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HLP014 – NF-e – Rejeição – Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL TLS – Erro ao consultar status

Como proceder quando ocorrer a seguinte mensagem no envio/retorno da NF-e: 'A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS / Erro ao consultar status'?

Ao tentar enviar a NF-e, é exibida uma tarja vermelha no rodapé do sistema, com a seguinte mensagem:"Uma exceção foi acionada pelo destino de uma chamada: A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS." . Essa mensagem também poderá ser apresentada em inglês: "Exception has been thrown by the target of an invocation: The underlying connection was closed: Could not establish trust relationship for the SSL/TLS secure channel".

Ao realizar o retorno dessa NF-e, é exibida uma tarja vermelha no rodapé do sistema, com a seguinte mensagem: "Erro ao consultar status.".

 

Essa ocorrência geralmente está relacionada à:

  • Problemas na instalação da cadeia de certificação. Para mais detalhes, consulte o documento de apoio AQUI.
  • Configuração da maquina para utilização do protocolo TLS 1.2. Para mais detalhes, consulte o documento de apoio AQUI.

 

Caso a ocorrência persista mesmo após as verificações acima mencionadas, recomendamos que sejam encaminhas as seguintes informações por meio de um chamado aberto em nosso portal de atendimento (http://chamados.skilljugaad.com.br ):

  1. Qual é a versão do layout da NF-e (Ex: 3.10, 4.0, etc)?
  2. Essa ocorrência é verificada em todos os clients, ou somente em alguns?
  3. Houve alguma atualização de PL recente? Se sim, funcionava na PL anterior? Qual a versão da PL anterior e da atual?
  4. Ao realizar o teste do Webservice utilizando o navegador Internet Explorer (conforme indicado na FAQ), qual o resultado obtido? (evidenciar com capturas de tela).
  5. Qual é o Estado (UF) da empresa?
  6. A empresa possui filiais em outros Estados? Se sim, o envio e retorno da NF-e apresenta a mesma ocorrência?
  7. Qual é o Sistema Operacional instalado nos clients que apresentam a inconsistência (Ex: Windows 7, 8, 10, etc)?
  8. Qual é a versão do Microsoft .NET Framework instalada nos clients que apresentam a inconsistência? Para verificar, abra o Painel de Controle > Programas e Recursos > Microsoft .NET Framework.
  9. A configuração do protocolo TLS 1.2 foi realizada na máquina do usuário? Para verificar, abra o Internet Explorer > Ferramentas > Opções da internet > Aba Avançadas > Role a barra de rolagem até o final, e verifique se estão marcadas as opções "Usar TLS 1.0; "Usar TLS 1.1"; e "Usar TLS 1.2";
  10. Existe um patch de atualização da Microsoft que tem sido utilizado para esta ocorrência (como ação complementar em outros clientes), poderia validar se é aplicável ao sistema operacional utilizado e se existe esta instalação. Acesse AQUI
  11. O cliente faz uso de proxy em seu ambiente?
Updated on 2 de outubro de 2020

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