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HLP012 – EFD-REINF – Fluxo de geração e entrega original

Qual é o fluxo a ser seguido para a entrega dos eventos originais da EFD – Reinf?

A geração e o envio dos eventos da EFD Reinf são realizados no módulo Eventos. Para realizar o envio é necessário executar previamente:

  • o cadastro do Contribuinte e do Estabelecimento;
  • a Classificação; e
  • a Apuração.

Os exemplos abaixo foram realizados em ambiente de Produção Restrita, mas em ambiente de Produção os procedimentos são os mesmos.

A geração e o envio dos eventos da EFD Reinf são realizados no módulo Eventos.

 

 

Ao acessar o módulo, o sistema verifica se há conexão com a internet, pois os arquivos são enviados para o ambiente da Receita Federal pelo próprio addon. Havendo conexão com a internet, os contribuintes cadastrados aparecem para seleção.

Na aba Contribuinte, selecione a empresa e clique no botão Novo. Selecione o Período e clique no botão Inserir. Automaticamente o sistema irá gerar os registros de acordo com as configurações e as apurações realizadas pela empresa para o período.

 

 

No primeiro período cadastrado para entrega, na aba Contribuinte, é apresentado o evento R1000 – Informações do Contribuinte.

 

 

Para enviar o evento, é necessário clicar na seta amarela e em seguida, em Enviar.

 

 

Após o envio, o Status Registro é apresentado como Autorizado e o recibo de entrega é apresentado no campo Nr. Recibo.

 

 

Observações:

  • O R1000 deve ser enviado apenas no primeiro mês de inicio de entrega da EFD Reinf. Havendo um R1000 com o status autorizado na base, o sistema não gerará o registro nos meses seguintes.
  • Somente após o envio do R1000 será aceito o envio dos demais eventos.
  • Se houver necessidade de enviar um novo R1000 com alteração de informações, consulte o Manual da EFD Reinf.

Na aba Estabelecimento, são apresentados os eventos periódicos gerados por estabelecimento, ou seja, por CNPJ da matriz e das filiais ou CNO:

 

 

O envio pode ser feito individualmente, clicando na seta amarela de cada evento e, em seguida, em Enviar.

 

 

O envio também pode ser feito em lote por meio da aba Lotes. Basta selecionar os eventos e clicar em Enviar.

 

 

Observação: o envio em lote está disponível apenas para os registros periódicos, ou seja, para os registros R2010, R2020, R2030, R2040, R2050 e R2060.

Após o envio de todos os eventos de todos os estabelecimentos, é necessário enviar o registro de fechamento do período (R2099). Para isso, clique na seta amarela do Período e na tela que é aberta, clique no botão Fechamento.

 

 

Assim como os demais registros, o de fechamento aparece na tela de Administração de Eventos da EFD Reinf e também deve ser enviado.

 

 

 

Após o envio do evento de fechamento, automaticamente o sistema gera o evento R5011 referente à totalização das apurações do período. Para realizar a consulta, clique na seta amarela e em seguida, no botão Consultar Fechamento.

 

 

 

Observação: O envio do registro de fechamento (R2099) e a consulta do fechamento (R5011) são obrigatórios para que a obrigação seja considerada entregue e para que possa ser realizada a comunicação com a DCTFWEB. Portanto, os Status dos eventos R2099 e R5011 devem estar como Autorizado.

 

 

Os XMLs de envio e retorno podem ser verificados clicando na seta amarela do evento, na aba XML, do campo Detalhes. É possível ainda, Exportar os XMLs.

 

 

Também é possível exportar os XMLs em lote por meio do botão Exportar XML, na tela de Administração de Eventos da EFD Reinf. Para isso, basta selecionar o contribuinte, o período e a pasta onde os arquivos serão salvos.

 

Updated on 16 de setembro de 2020

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