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IAX000 – T10 Instalação e Atualização – Manual Completo

Versão 1.12 (15/09/2020)

 

1 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos para acessar as janelas indicadas.

Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para a versão SAP Bussines One HANA, é necessário que os drivers para conexão ao banco de dados HANA estejam devidamente instalados na máquina cliente.

 

A reprodução desse manual, ou de parte dele, é proibida.

 

2 – INSTALAÇÃO DO ADD-ON

A instalação e todas as configurações iniciais devem ser realizadas por um superusuário.

Para instalação do add-on T10 Extreme, é necessário fazer o download do arquivo do tipo ARD no portal de atendimento da Skill Consulting, no endereço http://chamados.skilljugaad.com.br. Para acessar o site é necessário fazer login com usuário e senha. Esse arquivo ARD será utilizado na máquina cliente com o SAP Business One para habilitar a função de instalação.

Ao acessar o portal, procure o comunicado "download e informações". Clique para exibir as opções.

 

Tela 1 – Escolha o arquivo de acordo com o ambiente da máquina do usuário

 

Como o arquivo ARD é disponibilizado em formato compactado (arquivo tipo ZIP), é necessário descompactá-lo depois de fazer o download.

 

2.1 – Importação do arquivo ARD

Acesse a janela de Administração de Add-on, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Add-Ons > Administração de add-on.

 

Depois, clique no botão Registrar add-on. Outra janela será exibida. Nesta nova janela de Registro de add-on, selecione o botão que fica no final do campo Arquivo de dados de registro.

 

Tela 2 – Campo para indicar o arquivo ARD

 

Ao clicar no botão indicado, será exibida a janela para selecionar o arquivo ARD. Escolha o arquivo que foi baixado anteriormente do site de suporte.

 

Tela 3 – Arquivo ARD baixado do site de suporte do Grupo Skill

 

Depois de selecionar o arquivo, a janela de Registro de add-on volta a ficar ativa, nela, marque as opções Atribuir a empresa atual e Instalar como parte do registro.

Por último, clique em OK. A instalação será iniciada. Basta seguir o passo a passo.

 

Tela 4 – Instalação do addon iniciada pelo SAP Business One

 

Observação: Algumas funcionalidades adicionais do T10 Extreme precisam do Microsoft Office instalado na máquina para funcionar, porém, o Microsoft Office não é requisito para a instalação.

 

3 – CONFIGURAÇÃO INICIAL

Depois de finalizar a instalação, quando acessar o módulo T10 Extreme pela primeira vez, apenas a funcionalidade Administração de Instalação de Produtos estará disponível. Clique nela para continuar.

Será necessário informar Usuário e Senha do banco de dados (SQL ou HANA).

 

Tela 5 – Informe o usuário com permissão de acesso ao banco de dados e a senha

 

3.1 – Solicitação de Licença

Para que os módulos do T10 Extreme sejam adquiridos e habilitados no add-on é necessário enviar as informações de instalação do SAP para o Grupo Skill e solicitar as licenças dos módulos desejados. Essas informações ficam disponíveis em Sobre SAP Business One, no menu Ajuda.

Para facilitar essa tarefa, foi desenvolvida uma funcionalidade na própria janela de Administração de Produtos, com o botão de Solicitar Licença.

 

Tela 6 – Botão para solicitação de licença dos módulos

 

Ao acionar este botão, o sistema exibe uma mensagem com a instrução de enviar o arquivo que será gerado para o email skill@gruposkill.com.br. Siga as instruções e clique em OK para fechar a janela.

 

Tela 7 – Mensagem do sistema que instrui o envio das informações para o Grupo Skill

 

Na sequência, é exibida uma janela para escolher a pasta local onde será gerado o arquivo mencionado, que contém as informações de instalação do SAP.

 

Observação: O envio dessas informações só precisa ser feito uma vez. Assim, quando precisar adquirir novos módulos do T10 Extreme, basta fazer a solicitação pelo mesmo email informado, indicando CNPJ e o nome do módulo desejado. Vale lembrar que essa solicitação deve ser feita apenas pelo VAR SAP (consultoria), junto ao Grupo Skill.

 

3.2 – Atualização das Licenças e dos Módulos

Depois de enviar as informações de instalação do SAP com o(s) CNPJ(s) da(s) empresa(s), e de adquirir as licenças, é necessário fazer a atualização, tanto das Licenças, quanto dos módulos. Para isso, clique nos botões Atualizar Licenças e/ou Atualizar Módulos, da janela de Administração de Produtos, e confirme o download da atualização.

 

Tela 8 – Atualize as licenças adquiridas para o T10 Extreme

 

Tela 9 – Atualize os módulos disponíveis para o T10 Extreme

 

Ao confirmar a atualização, o download das licenças ou dos módulos dos produtos Skill, que tenham licenças válidas, será efetuado.

 

Tela 10 – Exemplo de mensagem do sistema para confirmação de atualização das Licenças

 

Tela 11 – Exemplo de mensagem do sistema para confirmação de atualização dos Módulos

 

Observação: Lembramos que ao realizar o procedimento de Atualizar Módulos poderão ser criados campos e tabelas de usuário na base de dados do cliente.

 

Depois da atualização, é possível ativar o produto para cada empresa e filial. A ativação é feita na segunda aba, a de Inicialização.

 

Tela 12 – Ativação por empresa

 

Na parte inferior, também é possível fazer a ativação por usuário.

 

Tela 13 – Ativação por usuário

 

Na terceira aba, a de Módulos, é possível instalar ou remover os módulos manualmente, além de verificar a Versão e o Histórico de alterações.

 

Tela 14 – É possível instalar ou remover módulos manualmente

           

Ao selecionar a opção Meu servidor de internet requer autenticação de Proxy com usuário e senha, na aba Proxy, os campos para a configuração do ambiente com Proxy são habilitados.

 

Tela 15 – Aba para a configuração do ambiente em Proxy.

 

Observação: Os módulos da ECF, EFD Reinf e NF-e/CT-e Administrador de Documentos utilizam a configuração de Proxy desta aba.

 

Depois da atualização dos módulos, é necessário reiniciar o add-on para que as funcionalidades fiquem disponíveis no módulo T10 Extreme.

 

Na própria janela de Administração de Produtos, há um botão Reiniciar AddOn, que leva o usuário para a janela de Administrador add-on do SAP.

 

Tela 16 – Botão para reiniciar o add-on

 

Depois de reiniciar o add-on, os módulos com as licenças válidas ficam disponíveis sob o menu do T10 Extreme.

 

Tela 17 – Funcionalidades habilitadas depois da instalação

 

3.3 – Configurações do Sistema

Para muitas obrigações fiscais o SAP e, por consequência, o Triple One, utilizam algumas configurações do Windows, portanto, é importante se atentar a essas configurações.

No painel de controle do Windows, acesse a opção de Relógio, Idioma e Região e confira as configurações dos Formatos de acordo com o seguinte:

 

  • Data abreviada: dd/MM/aaaa;
  • Hora por extenso: HH:mm:ss;
  • Local: Brasil.

 

Nas Configurações adicionais, na aba Números e Unidade Monetária:

 

  • Símbolo decimal: "," (vírgula);
  • Número de casas decimais: 2;
  • Símbolo de agrupamento de dígitos: "." (ponto);
  • Símbolo da unidade monetária: R$;
  • Formato de moeda positivo: R$ 1,1.

 

3.4 – Configuração de Firewall

Em alguns sistemas também é necessário configurar as exceções no firewall para os seguintes domínios:

 

  • http://tripleone.gruposkill.com.br;
  • http://www.sped.fazenda.gov.br.

 

A porta padrão desses domínios é a 80.

 

4 – AUTORIZAÇÕES DE USUÁRIO

Para a utilização do T10 Extreme por usuários que não são superusuários, é necessário configurar as permissões para cada módulo. Essa configuração é feita na janela de Autorizações Gerais, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Inicialização do sistema > Autorizações > Autorizações Gerais

 

Tela 18 – Configuração de autorizações para usuários comuns

 

4.1 – Níveis de Privilégios

Para que o Add-on funcione corretamente no ambiente HANA, é necessário configurar os níveis de privilégio para os usuários:

  • Leitura ao Schema SYS (Schema que o HANA armazena as informações de todos os outros Schemas referentes às Tabelas e Colunas);
  • Acesso total ao Schema SKILL_TRIPLEONE (apenas a permissão "Select" não é suficiente).

 

Tela 19 – Local do Schema SYS

 

Os usuários que precisam ter os privilégios configurados são os que foram informados na tela de configuração de Acesso ao Banco de Dados.

 

Tela 20 – Usuário informado

 

Observação: Para conceder privilégios ao usuário no Schema SYS, deve ser dada uma permissão indireta, atribuindo a função de nome SAP_INTERNAL_HANA_SUPPORT via aplicação HANA Studio, dentro das propriedades do usuário, utilizando a guia "Granted Roles".

 

Tela 21 – Local para a implementação da função

 

Tela 22 – Visualização das funções

Updated on 5 de outubro de 2020

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