1. Home
  2. HLP021 – EFD-REINF – Retificação

HLP021 – EFD-REINF – Retificação

Qual é o fluxo a ser seguido para a retificação de eventos já transmitidos da EFD – Reinf?

Para retificar eventos já transmitidos da EFD Reinf é necessário que o período esteja com o status aberto ou reaberto para habilitar o botão Retificar. Também é necessário refazer a apuração e recarregar as apurações.

A retificação fica disponível na janela de cada registro, acessível pela seta amarela correspondente. No entanto, o botão Retificar só é habilitado para os eventos periódicos (R2010, R2020, R2030, R2040, R2050 e R2060) autorizados de períodos com o status Aberto ou Reaberto.

 

 

 

Após clicar em Retificar, o evento fica disponível para retificação. No entanto, como a origem dos dados são as apurações, é necessário refazer a apuração do respectivo registro e em seguida, Recarregar Apurações.

 

Exemplo de retificação – R2010 Serviços Tomados com Retenção de Contribuição Previdenciária

Após a transmissão do evento R2010 referente ao fornecedor F00001 com os documentos 56789 e 555, foi identificada uma nota fiscal sem lançamento no sistema.

Como o período havia sido fechado, para realizar a retificação foi solicitada a reabertura clicando na seta amarela do período e em seguida, enviando o evento R2098:

 

 

 

Observação: o período deve estar com o status Aberto ou Reaberto para realizar as retificações. Dessa forma, se o período não tiver sido fechado com o envio do R2099, o período permanece com o status Aberto.

Em seguida, por meio da seta amarela, o registro foi aberto e a opção Retificar foi selecionada:

 

 

 

Como a origem dos dados para o registro R2010 são os documentos de entrada, a nota 698 foi lançada no SAP Business One.

Ao acessar a Apuração – CP – Serviços, na aba Pendente, é possível observar uma linha gerada para o fornecedor F00001 com os dados de todos os documentos lançados no período, inclusive a nota 698:

 

 

 

A apuração, após a confirmação, é apresentada na aba Apurado:

 

 

 

Na sequência, ao clicar na seta amarela do período, foi solicitado Recarregar Apurações:

 

 

Na aba Estabelecimento, um novo registro R2010 é gerado para o fornecedor F00001 como Retificação:

 

 

Ao acessar o registro é possível observar que as três notas fiscais compõem o registro para retificação:

 

 

Para concluir o processo de retificação, o registro foi enviado:

 

 

 

Observação: o fechamento do período (R2099 e R5011) deve ser enviado para a conclusão da entrega do período e para que os novos dados reflitam na DCTFWEB.

 

OBSERVAÇÕES

O exemplo acima foi realizado em ambiente de Produção Restrita, mas em ambiente de Produção os procedimentos são os mesmos.

Updated on 16 de setembro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01