1. Home
  2. T1 - ECD - Sócia Ostensiva e SCP
  3. ECD001 – Orientações Escrituração ECD – Sócia Ostensiva e SCP

ECD001 – Orientações Escrituração ECD – Sócia Ostensiva e SCP

1 – INTRODUÇÃO

Esse documento tem o objetivo de orientar sobre a geração da ECD para a SCP – Sociedade em Conta de Participação, como também para o arquivo da empresa Sócia Ostensiva.

 

2 – CADASTRO DE SÓCIA OSTENSIVA E SCP

 

2.1 – Sócia Ostensiva

A empresa Sócia Ostensiva obrigatoriamente deve estar cadastrada no SAP Business One.

Na aba Configurações Adicionais, das Configurações Adicionais do Triple One, é necessário indicar no campo Indicador da Natureza Pessoa Jurídica uma das opções 03 – PJ em geral partic. de SCP como sócia ostensiva ou 04 – Soc. coop. partic. de SCP como sócia ostensiva.

Também é necessário cadastrar as SCPs vinculadas à Sócia Ostensiva por meio do botão Cadastro de SCP.

 

 

Observações:

  • O botão Cadastro de SCP só é habilitado quando o campo Indicador da Natureza Pessoa Jurídica estiver preenchido com uma das opções 03 ou 04.
  • O campo Indicador do tipo de ECD, da aba ECD/FCONT, será preenchido de forma automática, de acordo com a informação inserida no campo Indicador da Natureza Pessoa Jurídica, da aba Configurações Adicionais.

 

 

Regras de Preenchimento do campo Indicador do Tipo de ECD:

 

1.png

 

2.2 – SCP – Sociedade em Conta de Participação

Para cadastrar as SCPs clique no botão Cadastro de SCP.

Para cadastrar uma nova SCP, ligada à Sócia Ostensiva, clique no botão Novo.

 

 

É possível vincular empresas cadastradas no SAP ou cadastrar as informações de uma SCP que não está no SAP Business One.

 

Observação: O módulo Cadastro de SCP, acessível pelo caminho Triple One > ECD > SCP, abre as Configurações Adicionais do Triple One.

 

 

2.2.1 – SCP Cadastrada no SAP Business One

Se a SCP estiver cadastrada no SAP, é possível selecionar a opção SCP possui uma Filial cadastrada no SAP Business One. Dessa forma, o campo Filial é habilitado para seleção da empresa correspondente. Ao selecionar uma filial, o sistema exibe uma mensagem sobre o preenchimento dos campos com base nos dados já cadastrados.

 

 

Ao confirmar a operação clicando em Sim, os dados cadastrados da filial em questão são apresentados.

 

 

Se a opção para a mensagem do sistema Efetuar o preenchimento dos campos com os dados da filial selecionada? for Não, os campos da tela ficam em branco, possibilitando a inserção das informações desejadas.

Após a inserção/alteração dos dados, clique no botão Atualizar para finalizar o cadastro da SCP.

 

Observações:

  • É possível editar os dados, inserindo novas informações ou alterando informações importadas.
  • Os dados inseridos/alterados não são transportados para os respectivos campos de cadastro do SAP ou das Configurações Adicionais do Triple One, ou seja, não alteram as informações cadastradas nos outros módulos do sistema.
  • Para a escrituração da ECD são considerados os dados cadastrados na tela Cadastro – SCP.

 

2.2.2 – SCP Não Cadastrada no SAP

Para cadastrar uma SCP que não está no SAP, a opção SCP possui uma Filial cadastrada no SAP Business One não deve estar selecionada. Os dados devem ser inseridos manualmente. Após a inserção dos dados, clique no botão Atualizar para finalizar o cadastro da SCP.

 

 

3 – CLASSIFICAÇÃO DOS LANÇAMENTOS CONTÁBEIS DA SCP ESCRITURADOS NA SÓCIA OSTENSIVA

Quando os lançamentos contábeis da SCP são escriturados na Sócia Ostensiva, é necessário informar na coluna SCP, do Lançamento Contábil, a SCP a qual se refere o lançamento. Esse campo deve ser preenchido com o código da respectiva SCP criado na tela de Cadastro da SCP (SCPs cadastradas).

 

 

A identificação dos lançamentos também pode ser feita em lote no módulo Classificação de Lançamentos de SCP.

 

Triple One > ECD – Contábil > SCP > Classificação de Lançamentos de SCPs

 

 

Na tela aberta, é possível selecionar a Sócia Ostensiva, e filtrar os lançamentos por data, número de lançamento e/ou conta contábil.

 

 

Para classificar os lançamentos, selecione-os e, no campo Classificar Lançamentos com a SCP, indique a qual SCP pertencem. Para finalizar, clique em Atualizar.

 

 

Observação: o campo Filtro SCP permite a consulta de lançamentos já classificados por SCP.

 

4 – GERAÇÃO da ECD

Na tela de geração do arquivo da ECD, selecione a Sócia Ostensiva ou a SCP para a geração do arquivo de forma individual.

 

 

Observação: selecione uma empresa por vez.

Updated on 8 de março de 2021

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01