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HLP004 – ECD – Pontos Importantes

Quais são os pontos importantes para a geração do arquivo da ECD?

Para a geração do arquivo da ECD é necessário atentar-se aos pontos informados abaixo, como por exemplo, Pré-Requisitos do Sistema, Encerramento do Período, configuração para a DMPL/DLPA, opções na tela de Geração do Arquivo.

  1. Pré – Requisitos do sistema:

Nas opções regionais do sistema, a configuração deve estar como Brasil, seguindo o formato de data como DD/MM/AAAA (Dia/Mês/Ano).

 

  1. Encerramento de Período:

Para clientes que possuem mais de uma matriz no SAP, é obrigatório que o encerramento seja efetuado por empresa. É possível utilizar os relatórios padrões do SAP (Razão, Balancete, Balanço) filtrando por filiais para conferir se os encerramentos foram realizados corretamente.

 

Para clientes que possuem somente 1 matriz com filiais, também é obrigatório o encerramento por filial caso a ECD seja enviada descentralizada, ou seja, utilizando o registro 0020.

 

Existem 2 formas de efetuar o encerramento do período no SAP para o TripleOne.

 

  • Encerramento padrão SAP:

 

O encerramento padrão realiza 2 lançamentos de forma automática por conta contábil, sendo um no último dia do período encerrado atribuindo o valor para a conta de Resultado do Exercício, e outro no primeiro dia do período seguinte retirando o valor da conta de Resultado do Exercício e atribuindo à conta de Lucros/Prejuízos acumulados. Ambas as contas contábeis configuradas no encerramento padrão devem ser do grupo Passivo.  O encerramento padrão sempre utiliza a data de lançamento como base para o encerramento. Desta forma, caso seja utilizado o encerramento padrão, a ECD deve ser gerada a partir da Data de Lançamento.

 

  • Encerramento manual via Lançamentos Contábeis Manuais:

 

Para o encerramento manual deve ser preenchido o campo de usuário Tipo de Lançamento ECD como E nos lançamentos de encerramento.

 

  1. DMPL/DLPA – Atualização de Fato Contábil

Para a geração do registro J210 (DMPL/DLPA) os lançamentos contábeis devem ser classificados com os fatos contábeis conforme o tipo de demonstração a ser gerada:

 

  • DMPL – Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido

 

É necessário classificar TODOS os lançamentos efetuados em TODAS as contas de Patrimônio Líquido.

 

  • DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

 

É necessário classificar TODOS os lançamentos efetuados na conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Não classificar NENHUM lançamento de outra conta contábil.

 

  1. Escrituração Descentralizada

Empresas que entregam a ECD de forma descentralizada devem:

  • Realizar o encerramento por filial;
  • Selecionar a opção 0020 na geração da ECD;
  • Selecionar todas as filiais ao gerar o arquivo da matriz;
  • Selecionar somente a filial correspondente ao gerar o arquivo da filial.

 

  1. Verificações no SAP Business One

 

  • Balancete/Balanço/DRE

Extrair o Balanço/DRE utilizando os mesmos filtros da ECD:

  • Data de Lançamento/Documento
  • Filiais

 

No balancete, optar por gerar sem ocultar contas e acrescentar os saldos finais. Verificar se os saldos de todas as contas de resultado estão com o saldo final 0 (zero). No balanço, optar por gerar sem ocultar contas e acrescentar os saldos finais. Verificar ainda se o valor total do Ativo é igual ao valor total do Passivo.

 

  • Lançamentos com mais de 2 casas decimais

Verificar pelo SQL Management Studio/HANA Studio se existem lançamentos com mais de 2 casas decimais. Como o leiaute da ECD só permite a escrituração de valores com duas casas decimais, são apresentados erros de validação no PGE da Receita Federal se a contabilização for realizada com mais de duas casas decimais.

 

Queries de Consulta:

 

SQL:

select T0.[TransId] [Lançamento]

            ,T0.[RefDate] [Dt. Lançamento]

            ,T1.[Account] [Conta]

            ,case when T1.[Debit] <> 0 then T1.[Debit] else T1.[Credit] end [Valor]

            ,T1.[DebCred] [Débito/Crédito]

from [OJDT] T0

INNER JOIN [JDT1] T1 ON T0.[TransId] = T1.[TransId]

where (round(T1.[Debit],2) <> T1.[Debit] or round(T1.[Credit],2) <> T1.[Credit])

order by T0.[RefDate], T0.[TransId]

 

HANA:

select T0."TransId" "Lançamento"

            ,T0."RefDate" "Dt. Lançamento"

            ,T1."Account" "Conta"

            ,case when T1."Debit" <> 0 then T1."Debit" else T1."Credit" end "Valor"

            ,T1."DebCred" "Débito/Crédito"

from "OJDT" T0

INNER JOIN "JDT1" T1 ON T0."TransId" = T1."TransId"

where (round(T1."Debit",2) <> T1."Debit" or round(T1."Credit",2) <> T1."Credit")

order by T0."RefDate", T0."TransId"

 

  • Lançamentos com datas do cabeçalho diferentes das datas das linhas

Verificar pelo SQL Management Studio/HANA Studio se existem lançamentos com data de lançamento ou data de documento diferentes entre o cabeçalho e as linhas.

 

Queries de Consulta:

 

SQL:

select T0.[TransId],

                        T0.[RefDate] [RefDate_OJDT],

                        T1.[RefDate] [RefDate_JDT1],

                        T0.[TaxDate] [TaxDate_OJDT],

                        T1.[TaxDate] [TaxDate_JDT1]

from [OJDT] T0

INNER JOIN [JDT1] T1 ON T0.[TransId] = T1.[TransId]

where ((T0.[RefDate] between '[%0]' and '[%1]') or '[%0]' = ")

and (T0.[RefDate] <> T1.[RefDate] or T0.[TaxDate] <> T1.[TaxDate])

 

HANA:

select T0."TransId",

                        T0."RefDate" "RefDate_OJDT",

                        T1."RefDate" "RefDate_JDT1",

                        T0."TaxDate" "TaxDate_OJDT",

                        T1."TaxDate" "TaxDate_JDT1"

from "OJDT" T0

INNER JOIN "JDT1" T1 ON T0."TransId" = T1."TransId"

where ((T0."RefDate" between '[%0]' and '[%1]') or '[%0]' = ")

and(T0."RefDate" <> T1."RefDate" or T0."TaxDate" <> T1."TaxDate")

 

  • Lançamentos com valores negativos

Verificar pelo SQL Management Studio/HANA Studio se existem lançamentos com sinal negativo. Como o leiaute da ECD não permite a escrituração de valores com sinal negativo, são apresentados erros de validação no PGE da Receita Federal se esse cenário existir na base de dados da empresa.

 

Queries de Consulta

 

SQL:

select T0.[TransId] [Lançamento]

            ,T0.[RefDate] [Dt. Lançamento]

            ,T1.[Account] [Conta]

            ,case when T1.[Debit] <> 0 then T1.[Debit] else T1.[Credit] end [Valor]

            ,T1.[DebCred] [Débito/Crédito]

from [OJDT] T0

INNER JOIN [JDT1] T1 ON T0.[TransId] = T1.[TransId]

where (T1.[Debit] < 0 or T1.[Credit] < 0)

order by T0.[RefDate], T0.[TransId]

 

HANA:

select T0."TransId" "Lançamento"

            ,T0."RefDate" "Dt. Lançamento"

            ,T1."Account" "Conta"

            ,case when T1."Debit" <> 0 then T1."Debit" else T1."Credit" end "Valor"

            ,T1."DebCred" "Débito/Crédito"

from "OJDT" T0

INNER JOIN "JDT1" T1 ON T0."TransId" = T1."TransId"

where (T1."Debit" < 0 or T1."Credit" < 0)

order by T0."RefDate", T0."TransId"

 

 

  1. Geração de arquivo ECD

 

Para a geração do arquivo da ECD é necessário, ainda, verificar os pontos abaixo:

  • O campo Balanço/DRE deve seguir o encerramento do período (ponto 2). Se o procedimento de encerramento foi feito mensalmente, selecione a opção Mensal, caso tenha sido trimestralmente, selecione a opção Trimestral e assim por diante.
  • O registro 0020 só deve ser marcado caso o cliente opte por uma escrituração descentralizada, gerando um arquivo para cada estabelecimento matriz e filial.
  • Recomendamos a geração do livro G. O livro B refere-se somente às instituições financeiras. Caso o cliente queira gerar o Livro A ou o Livro Z, é necessário a configuração conforme o manual.
  • Marque os registros J100 (Balanço), J150 (DRE) e J200/J215 (DMPL/DLPA) para que as demonstrações sejam geradas no arquivo.
  • Caso utilize modelo de Balanço customizado, certifique-se de que TODAS as contas do plano de contas referente ao Ativo/Passivo estejam contidas no modelo financeiro criado.
  • Caso utilize modelo de DRE customizado, certifique-se de que TODAS as contas do plano de contas referente ao resultado (Receita, Despesas, Custo, Compensação) estejam contidas no modelo financeiro criado. Além disso, deve ser criado o Resultado do Exercício e, somente ele deve ser configurado com nível 1.
  • Certifique-se de que os signatários estejam cadastrados conforme manual.

 

  1. Dicas para análise de erros na validação pelo PGE:
  • Pelo menos um dos campos (saldo inicial, total de débitos, total de créditos ou saldo final) deve conter valor diferente de zero: verificar se existem lançamentos com mais de 2 casas decimais na base de dados.
  • O saldo final do código de aglutinação (J210.VL_CTA_FIN) é diferente do saldo final calculado com base nos registros de Saldos Periódicos (I155) na mesma data: verificar se todos os lançamentos contábeis das contas de Patrimônio Líquido estão vinculados a um fato contábil.
  • Soma dos lançamentos a crédito, nos registros de Partidas do Lançamento, é diferente do valor informado no registro Saldos Periódicos (no período referente ao mês X para a conta XXXXXXXX): verificar se existem lançamentos com sinal negativo no período e conta informados na mensagem de erro.
  • Não deve existir mais de uma linha de nível igual a 1 na DRE: verificar na DRE customizada no SAP B1 se existe apenas uma linha cadastrada com nível igual a 1. A partir das entregas referentes à 2019, só deve existir na DRE uma linha de nível 1 com o resultado do período. Se na geração do arquivo for selecionada a opção DRE padrão, o addon já gera de acordo com a nova regra.
Updated on 22 de setembro de 2020

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