O que fazer quando o PGE apresentar a seguinte mensagem de erro: 'Soma dos Lançamentos a crédito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor informado no Registro Saldos Periódicos'?
Quando o PGE apresentar o erro abaixo, verificar se existem lançamentos com sinal negativo no razão da conta indicada no próprio relatório:
No caso analisado, foi identificado um lançamento a crédito com o valor negativo de 15,56:
Esse valor negativo é considerado como tal na totalização dos lançamentos a crédito.
No entanto, como NÃO EXISTE lançamento com valor negativo na contabilidade, o sistema considera que esse valor de –15,56 a crédito é na realidade um débito e leva essa informação para o arquivo da ECD:
O valor total do débito e crédito que o Triple One leva são exatamente os valores registrados no razão. No nosso exemplo, respectivamente, 2.376.623,85 e 4.308.205,92:
Quando o validador calcula o total de débito e crédito, os valores não batem, pois de acordo com o cálculo do validador, considerando os 15,56 como débito, os totais seriam: R$ 2.376.639,41 a débito e R$ 4.308.221,48 a crédito.
Alterando os valores totalizadores do débito e do crédito no arquivo txt, o erro some:
Observações
- Sistemicamente, o Triple One não tem como tratar essa inconsistência gerada pelo erro no lançamento contábil.
- Lembramos que, mesmo o B1 permitindo lançamentos contábeis com sinal negativo, eles não existem na contabilidade e essa recomendação consta no nosso manual da ECD.
- Sugerimos a verificação da melhor solução para o caso junto ao responsável contábil pela empresa.