1. Home
  2. HLP009 – NF-e – Orientações – Configuração do serviço para envio automático da NF-e

HLP009 – NF-e – Orientações – Configuração do serviço para envio automático da NF-e

Quais configurações devem ser realizadas para habilitar o serviço de envio automático da NF-e?

Para o envio das notas de forma automática deve ser instalado e configurado o Serviço de Envio Automático e, em seguida deve ser configurada a funcionalidade de Envio Automático do Triple One.

 

1. O primeiro passo está na definição da máquina em que o serviço de envio automático será instalado. O serviço deve ser instalado em uma única máquina, que deve ter o certificado digital instalado.

 

2. É importante que nas Configurações da NF-e do Triple One, o Modo de Validação do certificado digital esteja configurado Em base de dados:

 

 

3. O passo seguinte é a instalação do serviço. No diretório de instalação do Triple One, geralmente localizado em …\SAP\SAP Business One\AddOns\Skill\Triple One 9, localize o arquivo InstalarServicoEnvioNFe.bat. Execute este arquivo como administrador para que o serviço seja instalado.

 

 

Observação: Este arquivo só irá existir nos clients de Triple One que estejam na PL 106 ou superior da versão 1.21.13.20 do Triple One.

 

4. Ao final deste procedimento, deverá ser apresentada a mensagem de que a instalação foi realizada com sucesso:

 

 

5. O próximo passo é a configuração do serviço. O serviço foi instalado com o nome Skill T1 Envio Automatico. Localize-o nos Serviços do Windows, e efetue um logon como usuário da máquina ou servidor no qual o certificado digital está instalado.

 

 

6. Ao final deste procedimento, na coluna Log On As, deverá ser apresentada a conta que foi configurada no passo anterior. Veja abaixo um exemplo:

 

 

7. Em seguida, deverá ser realizada a configuração da funcionalidade de Envio automático no Triple One, conforme o Manual de NF-e do Triple One. Essa configuração deverá ser realizada na mesma máquina em que foi instalado o serviço.

 

 

8. Ao final deste procedimento, deverá ter sido gerada, no diretório de instalação do Triple One, uma pasta chamada ConfigXML, e dentro dela, será salvo o arquivo ConfigService.xml e uma nova pasta denominada EnvioAutoLog, que irá armazenar o log de mensagens do envio automático.

 

 

Importante: Não execute o arquivo Skill.ServiceSendAuto.exe.

 

9. O próximo passo é a inicialização do serviço Skill T1 Envio Automatico.

 

 

10. Ao final deste procedimento, a coluna Status deverá evidenciar que o serviço está iniciado:

 

 

11. Pronto! O ambiente está configurado para que as notas sejam enviadas automaticamente para a SEFAZ. Para realização de testes, insira um documento de marketing no SAP B1 e pressione o ícone Atualizar Registro para visualizar as alterações de status da NF-e:

 

 

12. No diretório EnvioAutoLog (evidenciado no passo 7 deste documento), serão criados dois arquivos, sendo que um gravará as informações das notas enviadas, e o outro, gravará as informações das notas retornadas. O padrão de nome destes arquivos é o que segue abaixo:

 

  • Arquivo de log das notas enviadas: aaaammdd Exemplo: 20180726.txt

 

 

  • Arquivo de log das notas retornadas: aaaammddret Exemplo: 20180726ret.txt

 

 

13. Por fim, caso necessite realizar a desinstalação do serviço de envio automático, no diretório de instalação do Triple One, geralmente localizado em …\SAP\SAP Business One\AddOns\Skill\Triple One 9, localize o arquivo DesinstalarServicoEnvioNFe.bat. Execute este arquivo como administrador para que o serviço seja desinstalado.

 

 

14. Ao final deste procedimento, deverá ser apresentada a mensagem de que a desinstalação foi realizada com sucesso:

 

 

OBSERVAÇÕES

  • Quando ocorrem rejeições ou outros erros que impedem o envio/autorização da NF-e, mesmo que o usuário realize o ajuste do documento de marketing, o Triple One não fará o reenvio do documento automaticamente. Nestes casos, o usuário deverá realizar o reenvio de forma manual.
  • O serviço de envio automático não realiza o envio de Carta de Correção.
  • O serviço de envio automático não irá funcionar se o certificado digital tiver sido configurado para Ativar proteção de chaves primárias fortes, pois quando essa configuração é ativada, o usuário será avisado todas as vezes que uma chave privada for usada pela aplicação. Essa opção é ativada durante a instalação do certificado digital.

 

Imagem_1.png

 

Para saber se essa opção foi ativada na instalação do certificado digital, cole o WebService da NF-e no Browser do Internet Explorer e selecione o certificado.

 

Imagem_2.png

 

Se for aberta uma tela de aviso solicitando permissão para uso do certificado, significa que a opção Ativar proteção de chaves primárias fortes foi selecionada. Será necessário, neste caso, rever a instalação do certificado digital.

 

Imagem_3.png

Updated on 2 de outubro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01