1. Home
  2. HLP006 – EFD-Fiscal – Preenchimento em lote C197/C597/D197

HLP006 – EFD-Fiscal – Preenchimento em lote C197/C597/D197

Como realizar o preenchimento em lote das informações para a geração dos registros C197, C597 e/ou D197?

Os Registros C197, C597 e D197 têm o objetivo de detalhar outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores do documento fiscal dos registros C195, C595 e D195, que podem ou não alterar o cálculo do valor do imposto. Como esse preenchimento deve ser feito por documento, foi disponibilizada uma funcionalidade para o preenchimento em lote em: Triple One > EFD Fiscal > Bloco C > C197/C597/D197 – Geração em Lote dos Registros.

Para realizar o preenchimento dos registros C197, C597 e D197 em lote, acesse o módulo C197/C597/D197 – Geração em Lote dos Registros (Bloco C):

 

 

Ao acessar o módulo, a janela C197/C597/D197 – Geração em Lote dos Registros é exibida. Os campos no cabeçalho servem como filtros para a consulta dos documentos.

 

 

Após selecionar os documentos, por meio do botão Exportar, será gerado um arquivo no formato CSV para o preenchimento das informações necessárias para a geração do registro C197, C597 e/ou D197:

 

3.png

 

Se a opção Agrupar dados do mesmo Item for selecionada, os valores, tanto de Base de Cálculo quanto de Valor de Imposto, serão somados quando houver mais de uma linha para o mesmo item no documento de marketing com os mesmos dados: Código de imposto, Alíquota, CFOP e CST ICMS. Ao realizar a operação de Exportação, na planilha gerada as informações deste agrupamento serão apresentadas nas colunas Dados Agrupados e Núm.Linha Interna Doc. Algumas informações já são apresentadas de acordo com os dados do Cadastro do Item e do documento de marketing:

 

 

As demais informações devem ser preenchidas de acordo com a necessidade da empresa:

 

 

Também existe a possibilidade de realizar a inclusão manual de linhas na planilha exportada, desde que sejam mantidas as informações originais nas linhas replicadas com códigos de ajustes diferentes para o mesmo item do documento de marketing.

Após realizar o preenchimento, o arquivo deverá ser importado por meio do botão Importar:

 

4.png

 

Se já existir informação para os documentos que constam na planilha para importação, o sistema sobrescreve os dados. A mensagem de alerta abaixo é apresentada:

 

5.png

 

E, se existir alguma divergência nas informações inseridas na planilha, o Addon apresentará a seguinte mensagem de alerta:

 

 

Após a importação da planilha, é possível clicar na seta amarela correspondente ao documento e visualizar as informações salvas no próprio documento de marketing. Para visualizar as informações no documento de marketing é necessário clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Observações Iniciais e Finais. Na tela aberta, além do preenchimento do campo Comentários Iniciais, por meio do botão Detalhes da Observação, também é possível verificar o preenchimento da Descrição Complementar e do registro C197/C597/D197.

 

 

 

 

Todas as informações das telas acima serão consideradas na geração da EFD Fiscal, nos respectivos registros 0460, C195/D195, C595/C597 e C197/D197.

 

OBSERVAÇÕES

Para que o Addon grave corretamente as informações, o preenchimento das colunas abaixo deve seguir o padrão informado:

 

Coluna

Valores válidos para preenchimento

Observações

Com ou Sem Imposto

S
C

Preencher S para operações Sem imposto ou
C para operações Com imposto

Tipo de Imposto

ICMS
ICMS-ST

Só deve ser preenchida caso a coluna Com ou Sem Imposto tenha sido preenchida com a opção C (Com imposto).

Operação

DI
DS
CI
DE

Só deve ser preenchida caso a coluna Com ou Sem Imposto tenha sido preenchida com a opção C (Com imposto). As opções são:
DI para Débito
DS para Débito Especial
CI para Crédito
DE para Deduções

Tipo de Operação

OD
EC
OC
ED

Só deve ser preenchida para a opção DI da coluna Operação com as opções:
OD para Outros débitos
EC para Estorno crédito.
ou
para a opção CI da coluna Operação com as opções:
OC para Outros créditos
ED para Estorno débito

 

Updated on 18 de setembro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01