Como realizar a geração dos registros K250 e K255, que se referem às Ordens de Produção, corretamente?
Na Entrada de produto acabado, a Data de lançamento será informada no campo 02 do registro K250:
E, na Saída de Insumos, a Data de lançamento será informada no campo 02 do registro K255:
Quando a produção/beneficiamento for parcial, todas as Entradas de Produto Acabado e Saída de Insumos devem ser informadas antes de inserir a Data de Encerramento da Ordem de Produção.
Na tela de Ordem de produção do SAP, na aba Resumo, observamos que o campo Data de Encerramento permanece bloqueado quando o status da OP está como Planejado ou Liberado.
Para informar a Data de Encerramento, é necessário realizar a alteração do Status para Fechado.
Serão gerados os registros K250 "pai" e o K255 "filho" somente se houver a movimentação de ambos no mesmo dia, para o mesmo item e mesma Ordem de Produção.
Se houver mais de uma Entrada de Produto Acabado, no mesmo dia, mesmo item e mesma Ordem de Produção, é gerado apenas um registro K250, agrupando todas as informações. O mesmo ocorre para o registro filho, se houver mais de uma Saída de Insumos, no mesmo dia, para o mesmo item e Ordem de Produção, é gerado apenas um registro K255 agrupando as informações.
OBSERVAÇÕES
Os registros K250 e K255, que se referem à industrialização efetuada por terceiro, são gerados com base nas entradas de produtos acabados e saídas de insumos, no mesmo dia e pra mesma ordem de produção.
O reconhecimento da produção deve ocorrer quando o produto é finalizado e volta para a empresa solicitante, momento em que o usuário realizará a entrada do produto final e a respectiva saída do insumo. Podemos confirmar este entendimento com a resposta à pergunta número 16.8.1.3 do arquivo de Perguntas Frequentes publicado no portal do SPED para EFD ICMS IPI versão 6.0 de 29/01/2018:
Ainda considerando este conceito, o campo 02 de data do registro K250 deve conter uma data referente ao K100 (e consequentemente ao registro 0000) e de acordo com a data de reconhecimento da produção, já entendida como entrada do produto no estoque da empresa solicitante. Veja a estrutura no Guia Prático da EFD Fiscal versão 3.0.1: