1. Home
  2. HLP003 – ECD – Saldo Final de Aglutinação (J210.VL_CTA_FIN)

HLP003 – ECD – Saldo Final de Aglutinação (J210.VL_CTA_FIN)

O que fazer quando ocorrer o erro: O saldo final do código de aglutinação (J210.VL_CTA_FIN) é diferente do saldo final calculado com base nos registros de Saldos Periódicos (I155) na mesma data, ao validar o arquivo no PGE?

Normalmente esse erro acontece pela falta de preenchimento do fato contábil para alguns lançamentos das contas de patrimônio líquido.

Para melhor entendimento da análise, faremos inicialmente algumas conceituações:

  • J210 = É o registro que apresenta as informações de DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados) ou DMPL (Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido), por código de aglutinação. O J210 é filho do registro J005, cujas datas são apresentadas de acordo com o tipo do encerramento (mensal, anual ou trimestral).
  • I155 = É o registro referente ao detalhamento dos saldos periódicos, por conta contábil. Este registro é filho do registro I150, que é apresentado mês a mês, independentemente do tipo de encerramento.
  • Código de aglutinação = Tem por finalidade estabelecer uma relação (um DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e as linhas de maior detalhamento das demonstrações contábeis (bloco J). A indicação dos códigos de aglutinação é realizada no registro I052.

 

Exemplificando o cenário:

Para a mensagem de erro abaixo, é possível identificar que o erro ocorre para o código de aglutinação 24010501.

 

O saldo final informado para este código de aglutinação no registro J210 é de R$ 1.184.490,89.

 

 

Este código de aglutinação está vinculado à conta contábil 2.4.01.05.01 (é possível verificar essa informação dentro do arquivo txt da ECD):

 

 

Visualizando o arquivo no PGE da ECD, é possível identificar que a linha do J210 referente ao código de aglutinação 24010501 e saldo final R$ 1.184.490,89 está vinculada ao período de data de início igual a 01/01/2018 e data final igual a 31/03/2018 (Registro J005):

 

 

Ainda no PGE, pelo menu Saldos Periódicos (registro I150), após selecionar a linha referente ao período que possui data final igual à data final visualizada no registro J005 (que no nosso exemplo é 31/03/2018), na aba "Detalhes dos saldos" (registro I155), pesquise pela conta analítica (que nosso exemplo é a conta 2.4.01.05.01).

 

 

É possível identificar que o saldo final apresentado no registro I155 da conta contábil 2.4.01.05.01 é de R$ 2.788.700,74, que é diferente do saldo final de R$ 1.184.490,89 apresentado no registro J210 do código de aglutinação 24010501, sendo esse o motivo da rejeição no PGE. Veja que na mensagem de erro do PGE, o valor esperado de saldo final no J210 é o valor que está sendo informado de saldo final no registro I155 da conta, ou seja, R$ 2.788.700,74:

 

 

Essa mensagem de erro geralmente ocorre por dois motivos:

 

  1. O ambiente do cliente não está na PL 125 ou Superior da versão 1.21.13.20 do Triple One. Neste caso, é necessário realizar a atualização do add-on para a PL mais atual do Triple One.

 

  1. Falta de preenchimento do fato contábil para alguns lançamentos das contas de patrimônio líquido. Para apoiar na identificação dos lançamentos das contas contábeis classificadas como patrimônio líquido que estão sem fato contábil, disponibilizamos abaixo uma query para ser executada pelo Gerador de consultas do SAP Business One:

 

QUERY PARA SQL

 

SELECT T0.TransId, T0.RefDate, T0.Account, T1.AcctName, T0.U_Skill_CodFatoCont, T0.Debit, T0.Credit, T1.U_Skill_NatAct

from JDT1 T0 INNER JOIN OACT T1 ON T0.Account = T1.AcctCode

where T0.RefDate between '[%0]' and '[%1]'

and T0.U_Skill_CodFatoCont IS NULL

and T1.U_Skill_NatAct = '03'

order by T0.Account

 

QUERY PARA HANA

 

SELECT T0."TransId", T0."RefDate", T0."Account", T1."AcctName", T0."U_Skill_CodFatoCont", T0."Debit", T0."Credit", T1."U_Skill_NatAct"

from "JDT1" T0 INNER JOIN "OACT" T1 ON T0."Account" = T1."AcctCode"

where T0."RefDate" between '[%0]' and '[%1]'

and T0."U_Skill_CodFatoCont" IS NULL

and T1."U_Skill_NatAct" = '03'

order by T0."Account"

 

Após executar a consulta, preencha a data inicial e final dos lançamentos, e o resultado que for retornado indicará qual lançamento está sem preenchimento do fato contábil:

 

 

Em seguida, para atualizar o lançamento, vá no menu Triple One > ECD > Bloco J > Atualização de Lançamentos, preencha o campo Tipo Data com Data de lançamento e o campo Período com o mesmo período informado na consulta. Após clicar no botão Consultar, selecione as linhas que deseja atualizar, preencha o campo Código de Histórico do Fato Contábil e por fim, selecione o botão Atualizar:

 

 

Por fim, gere novamente o arquivo da ECD e importe-o no PGE, para verificar se a mensagem de erro deixou de ser exibida.

Updated on 22 de setembro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01