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IA1000 – Instalação e Atualização – Triple One – Manual Completo

Versão 1.12 (11/09/2020)

 

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as orientações para a instalação e atualização do add-on Triple One, desenvolvido para o SAP Business One.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

 

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – PRÉ – REQUISITOS

O Triple One funciona dentro do SAP Business One, por isso, precisa obedecer aos mesmos pré-requisitos. Confira os pré-requisitos para instalação do SAP Business One.

 

3.1 – Recursos de Hardware

 

3.1.1 – Máquina Client

Requisitos mínimos para SAP Business One versão 9.1:

  • Processador: 1x Intel Core i3 (ou equivalente);
  • Memória RAM: 2 GB (Recomendado de 4 a 8 GB);
  • Espaço HD: 2 GB para o sistema, 1 GB para dados;
  • Display: 1024 x 768 p, com cores em 24-bit.

 

3.1.2 – Máquina Servidor

Requisitos mínimos para SAP Business One versão 9.1:

  • Processador: 1x Intel Xeon E3 (ou equivalente);
  • Memória RAM: 4 GB (Recomendado de 16 a 32 GB);
  • Espaço HD: 5 GB para o sistema, 15 GB para dados;
  • Display: 1024 x 768 p, com cores em 24-bit.

 

Observação: A necessidade de recursos de hardware pode variar conforme a quantidade de add-ons instalados, volume de dados a serem processados e quantidade de acessos simultâneos.

 

3.2 – Recursos de Software

Na instalação dos recursos de software é preciso se atentar à estrutura binária do conjunto, ou seja, ao instalar o SAP em x86, é preciso instalar o Triple One em x86 também. Da mesma forma, se o SAP for instalado em x64, é necessário instalar o Triple One em x64.

Esta mesma regra vale para o Pacote Office, que precisa ser instalado para as funcionalidades de importação de arquivos XLS para preenchimento de algumas informações, também é necessário instalá-lo na mesma estrutura binária que o SAP.

 

Observação: Algumas funcionalidades adicionais do Triple One precisam do Microsoft Office instalado na máquina para funcionar, apesar de o Microsoft Office não ser pré-requisito para a instalação.

 

3.2.1 – Máquina Client

  • Windows 7 – 32 Bit (x86) ou 64 bit, ou superior;
  • DI-API compatível com a versão do SAP Business One na máquina client;
  • NET-Framework 3.5 Service Pack 1, ou superior.

 

3.2.2 – Máquina Servidor

  • Windows Server 2003 R2 32 Bit / 64 Bit (64), Standard e Enterprise Edition.

 

3.2.3 – Para banco de dados SQL 2008/SQL 2008 R2

  • Microsoft Installer (MSI) 4.5.

 

O Triple One é desenvolvido para acompanhar as novas versões de SQL suportadas pela SAP e acompanha as versões de produtos ainda não finalizadas pela Microsoft.

Já para as versões mais antigas, recomendamos consultar nossa equipe de suporte antes de efetuar atualizações de SQL.

 

3.3 – Requisitos Adicionais do Sistema

Os requisitos adicionais do sistema são necessários tanto na máquina servidor quanto na máquina client.

  • Microsoft Internet Explorer 8.0, ou superior;
  • Microsoft Data Access Components 2.6 (MDAC), ou superior.
  • No Gerenciador de Tarefas não deve haver outros processos do SAP Business One abertos.

 

3.4 – Configurações do Sistema

Para muitas obrigações fiscais o SAP e, por consequência, o Triple One, utilizam algumas configurações do Windows, portanto, é importante se atentar a essas configurações.

No painel de controle do Windows, acesse a opção de Relógio, Idioma e Região e confira as configurações dos Formatos de acordo com o seguinte:

  • Data abreviada: dd/MM/aaaa;
  • Hora por extenso: HH:mm:ss;
  • Local: Brasil.

 

Nas Configurações adicionais, na aba Números e Unidade Monetária:

  • Símbolo decimal: "," (vírgula);
  • Número de casas decimais: 2;
  • Símbolo de agrupamento de dígitos: "." (ponto);
  • Símbolo da unidade monetária: R$;
  • Formato de moeda positivo: R$ 1,1.

 

3.4.1 – Configuração de Firewall

Em alguns sistemas também é necessário configurar as exceções no firewall para os seguintes domínios:

  • http://tripleone.gruposkill.com.br;
  • http://www.sped.fazenda.gov.br.

 

3.5 – Pré-requisitos de Configuração do SAP Business One

Antes de instalar o Triple One, é necessário preencher as informações da empresa e, se houver, de suas filiais também.

 

3.5.1 – Base Única

Para as empresas que não têm filiais, acesse a janela de Detalhes da empresa, acessível pelo seguinte caminho de menu:

Administração > Inicialização do sistema > Detalhes da empresa

 

Tela 1 – Tela para cadastro de informações da empresa – base única

 

3.5.2 – Base Multifilial

Para as empresas que têm filiais, o cadastro deve ser feito para cada filial na janela Filiais – Configuração, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Configuração > Finanças > Filiais

 

Tela 2 – Tela para cadastro de informações das empresas em base multifilial

 

3.5.3 – Ativação de Multifilial

Caso seja necessário converter uma base monofilial para multifilial, primeiro, é necessário ativar a opção Ativar filiais múltiplas, na aba Inicialização básica, da janela de Detalhes da empresa SAP Business One, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Inicialização do sistema > Detalhes da empresa

 

Tela 3 – Acesso à janela de detalhes da empresa

 

Tela 4 – Configuração para ativação de base multifilial

 

Depois, é necessário executar o procedimento de Ativação Multi-Filial, disponível no seguinte caminho de menu:

Triple One > Configuração > Ativação Multi-Filial

 

Tela 5 – Funcionalidade para Ativação de Multi-Filial

 

O sistema exibe uma mensagem para confirmar a operação, clique no botão Sim.

 

Tela 6 – Mensagem para confirmação de ativação de base multifilial

 

Observação: Não é possível converter uma base multifilial em monofilial.

 

3.5.4 – Pasta de Ampliações

Outra configuração necessária é a da Pasta de ampliações, a qual será utilizada para salvar os arquivos gerados.

O campo para esta configuração fica na aba Caminho, da janela de Configurações gerais, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Inicialização do sistema > Configurações gerais

 

Tela 7 – Campo para configuração da pasta local onde serão gerados os arquivos

 

A pasta configurada deve ser compartilhada e acessível para todos os usuários que geram os arquivos das obrigações.

 

Observação: Nessa mesma pasta devem ficar os arquivos de licença, como detalhado no tópico 4.4 – Arquivo de licença para utilização do Triple One.

 

4 – INSTALAÇÃO DO TRIPLE ONE

A instalação do Triple One está dividida em cinco etapas:

  • Download do pacote de instalação;
  • Instalação do Client: componentes que executarão o add-on;
  • Instalação do Server: criação de tabelas e campos na base de dados SAP;
  • Solicitação do arquivo de licença para utilização do Triple One;
  • Requisitos básicos nas configurações da empresa, dentro do SAP Business One.

 

4.1 – Download do Pacote de Instalação

Acesse o portal de atendimento da Skill em http://chamados.skilljugaad.com.br. Serão solicitados o nome de usuário e a senha.

Ao acessar o portal, procure o comunicado "download e informações". Clique para exibir as opções.

 

Tela 8 – Links para arquivos de instalação e atualização do Triple One

 

Note que existem quatro opções. Para instalação do Triple One é necessário escolher entre as duas primeiras, Triple One para SAP Business One, versões de 32-bit ou 64-bit. Clique para iniciar o download.

As duas opções seguintes são referentes aos pacotes de atualização de PL.

 

4.2 – Instalação do Client

No SAP Business One, acesse a janela de Administração do add-on no seguinte caminho de menu:

Administração > Add-Ons > Administração de add-on

 

Tela 9 – Acesso à janela de administração de add-ons

 

Na janela que é exibida, clique no botão Registrar add-on.

 

Tela 10 – Janela para registro de add-on

 

Na nova janela que é exibida, em Informações de instalação, para o campo Arquivo de dados de registro, selecione o arquivo ARD na pasta "Client", no pacote do Triple One. Automaticamente, para o campo Pacote de instalação, é selecionado o arquivo EXE.

 

Observação: Para tornar o registro do add-on mais prático, recomendamos selecionar as opções Atribuir à empresa atual e Instalar como parte do registro.

 

Tela 11 – Selecione os arquivos ARD e EXE do pacote do Triple One

 

Clique no botão OK.

A primeira janela do instalador será exibida. Clique em Avançar.

 

Tela 12 – Primeira janela de boas-vindas para instalação do Triple One.

 

Observação: O número da versão a ser instalada é exibido na janela.

 

Na continuação, execute a ação de instalação, clicando no botão Instalar.

 

Tela 13 – Clique em Instalar para prosseguir

 

Essa instalação deve ser feita para cada máquina client. Após a instalação, o SAP Business One deve ser reiniciado.

 

4.3 – Execução do Server

O procedimento de execução do Server atualiza a base de dados da empresa com tabelas e campos necessários para o funcionamento do Triple One. Essa tarefa deve ser feita para cada base de dados.

Não deve ser confundido com a instalação dos componentes do Triple One em máquinas servidoras. Na execução do server, é ideal que nenhum usuário esteja conectado na base de dados.

O usuário deve ter permissão de super usuário para executar o server do Triple One.

A execução do server do Triple One pode ser feita de duas maneiras.

 

Observação: Para as bases recém-criadas, ao iniciar o Triple One, o server será executado automaticamente.

 

4.3.1 – 1ª Maneira – Executar o Server Pelo Menu do Triple One

Acesse o seguinte caminho de menu:

Triple One > Configurações > Atualizar banco de dados

 

Tela 14 – Acesso à funcionalidade de atualização do banco de dados do Triple One

 

A primeira tela de boas vindas será apresentada, apenas clique em Avançar.

 

Tela 15 – O número da versão que está sendo instalada é exibido na tela inicial

 

A segunda janela deve ser preenchida com as informações do banco de dados:

  • Servidor do banco de dados;
  • Usuário;
  • Senha;
  • Tipo do banco.

 

Tela 16 – Preencha com as informações do banco de dados

 

Observação: A partir da PL 87, da versão 1.21.13.20 do Triple One, também é possível escolher o tipo de ambiente para instalação. A opção On Premise executa o server em base local e a opção SAP CCC é utilizada para ambientes cloud.

 

Após o preenchimento, clique no botão Testar Conexão e, assim que validar, clique em Avançar. Na terceira janela, execute a ação de instalação, clicando no botão Instalar.

 

Tela 17 – Clique em Instalar para prosseguir

 

Assim que a instalação terminar, clique no botão Concluir.

 

Tela 18 – Assim que a instalação terminar, clique em Concluir

 

Após a instalação, o SAP Business One deve ser reiniciado.

 

4.3.2 – 2ª Maneira – Executar o Server do Triple One Pelo Arquivo Incluído no Pacote

Dentro da pasta Server, no pacote de instalação do Triple One, execute o arquivo T1-Setup-Server.

Ao iniciar a instalação, as duas primeiras janelas seguem as mesmas orientações da primeira maneira.

 

Tela 19 – O número da versão que está sendo instalada é exibido na tela inicial

 

A segunda janela pede as informações do banco de dados.

 

Tela 20 – Preencha com as informações do banco de dados

 

A partir dessa etapa é que há diferença da primeira maneira. Como a execução do server do Triple One está sendo feita fora do SAP, é necessário escolher a base e informar o usuário e a senha do SAP Business One.

 

Tela 21 – Preencha com as informações do SAP Business One

 

Observação: Em ambientes cloud, é possível informar o nome da empresa de forma manual.

 

Confirme as informações e clique no botão Instalar.

 

Tela 22 – Clique em Instalar para prosseguir

 

Por fim, após o término da instalação, clique em Concluir

 

Tela 23 – Para finalizar, clique no botão Concluir

 

Após a instalação, o SAP Business One deve ser reiniciado.

 

4.4 – Arquivo de Licença Para Utilização do Triple One

Para solicitar a licença de uso do Triple One, é necessário enviar um e-mail para o departamento comercial do Grupo Skill. Dessa forma, será enviado um arquivo de licença do tipo "license" composto pelo CNPJ da empresa. Exemplo: 123456789000121.license.

 

Esse arquivo deve ser gravado na pasta local indicada nas Configurações gerais do SAP Business One. No campo Pasta de ampliações.

 

Tela 24 – Campo para indicação da pasta local onde deve ser gravado o arquivo de licença

 

O CNPJ do arquivo de licença também deve ser o mesmo cadastrado em detalhes da empresa.

 

Tela 25 – Configuração do CNPJ deve ser o mesmo que o arquivo de licença

 

Observação: Para bases multifiliais, todas as empresas cadastradas precisam possuir uma licença do triple One. O cadastro das informações das filiais é feito no seguinte caminho de menu:

Administração > Configuração > Finanças > Filiais

 

Tela 26 – Configuração do CNPJ das filiais deve ser o mesmo que os arquivos de licença

 

Observação: Há uma checagem do Add-on para que este seja desconectado quando não houver nenhuma filial com a licença válida.

 

5 – INSTALAÇÃO EM HANA

A instalação para ambiente HANA segue os mesmos passos que a instalação para SQL, apenas é necessário escolher o banco de dados correspondente na execução do Server.

No entanto, se for o caso de uma migração de ambiente SQL para HANA, é necessário seguir as orientações do Tópico 5.1.

 

5.1 – Migração de SQL para HANA

Os clientes que já utilizam ambiente SQL e o módulo da NF-e do Triple One precisam executar um procedimento para que os dados históricos das NF-e emitidas em SQL sejam preservados após a migração para plataforma HANA. Este procedimento deverá ser executado na base SQL antes de realizar a migração para HANA.

Para realizar este procedimento, faça o download do aplicativo disponível no portal de atendimento, no seguinte endereço: http://chamados.skilljugaad.com.br.

O arquivo é disponibilizado em formato autoextraível, portanto, é necessário descompactá-lo antes da utilização.

 

Observação: Não é obrigatório utilizar o aplicativo na pasta do Triple One.

 

Após descompactar os arquivos, execute o arquivo Migrador.exe.

 

Tela 27 – Utilize o arquivo Migrador.exe

 

Preencha as informações de conexão do servidor SQL utilizado e clique no botão Carregar Empresas.

 

Tela 28 – Preencha as informações de conexão com o servidor SQL e clique em Carregar Empresas

 

Depois, selecione a base SQL, no campo Empresa, informe o Usuário SAP e Senha SAP e clique no botão Conectar SAP.

 

Após a conexão, clique no botão Iniciar. O migrador exibe mensagem de alerta sobre o funcionamento da NF-e do Triple One somente na versão HANA. Confirme a continuação da operação.

 

Tela 29 – Mensagem de alerta avisa sobre funcionamento apenas em HANA após a migração

 

Aguarde a finalização da operação. A duração da migração depende da quantidade de notas já emitidas. O migrador exibe mensagem de conclusão ao terminar a operação.

 

Tela 30 – Mensagem de conclusão da migração

 

5.2 – Níveis de Privilégios

Para que o Add-on funcione corretamente no ambiente HANA, é necessário configurar os níveis de privilégio para os usuários:

  • Leitura ao Schema SYS (Schema que o HANA armazena as informações de todos os outros Schemas referentes às Tabelas e Colunas);
  • Acesso total ao Schema SKILL_TRIPLEONE (apenas a permissão "Select" não é suficiente).

 

Tela 31 – Local do Schema SYS

 

Os usuários que precisam ter os privilégios configurados são os que foram informados na tela de execução do módulo server do add-on, e na tela de Configuração do banco de Dados da EFD – Contribuições.

 

Tela 32 – Usuário informado na execução do server

 

Tela 33 – Usuário informado na tela de configurações da EFD – Contribuições

 

Observação: Para conceder privilégios ao usuário no Schema SYS, deve ser dada uma permissão indireta, atribuindo a função de nome SAP_INTERNAL_HANA_SUPPORT via aplicação HANA Studio, dentro das propriedades do usuário, utilizando a guia "Granted Roles".

 

Tela 34 – Local para a implementação da função

 

Tela 35 – Visualização das funções

 

6 – PERMISSÕES DE USUÁRIOS

Após a instalação, é necessário configurar as permissões do add-on para cada usuário ou grupo que utilizará o Triple One. Para isso, acesse a janela de Autorizações no seguinte caminho de menu:

Administração > Inicialização do sistema > Autorizações > Autorizações gerais.

 

Tela 36 – Acesso à janela de autorizações

 

A janela que é exibida é composta de duas tabelas. Na tabela da esquerda é possível escolher os usuários ou grupo de usuários a serem configurados e, na da direita, as permissões de todas as ações possíveis para cada usuário ou grupo.

Para uso do Triple One, é necessário configurar o Registro de objeto definido pelo usuário, para Autorização Total.

 

Tela 37 – Janela de autorizações

 

Para concluir, clique no botão Atualizar.

 

7 – DESINSTALAÇÃO

A desinstalação do Triple One é recomendada quando há uma nova versão para ser instalada. O procedimento é feito pelo próprio SAP Business One.

 

A) Acesse a janela de Administração de Add-on, selecione o registro do Triple One e clique no botão com a seta voltada para a esquerda. o registro do add-on será movido para a coluna de Add-ons disponíveis.

 

Tela 38 – Ao clicar na seta o add-on é movido para a coluna Add-nos disponíveis

 

B) Com o registro na coluna de add-ons disponíveis, clique na linha do Triple One, depois, no botão Remover add-on.

 

Tela 39 – Selecione o Add-on depois clique no botão Remover add-on

 

Para finalizar, clique no botão Atualizar.

 

Tela 40 – Clique em Atualizar para terminar

 

Observação: É necessário reiniciar o SAP para que a desinstalação seja efetivada. Recomendamos a remoção de pastas de PLs antigas do histórico de instalação.

 

8 – ATUALIZAÇÃO DE PATCH LEVEL (PL) E HOTFIX (HF) DO TRIPLE ONE

As orientações a seguir devem ser feitas em cada máquina cliente.

 

Observação: O add-on deve estar desconectado para que a atualização seja realizada.

 

8.1 – Download dos Arquivos

Para fazer a atualização da versão de Patch Level é necessário fazer o download dos arquivos no portal de atendimento, no seguinte endereço: http://chamados.skilljugaad.com.br. Serão solicitados o nome de usuário e a senha.

Ao acessar o portal, procure o comunicado "download e informações". Clique para exibir as opções.

 

Tela 41 – Links para arquivos de instalação e atualização do Triple One

 

Note que existem quatro opções. Para atualização de PL é necessário utilizar uma das duas últimas. Verifique a versão do SAP Business One e do próprio Triple One para utilizar o link correto, 32-bit ou 64-bit.

Para verificar a versão do SAP acesse Sobre SAP Business One, no menu Ajuda. A versão é informada na janela que é exibida.

 

Tela 42 – Para conferir a versão do SAP Business One

 

Os arquivos necessários para atualização da PL são compactados em um único pacote. Ao selecionar o link no site de suporte, apenas um arquivo auto-extraível é baixado.

 

Tela 43 – Arquivos da PL compactados

 

8.2 – Execução do Arquivo

Para tornar a atualização mais prática, recomendamos copiar o arquivo para a pasta do Triple One. Na instalação padrão, a pasta fica no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\SAP\SAP Business One\AddOns\Skill\Triple One 9.

 

Observação: Se o SAP e o Triple One foram instalados em uma pasta diferente do padrão, então é preciso se atentar para copiar os arquivos da PL no local correto.

 

Execute o arquivo baixado. Será exibida uma janela com as instruções do arquivo auto-extraível do WinRAR.

 

Tela 44 – Execução de arquivo

 

Se o arquivo foi copiado para a pasta do Triple One antes de ser executado, então, basta clicar no botão Extrair, pois o campo da Pasta de destino é preenchido automaticamente com a pasta de onde o arquivo foi executado.

Porém, se o arquivo for executado fora da pasta do Triple One, então, será necessário indicar o caminho, através do botão Procurar, depois, clicar em Extrair.

O processo de extração se iniciará. Para os arquivos com o mesmo nome, será exibida uma janela que solicitará ação do usuário. Clique em Sim Para Todos, Não há problemas em substituí-los.

 

Tela 45 – Pode substituir todos os arquivos que têm o mesmo nome

 

Observação: Como boa prática, sugerimos que o arquivo auto-extraível, baixado do portal de suporte, seja removido da pasta do Triple One após a extração. Isso evita que a pasta acumule arquivos desnecessários com as próximas atualizações de versão.

 

8.3 – Atualização do Banco de Dados

Por fim, depois do processo de extração, é necessário fazer a execução do server no SAP Business One para atualizar o banco de dados. Para isso, siga as instruções no tópico 4.3.1 – Executar o server do Triple One pelo menu do SAP.

 

9 – CERTIFICADO DIGITAL

O certificado digital é exigido em duas ocasiões: na assinatura de mensagens e na transmissão de arquivos referentes aos documentos digitais (NF-e/NFS-e/NFC-e). Recomendamos que o usuário faça o teste do certificado no site da SEFAZ antes de utilizá-lo com o Triple One.

 

Observação: A instalação e o teste do certificado são de responsabilidade do usuário. O Triple One aceita certificados do tipo A1 e A3.

 

10 – SUPORTE TÉCNICO

O suporte técnico do Triple One é fornecido por meio do portal de atendimento do grupo Skill: http://chamados.skilljugaad.com.br. É necessário preencher o usuário e a senha para acessar o portal.

 

Tela 46 – Usuário e Senha são necessários para acessar o portal

 

Dentro do portal é possível:

  • Atualizar as informações do perfil do usuário;
  • Ver toda a documentação inicial necessária;
  • Abrir chamados;
  • Visualizar os chamados abertos;
  • Conferir os manuais de usuário, notas de versão, entre outros conteúdos.

 

Observação: Ao primeiro acesso, por segurança, pedimos que o usuário troque a senha padrão.

 

Para trocar a senha acesse o menu do usuário, depois "Editar".

 

Tela 47 – Acesse "Editar" para modificar as informações de usuário

 

Então, na janela que é exibida, basta confirmar as informações. E para trocar a senha deve-se marcar a caixa de seleção "Alterar Senha".

 

Tela 48 – Campo para trocar a senha do usuário no portal de atendimento

 

Ainda, ao abrir chamados, solicitamos que siga as instruções que são exibidas na página inicial. É imprescindível o envio das informações:

 

  • Razão Social e CNPJ do cliente;
  • Versão do SAP Business One e o PL utilizado;
  • Versão do Add-On Skill;
  • Screenshot evidenciando a ocorrência;
  • Demais evidências, tais como XML do documento, arquivos gerados, entre outros.

 

Também é recomendado:

 

  • Simulação da inconsistência em ambiente atualizado com a versão disponível no portal;
  • Simulação da inconsistência em outro banco de dados.
Updated on 5 de outubro de 2020

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