1. Home
  2. HLP004 – EFD-REINF – Apuração CPRB

HLP004 – EFD-REINF – Apuração CPRB

Como realizar a apuração da contribuição previdenciária sobre a receita bruta – CPRB que deve ser declarada na EFD – Reinf?

A apuração da contribuição previdenciária sobre a receita bruta que gera o evento R2060 deve ser realizada no módulo: Apuração – CP – CPRB da EFD Reinf.

 

Na tela inicial, selecione o Contribuinte, o Período e o Status para consultar as apurações já gravadas.

 

 

Para criar uma apuração, clique no botão Nova Apuração e, em seguida, selecione o Contribuinte, depois, informe o Período e clique no botão Atualizar.

 

 

Automaticamente, o sistema gera uma linha correspondente à apuração do período no formulário. Para verificar a apuração, clique na seta amarela correspondente.

 

 

A janela Apuração da CPRB é exibida com informações da apuração no cabeçalho, inclusive com a indicação do percentual de proporcionalidade entre a receita bruta e a receita sujeita à CPRB da empresa.

Na aba Resumo são apresentados os valores resumidos de Receita Bruta, Receita Sujeita à CPRB, Exclusões por CNPJ e Código de Atividade.

 

 

Na aba Documentos são apresentados os detalhes da apuração por item, com a respectiva indicação do documento ou LCM correspondente.

 

 

Após a conferência dos valores, clique no botão Confirmar Apuração. Observe que as informações da tela inicial são atualizadas.

 

 

Ao clicar novamente na seta amarela, a nova aba Apurado é apresentada. Nessa aba é possível verificar a apuração por estabelecimento e incluir as informações de processo que suspendam o recolhimento da CPRB, se esse for o cenário.

Para finalizar a apuração, clique no botão Fechar Apuração.

 

 

Se o respectivo registro do período não tiver sido enviado, é possível Reabrir Apuração.

 

Updated on 16 de setembro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01