são exibidas somente na aba Quadro, por serem calculadas automaticamente.

 

Tela 67 – Aba Lançamentos para inserção de informações do quadro 84

 

Observação: Os valores podem ser inseridos manualmente ou pelo Mapeamento de Contas, descrito no Tópico 7.22.

 

7.22 – Mapeamento de Contas Para Inserção de Valores – (Quadros 80, 81, 82, 83 e 84)

As janelas dos quadros 80, 81, 82, 83 e 84 funcionam de forma semelhante. Na aba de Lançamentos é possível inserir os valores manualmente na coluna Valor ou utilizar a coluna de Mapeamento de Contas para carregar valores automaticamente das contas contábeis.

 

Tela 68 – Acesso para o mapeamento de contas contábeis

 

Ao acessar a seta amarela correspondente, é exibida a janela de Mapeamento de Contas Contábeis. Utilize o campo Conta Contábil para escolher a conta. É possível clicar no botão no final do campo, ou utilizar a tecla TAB para acessar a janela com a Lista de Contas.

 

Observação: O cabeçalho apresenta as informações do item escolhido para o mapeamento das contas contábeis.

 

Tela 69 – Utilize o campo Conta Contábil para abrir a Lista de Contas e selecionar a conta desejada

 

Ao acessar a Lista de Contas, é possível escolher a conta desejada.

 

Tela 70 – Selecione a conta desejada

 

Após adicionar a Conta Contábil, informe também o Tipo Valor, se é Saldo Inicial ou Saldo Final.

 

Tela 71 – Informe também o Tipo Valor

 

Observação: É possível mapear mais de uma Conta Contábil para cada Item.

 

Se alguma conta for mapeada, o campo Valor exibirá o respectivo saldo e será bloqueado para inserção de outros valores no item selecionado.

 

Tela 72 – Campo com conta mapeada tem o valor bloqueado para edição

 

Observação: O campo pode ser desbloqueado para edição ao excluir o Mapeamento de Contas. O valor do saldo exibido referente ao antigo mapeamento continuará gravado na tela.

 

O critério utilizado pelo Addon para calcular os saldos das contas mapeadas obedece a seguinte lógica:

  • Se a conta for de Natureza Devedora, o sistema calcula os Lançamentos à Débito menos os Lançamentos à Crédito do período selecionado.
  • Se a conta for de Natureza Credora, o sistema calcula os Lançamentos à Crédito menos os Lançamentos à Débito do período selecionado.

 

Observação: No mapeamento de mais de uma conta contábil para o mesmo item, será calculado o valor (Débito menos Crédito) entre as contas mapeadas e o resultado será sempre apresentado com sinal positivo na aba Quadros. Nesta mesma aba, será considerado o sinal informado para o item de acordo com o leiaute apresentado no Manual da DIME para calcular os totalizadores de cada item, bem como, o valor total do Quadro.

 

Na coluna de Lctos. é possível conferir os detalhes de valores por conta contábil para cada item, clicando na seta amarela correspondente.

 

Tela 73 – Janela com detalhes dos lançamentos por conta contábil

 

O mapeamento realizado é automaticamente replicado para todas as DIMES criadas para a empresa.

 

Observação: Lembramos que a geração dos quadros anuais depende da combinação dos campos Tipo de declaração, Tem escrita contábil? e Declaração Complementar Anual conforme mencionado no Tópico 6.

                                                                                                                                                                                                                     

8 – GERAÇÃO DO ARQUIVO

Após preencher e conferir todas as informações que serão geradas no arquivo da DIME, é possível utilizar o botão Gerar Arquivo da própria janela do Cadastro de Declaração da DIME – SC.

O sistema exibirá uma janela para permitir a escolha da pasta para salvar o arquivo que será gerado.

 

Tela 74 – Botão para geração do arquivo da DIME na própria janela de Cadastro da Declaração

 

A geração da DIME também pode ser feita com o botão Gerar Arquivo da janela Administrador de Declarações da DIME-SC. Basta selecionar a declaração, na caixa de seleção antes.

 

Tela 75 – Selecione a declaração e clique no botão Gerar Arquivo na janela de Administrador de Declarações

 

Observação: O arquivo da DIME é gerado em formato TXT.

Updated on 16 de novembro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01