Como realizar a apuração da contribuição previdenciária retida sobre os serviços tomados e/ou prestados na EFD – Reinf?
Ao abrir o módulo, é possível observar que existem as abas:
- Tomado – para realizar a apuração da contribuição previdenciária sobre os serviços tomados;
- Prestado – para realizar a apuração da contribuição previdenciária sobre os serviços prestados.
Tanto para a aba Tomado como para a aba Prestado, selecione o Estabelecimento e o Período. Os valores apurados são apresentados na aba Pendente, consolidados por parceiro de negócio.
Ao clicar na seta amarela do campo Qt.Itens é possível visualizar os documentos que compõem o valor apurado.
Apenas são apresentados os documentos que possuem retenção de tributos do tipo INSS de acordo com a configuração do SAP Business One:
A classificação também deve ter sido efetuada previamente.
Observação: não são carregados os documentos sem modelo, ou seja, com o campo Modelo do documento de marketing em branco.
Após a conferência das informações, é necessário selecionar as linhas e clicar em Confirmar.
No momento da confirmação da apuração, se o sistema identificar inconsistência referente ao arredondamento e/ou à classificação indevida do fornecedor, a mensagem abaixo é apresentada:
Na aba Apurado, são apresentados os valores confirmados. Na coluna Observações, desta mesma aba, são apresentadas as inconsistências identificadas pelo sistema.
Se o respectivo registro do período não tiver sido enviado ou gerado para envio, é possível selecioná-lo e clicar no botão Remover para realizar uma nova apuração.
Na aba Transmissão são exibidos os registros já enviados e os que foram gerados para envio ao inserir o período correspondente no módulo Eventos. Se no momento da apuração não existirem registros nessas condições, a aba é apresentada sem informação, ou seja, em branco.