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MOV000 – Relatório De Movimento Fiscal – Manual Completo

Versão 1.00 (15/09/2020)

 

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as orientações para a configuração e utilização do Relatório de Movimento Fiscal, do módulo PROFIS do addon Triple One, desenvolvido para o SAP Business One.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

 

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – RELATÓRIO DE MOVIMENTO FISCAL

O módulo Relatório de Movimento Fiscal tem por objetivo facilitar a conferência dos documentos inseridos no SAP Business One e, consequentemente, a conferência da escrituração nas obrigações acessórias. O acesso a esta funcionalidade deve ser feito pelo seguinte caminho de menu:

 

Triple One > PROFIS > Relatório de Movimento Fiscal

 

Tela 1 – Acesso ao módulo Relatório de Movimento Fiscal

 

O usuário deve escolher a filial ou as filiais para a geração do arquivo, o Período Contábil ou a Faixa de Datas e o tipo do Movimento.

 

Tela 2 – Tela para geração do Relatório de Movimento Fiscal

 

Ao clicar no botão Gerar é gerado um arquivo com a extensão .csv. O arquivo será salvo na pasta MovimentoFiscal, dentro da pasta configurada no campo Pasta de ampliações, que fica na aba Caminho, no seguinte caminho de menu:

 

Administração > Inicialização do Sistema > Configurações Gerais

 

Tela 3 – Campo para configuração da pasta local onde será gerado relatório

 

O nome do arquivo é composto pelo CNPJ da empresa/filial, mais o período composto por Ano/Mês e a data e hora de geração do arquivo.

 

Tela 4 – Exemplo de arquivo gerado na pasta Movimento Fiscal

 

3.1 – Detalhes do Relatório

O arquivo gerado contém todos os documentos inseridos no SAP Business One, incluindo os documentos sem modelo (em branco), e os documentos cancelados. O arquivo é composto pelas seguintes colunas:

 

  • Filial: informa o número da filial cadastrada no SAP Business One.

 

  • Data de Lançamento: informa a data de lançamento do documento de marketing inserido no SAP Business One.

 

Tela 5 – Campo Data de Lançamento do documento de marketing

 

  • Data do Documento: informa a data do documento de marketing inserido no SAP Business One.

 

Tela 6 – Campo Data do documento

 

  • Tipo de Documento: informa o módulo do SAP Business One no qual o documento foi inserido.

 

  • Movimento: informa se o movimento é de entrada ou saída de acordo com o módulo no qual o documento foi inserido.

 

  • Emissão: indica se a emissão é própria ou de terceiro. Se o documento for de saída e o código de situação for diferente de 08, a emissão sempre será considerada como própria. Para os demais cenários, será considerada como de terceiro quando o campo  NF do documento de marketing estiver preenchido com Externo.

 

 

  • Nº. NF / Série / Modelo: os dados são informados de acordo com a aba Imposto do documento de marketing.

 

Tela 7 – Campos No. NF, Série e Modelo do documento de marketing

 

Observação: em relação ao modelo, o sistema verifica o código interno do SAP Business One.

 

  • Chave de Acesso: para documentos próprios, emitidos pelo Triple One, a chave de acesso é obtida por meio do campo da aba NF-e Federal.

 

Tela 8 – Campo Chave de Acesso para documentos emitidos pelo T1

 

Para os demais documentos, a chave é obtida pelo campo de usuário do documento de marketing.

 

Tela 9 – Campo Chave de Acesso para os demais documentos

 

  • Código Situação: informa o código preenchido no campo de usuário do documento de marketing Código da Situação do Doc. Se esse campo estiver em branco ou preenchido com a opção N-Nenhum, o sistema verifica:
  • Se o documento está cancelado no SAP Business One é atribuído o código 02-Documento Cancelado.
  • Se o campo de usuário Situação Especial, também do documento de marketing, estiver preenchido com SIM é carregado o código 08-Documento Fiscal; emitido com base em Regime Especial ou Norma Específica.
  • Para os documentos de entrada, se o campo de usuário Escrituração Extemporânea? estiver preenchido com SIM é carregado o código 01-Escrituração extemporânea de documento regular.
  • Para os documentos de emissão própria, o status de retorno da NF-e é verificado para atribuir o código da situação.
  • Status Doc. SAP: informa o status do documento no SAP Business One.

 

Tela 10 – Campo Status do documento de marketing no SAP Business One

 

  • Utilização: informa a descrição da utilização selecionada no campo Uso Principal do documento de marketing.

 

Tela 11 – Campo considerado para a Utilização

 

Se o campo Uso Principal não estiver preenchido, então o Triple One considerará a coluna Utilização.

 

Tela 12 – Segundo campo que será considerado para informar a Utilização

 

  • Código Cliente/Forn. / Nome Cliente/Fornecedor / CNPJ / CPF / IE: os dados são informados de acordo com o documento de marketing.

 

Tela 13 – Campos para dados do Parceiro de Negócio

 

  • UF: o Estado é informado de acordo com a aba Imposto do documento de marketing.

 

Tela 14 – Campo de UF no documento de marketing

 

  • Código Item / Descrição do Item / Material/Serviço / NCM: a partir do item selecionado no documento de marketing, o tipo e o NCM são informados de acordo com o Cadastro do Item.

 

Tela 15 – Campos para dados do item

 

  • Quantidade / CFOP / CST ICMS / CST PIS / CST Cofins / CST IPI: os dados são informados de acordo com o documento de marketing.

 

Tela 16 – Campos Quantidade, CFOP e CST para ICMS, IPI, PIS e Cofins considerados para o relatório

 

  • Valor Total do Item: informa o total da linha do item do documento de marketing. Se existir desoneração calculada com base no código de imposto (solução Skill), o valor desonerado é somado.
  • Valor Contábil: Valor Total do Item acrescido das despesas adicionais (rodapé e linha) e dos valores não incluídos no preço (não isento) e subtraído o valor do desconto.
  • Valor Desconto: informa o valor do desconto do rodapé para versões anteriores a 9.2 PL 4 do SAP Business One. Também é considerado o valor de desonerado calculado com base no código de imposto (solução Skill).
  • Alíquota ICMS / Base ICMS / Valor ICMS / Valor ICMS Isento / Valor ICMS Outros: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing.

 

Tela 17 – Campos referentes ao ICMS obtidos por meio do cálculo efetuado com base no código de imposto

 

  • Base ICMS-ST / Valor ICMS-ST: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing, mesmo que não façam parte da apuração, ou seja, mesmo quando o campo Gera Crédito ST? estiver preenchido como Não ou Nunca.

 

Tela 18 – Campos referentes ao ICMS-ST obtidos por meio do cálculo efetuado com base no código de imposto

 

  • Valor Redução BC: informa o valor da base Isentas quando configurado no código de imposto a Redução do ICMS. Mais informações podem ser obtidas no T1 Manual do usuário NFe 4.0.

 

  • Valor ICMSDest / Valor ICMSRemet / Valor FCP: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing.

 

Tela 19 – Valores referentes ao ICMS Destinatário, ICMS Remetente e FCP

 

  • Alíquota PIS / Base PIS / Valor PIS: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing.

 

Tela 20 – Campos referentes ao PIS

 

  • Alíquota COFINS / Base COFINS / Valor COFINS: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing.

 

Tela 21 – Campos referentes à Cofins

 

  • Alíquota IPI / Base IPI / Valor IPI / Valor IPI Isento / Valor IPI Outros: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing.

 

Tela 22 – Campos referentes ao IPI

 

  • Frete / Seguro / Outras Despesas: os valores são informados considerando as Despesas Adicionais (MC) da linha do item e também as Despesas Adicionais do rodapé do documento de marketing.

 

Tela 23 – Campos para despesas adicionais

 

  • Alíquota ISS / Base ISS / Valor ISS: os dados são informados de acordo com o código de imposto utilizado no documento de marketing.

 

Tela 24 – Campos referentes ao ISS

 

  • Código de Imposto / DocEntry: os dados são informados de acordo com o documento de marketing.

 

Tela 25 – Código do Imposto e DocEntry

 

Observações: O valor contábil e os valores dos impostos ICMS, PIS, COFINS, ICMS-ST (alíquota, base de cálculo, isento, etc…) seguem as regras definidas na tabela SKILL_004_PROFIS – SKILL: Regras fiscais.

 

Tela 26 – Acesso à Tabela de Regras Fiscais

 

Tela 27 – Tabela para definir as regras fiscais a serem adotadas

 

As informações e valores referentes ao PIS e à COFINS refletem os documentos lançados no SAP. Não levam em consideração o regime da empresa, a atividade, entre outros.

Updated on 2 de outubro de 2020

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