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HLP013 – NF-e – Orientações – Utilização de Certificado Digital

Porque é necessária a utilização de Certificado Digital para Autenticação e Assinatura Digital?

Para emissão da NF-e, é necessária a utilização de certificados digitais para autenticação do acesso e assinatura digital.

Por este motivo, é importante que o certificado não esteja expirado e sua instalação tenha sido realizada corretamente, para que a comunicação e autorização da NF-e ocorra com sucesso.

 

Quando há um problema com o certificado digital, dependendo da natureza do problema, algumas mensagens podem ser exibidas na tentativa de realizar o envio da NFe, como por exemplo:

  • Exception has been thrown by the target of an invocation: The request failed with HTTP status: Forbidden (Uma exceção foi acionada pelo destino de uma chamada.: Falha na solicitação com status HTTP 403: Forbidden.)
  • Dados no nível raiz inválidos. Linha 1, posição 1

 

Verificando a existência de instalação de certificado digital:

  • Abra o Internet Explorer;
  • Selecione o ícone Ferramentas e em seguida, selecione Opções de internet. Na aba Conteúdo, clique no botão Certificados e verifique se aparece(m) o(s) certificado(s) da empresa na aba Pessoal:

 

 

  • Se nenhum certificado estiver listado na aba Pessoal, será necessário realizar a instalação.

 

Verificando a data de vencimento do certificado digital instalado:

  • Abra o Internet Explorer;
  • Selecione o ícone Ferramentas e em seguida, selecione Opções de internet. Na aba Conteúdo, clique no botão Certificados e verifique a vigência do certificado da empresa no campo Data de vencimento da aba Pessoal:

 

 

  • Se o certificado estiver vencido, recomendamos que seja removida a sua instalação e será necessário realizar a instalação do certificado vigente.

 

Verificando se certificado digital instalado é válido:

  • Abra o Internet Explorer;
  • Selecione o ícone Ferramentas e em seguida, selecione Opções de internet. Na aba Conteúdo, clique no botão Certificados e selecione certificado da empresa na aba Pessoal. Em seguida, clique no botão Exibir. Na aba Geral, serão exibidas informações sobre o certificado, veja abaixo um exemplo de certificado válido:

 

 

E abaixo, um exemplo de certificado inválido:

 

 

Já na aba Caminho da certificação, é importante verificar se este caminho está completo, com os 4 certificados:

 

 

  • Caso seja identificado algum problema com o certificado instalado, recomenda-se que seja revisada a sua instalação.

 

OBSERVAÇÕES

Caso não haja êxito na instalação do certificado, recomendamos a verificação junto à equipe de infra da empresa, uma vez que o suporte à instalação de certificado não faz parte do nosso escopo de atendimento.

Updated on 2 de outubro de 2020

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