1. Home
  2. T1 - NFC-e
  3. NFC000 – NFC-e – Manual Completo

NFC000 – NFC-e – Manual Completo

Versão 1.21 (13/11/2020)

 

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual fornece as informações necessárias para configuração e utilização das funcionalidades do módulo NFCe – Nota fiscal eletrônica para consumidor final do addon Triple One, desenvolvido para o SAP Business One.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – CONFIGURAÇÃO

Para configurar a emissão de NFC-e no Triple One, acesse o seguinte caminho de menu:

Triple one > NFCe – Nota fiscal do consumidor > Configurações

 

Tela 1 – Caminho para a configuração da NFCe

 

Ao acessar o módulo, a janela Configurações NFCe é exibida.

 

Tela 2 – Janela de configurações para a emissão de NFCe

 

3.1 – Cabeçalho

No cabeçalho, preencha as informações corretas e se atente, principalmente, na Versão da nota fiscal e no Tipo de emissão. Além disso, também é importante verificar o campo Transmissão. Sendo que em Homologação, apenas notas de testes são emitidas. Já em ambiente de Produção as notas passam a ter valor fiscal.

 

Tela 3 – Campos importantes na configuração de NFC-e

 

Observação: Ao configurar o campo Tipo emissão com a opção 9 – Contingência os campos Dt.contigência e Hr.contingência são preenchidos automaticamente, e ao escolher este tipo de emissão, é necessário preencher o campo Justif.contingência, para informar o motivo da emissão em contingência.

 

Tela 4 – Campos configurados para a emissão em Contingência

 

3.1.1 – Token e CSC

Os campos Id Token e CSC compõe o número da chave de acesso e, por isso, também devem ser preenchidos com atenção.

 

Para o Id do Token o campo deve conter no mínimo seis dígitos. Por isso, deve ser completado com zeros à esquerda. Por exemplo, se o Id do token for 1, é necessário preencher 000001 no campo Id Token Hom. ou Id Token Prod.

 

Tela 5 – Exemplo de preenchimento do ID do token

 

Observação: O token de homologação e de produção são configurados separadamente.

 

3.2 – Aba Caminho

Na primeira aba da janela de Configurações NFCe, a aba Caminho, são configurados os diretórios para armazenamento dos arquivos gerados pelo Triple One.

 

Tela 6 – Indique os diretórios para armazenamento dos XMLs

 

  • Diretório de envio: trata-se da pasta local onde são armazenados os XMLs enviados para a SEFAZ, mas ainda sem autorização.
  • Diretório distribuição: trata-se da pasta local onde são armazenados os XMLs já com autorização de uso da SEFAZ.
  • Diretório erro: trata-se da pasta local onde são armazenados os XMLs recusados pela SEFAZ.

 

Lembre-se de escolher uma pasta fora da instalação do próprio Triple One, assim, os arquivos não serão perdidos quando ocorrer atualização do Addon.

É possível digitar o caminho manualmente, no entanto, é mais fácil clicar nos botões localizados no final dos campos e selecionar o diretório na janela que é exibida.

 

Tela 7 – Janela para seleção dos diretórios da aba Caminho

 

3.3 – Aba WebServices

Para configurar os WebServices basta selecionar o Estado. O Triple One preencherá os links automaticamente. Atualmente, o Triple One atende a emissão de NFC-e para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Tela 8 – O Triple One faz a configuração dos WebServices automaticamente

 

3.4 – Aba Certificados

Na aba Certificados, clique no botão Carregar Certificados, depois, selecione a empresa a ser configurada.

 

Tela 9 – Aba para seleção de certificados

 

3.5 – Aba Proxy

O preenchimento dos campos na aba Proxy deve ser feito apenas se houver a configuração no ambiente.

 

Tela 10 – Campos para configuração de Proxy

 

3.6 – Aba Danfe NFC-e

Na aba Danfe NFC-e, é possível indicar o caminho para o arquivo RPT customizado e a pasta local para o logotipo. Os arquivos RPT para customização são enviados junto com os arquivos de instalação do Triple One.

 

Tela 11 – Aba de Danfe NFC-e

 

Ao selecionar a opção Limitar a quantidade de impressões de NFC-e para 1 cópia:

  • A impressão de NFC-es autorizadas e canceladas será realizada uma única vez, pela impressora padrão configurada no Windows, não exibindo nenhuma mensagem de confirmação. Mesmo que ocorra algum problema (físico) de impressão, não será mais possível fazer outra impressão.
  • Ao clicar novamente no botão Imprimir enquanto a impressão estiver em processamento, será exibida a mensagem: Aguarde a impressão da NFC-e!.
  • O botão Imprimir DANFE na aba NFCe do documento de marketing ficará habilitado, porém ao clicar, caso a NFC-e já tenha sido impressa será exibida a mensagem: Impressão da NFC-e já realizada.
  • O botão DANFE Estab. na aba NFCe do documento de marketing ficará habilitado, porém ao clicar, será exibida a mensagem: Impressão da via Estabelecimento da NFC-e desabilitada para esta empresa.
  • A opção de exportar o PDF do DANFE na aba NFCe do documento de marketing será desabilitada. Na tentativa de exportar o PDF, a seguinte mensagem será exibida: Exportação do PDF da NFC-e desabilitada para esta empresa.
  • As funções de exportar PDF do DANFE e o envio do PDF por e-mail na tela Envio/Armazenamento XML não estará disponível para as NFC-es.
  • A função de impressão em lote também seguirá a mesma regra, permitindo somente 1 impressão. Caso a NFC-e já tenha sido impressa, não será possível imprimi-la novamente.
  • Caso a NFC-e ainda não tenha sido autorizada ou cancelada, o botão Imprimir DANFE continuará com mesma função anterior e não haverá limitação de cópias.

 

Observação: A emissão de NFC-e também depende da configuração do módulo da NF-e – Nota Fiscal Eletrônica Federal, além das configurações próprias de NFC-e. Para a configuração deste módulo, consulte o manual de NF-e, disponível no portal de atendimento: http://chamados.skilljugaad.com.br/.

 

4 – CONFIGURAÇÃO DE ENVIO AUTOMÁTICO

O serviço de envio automático realiza de forma automática: o envio e o retorno das notas fiscais, do cancelamento e a retransmissão em caso de rejeição por falha de schema.

 

Primeiramente antes de configurar o serviço de envio e retorno automático das notas fiscais é necessário habilitar este serviço para a NFC-e.

 

Para habilitar esta funcionalidade deve-se primeiro definir em qual máquina o serviço de envio automático será instalado, pois este deve ser instalado em uma única máquina, que deve ter o certificado digital já instalado.

 

Tela 12 – Acesso as configurações da NFC-e

 

Tela 13 – Campo para configurar o Certificado Digital

 

Ao realizar estas configurações acesse o diretório de instalação do Triple One geralmente localizado em …\SAP\SAP Business One\AddOns\Skill\Triple One 9, localize o arquivo InstalarServicoEnvioNFe.bat. Execute este arquivo como administrador para que o serviço seja instalado.

 

Tela 14 – Clique com o botão direito do mouse para habilitar a função de executar o arquivo como administrador

 

Observação: Este arquivo só irá existir nos clients de Triple One que estejam na PL 106 ou superior da versão 1.21.13.20 do Triple One.

 

Ao final deste procedimento, a mensagem que a instalação foi concluída com sucesso, deve ser apresentada.

 

Tela 15 – Mensagem de conclusão com a informação de que a instalação foi completada

 

O serviço é instalado com o nome Skill T1 Envio Automatico NFe. Para realizar a configuração do serviço, localize este arquivo nos Serviços do Windows, e efetue um Logon como usuário da máquina ou servidor no qual o certificado digital está instalado. Ao realizar este procedimento, deverá ser apresentada, na coluna Log On As, a conta que foi configurada.

 

Tela 16 – Procedimento necessário para realizar o logon

 

Tela 17 – Informação na coluna Log On As

 

Em seguida, acesse o módulo Configuração de envio automático do Triple One, disponível no seguinte caminho de menu:

Triple One > NF-e – Nota Fiscal Eletrônica Federal > Configuração de envio automático

 

Tela 18 – Acesso à janela de configuração do serviço de envio automático

 

Ao acessar o módulo, a janela de configuração é exibida. Marque a opção de Habilitar envio automático de NF-e e selecione a Filial a ser configurada. Depois, no campo Considerar documentos a partir de, escolha a data inicial que será considerada pelo serviço e, no campo Intervalo de consulta de notas para envio (em minutos), informe o intervalo de tempo para que o serviço de envio automático seja executado.

A opção Deseja enviar e-mail automaticamente com XML e DANFE para NF-e autorizada? pode ser utilizada para que um e-mail também seja enviado automaticamente pelo serviço.

 

Tela 19 – Escolha a filial, a data inicial e o intervalo de execução do serviço

 

No quadro de Sequência de nota fiscal, são exibidas as sequências já criadas no sistema, selecione as sequências que deseja considerar no serviço de envio automático e, no quadro de Tipo de documento, escolhas os tipos de documentos de Saída e Entrada.

 

Tela 20 – Escolhas as sequências de notas e os tipos de documentos

 

Preencha os Dados para Conexão, tanto do Banco de Dados quanto do SAP, e clique no botão Atualizar para salvar as informações.

 

Tela 21 – Preencha os dados para conexão e clique em Atualizar

 

Por fim, clique no botão Gerar Arquivo de Configuração. O sistema exibe uma janela para escolher a pasta em que o arquivo de configuração será gravado.

 

Observação: Como o serviço utiliza outros arquivos do add-on, selecione a pasta do Triple One para que o arquivo seja gravado nela.

 

Tela 22 – O add-on cria a pasta já com o arquivo de configuração

 

Dentro da pasta ConfigXML, localizada no diretório de instalação do Triple One, será salvo o arquivo ConfigService.xml e uma nova pasta denominada EnvioAutoLog, que irá armazenar o log de mensagens do envio automático. Na pasta EnvioAutoLog serão criados dois arquivos, sendo que um gravará as informações das notas enviadas, e o outro, gravará as informações das notas retornadas. O padrão de nome destes arquivos é:

 

  • Arquivo de log das notas enviadas: aaaammdd.txt
  • Arquivo de log das notas retornadas: aaaammddret.txt

 

Tela 23 – Pastas localizadas dentro da pasta ConfigXML

 

Tela 24 – Exemplo de arquivo de log com as notas enviadas

 

Tela 25 – Exemplo de Arquivo de log com as notas retornadas

 

Observação: o arquivo Skill.ServiceSendAuto.exe NÃO deve ser executado.

 

Para iniciar o serviço de envio, localize o arquivo Skill T1 Envio Automatico, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo, e inicie a operação.

 

Tela 26 – Ao clicar com o botão direito, clique no Start para iniciar a operação

 

A coluna Status demonstra que o serviço foi iniciado.

 

Tela 27 – É possível observar que a operação foi iniciada pela mensagem exibida na coluna Status

 

Após a configuração do ambiente, insira um documento de marketing no SAP B1 e selecione o Atualizar Registro para visualizar as alterações de status da NFC-e.

 

4.1.1 – Desinstalação do Serviço de Envio Automático

Caso necessite realizar a desinstalação do serviço de envio automático, acesse o diretório de instalação do Triple One em …\SAP\SAP Business One\AddOns\Skill\Triple One 9, localize o arquivo DesinstalarServicoEnvioNFe.bat e execute este arquivo como administrador para que o serviço seja desinstalado. Ao final deste procedimento, deverá ser apresentada a mensagem de que a desinstalação foi realizada com sucesso.

 

Tela 28 – Arquivo a selecionar com o botão direito do mouse para realizar a desinstalação

 

Tela 29 – Mensagem apresentada ao desinstalar o serviço de envio automático

 

5 – INSERÇÃO DO DOCUMENTO DE MARKETING

Na inserção da Nota Fiscal de Saída, é importante o preenchimento dos campos Cliente, item, Código de imposto, Utilização, Preço unitário, CST para ICMS, CST para PIS e CST para COFINS, porém, ainda vale se atentar aos campos Consumidor Final e Indicador de Presença, em Campos definidos pelo usuário, acessível com o comando Crtl + Shift + U, ou pelo menu Visão, do próprio SAP Business One.

 

Tela 30 – Campos de usuário importantes para emissão da NFC-e

 

O modelo da nota fiscal também deve ser configurado. Selecione a aba Imposto e modifique a informação do campo Modelo para NFC-e.

 

Tela 31 – Modelo da nota é configurado na aba Imposto

 

Verifique se o código interno do modelo da nota é 53, caso contrário, mesmo que a descrição do modelo seja NFC-e, a aba NFCe não será habilitada no documento de marketing. Para configurar o modelo da nota, selecione a opção Informação do sistema, no menu Visão, do próprio SAP Business One.

 

Tela 32 – Opção para verificar código interno

 

Depois de habilitar esta opção, posicione o cursor do mouse em cima do campo Modelo e verifique no canto inferior esquerdo da tela, a informação.

 

Tela 33 – Posicione o cursor do mouse para verificar o código 53 no campo Modelo

 

Também é necessário que o Código do modelo fiscal na tabela ONFM, referente ao código interno 53, seja o 65, caso contrário o envio da NFC-e não será realizado.

 

Tela 34 – Código necessário para que não haja erro no envio da NFC-e

 

Observação: Para NFC-e, a identificação do destinatário é opcional dependendo do valor da operação. As informações complementares inseridas em Observações Iniciais e Finais e o Valor de ICMS Desonerado do documento de marketing são automaticamente carregados para o XML (tag <infCpL>) e para o DANFE.

 

5.1 – Informações de Pagamento

Para o preenchimento das tags do Grupo Informação de Pagamento da NFC-e, o sistema considera o pagamento realizado pelo módulo Contas a Receber do SAP B1, disponível no caminho:

Banco > Contas a receber > Contas a receber

 

Tela 35 – Tag <pag> define grupo específico de pagamento no XML

 

Observação: O pagamento também pode ser realizado antes da seleção do documento de marketing, utilizando a funcionalidade Meio de pagamento, disponível na barra de menu do SAP Business One.

 

Tela 36 – Botão Meio de pagamento para alternativa de pagamento da nota fiscal

 

Tela 37 – Janela para pagamento da nota fiscal

 

O modelo de NFC-e aceita os seguintes tipos de pagamento: Cheque, Cartão de crédito, Cartão de Débito, Dinheiro, Boleto e Transferência Bancária. Porém, ainda é possível configurar Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Combustível, Crédito Loja, Vale Presente e outros (Veja tópico 5.1.1 – Configuração de outras formas de pagamento).

 

Observações:

  • A tag <indPag> será gerada sempre que o documento de marketing possuir o modelo 65 (NFC-e), onde serão apresentadas os indicadores 0 = Pagamento à Vista ou 1 = Pagamento à Prazo quando existir mais de uma prestação.
  • Ao utilizar o tipo de pagamento Transferência Bancária será apresentado na tag <tpag> o valor 99 – Outros. Isto ocorrerá também caso seja utilizado outro tipo de pagamento, em conjunto com o de Transferência Bancária.

 

Outra opção para efetuar o pagamento, é utilizar o módulo de Nota Fiscal de Saída + Pagamento.

 

Tela 38 – Acesso ao módulo de nota de saída com pagamento

 

Neste módulo, após a inserção do documento, o SAP Business One já direciona o usuário para o recebimento da nota.

 

Observação: se não for realizado o recebimento da nota pelo módulo Contas a Receber, será considerado o campo de usuário Forma de Pagamento do documento de marketing. Caso o campo de usuário não esteja preenchido, será considerada a Forma de Pagamento da aba Contabilidade também do documento de marketing.

 

Tela 39 – Formas de pagamento do documento de marketing

 

Observação: Se o valor do documento de marketing for 0 (zero), será apresentada na tag <tPag> a informação selecionada no campo Forma de Pagamento.

 

5.1.1 – Configuração de Outras Formas de Pagamento

Para configurar os métodos de pagamento atendidos para a NFC-e, acesse o seguinte caminho de menu:

Administração > Configuração > Banco > Cartões de crédito

 

Tela 40 – Acesso à janela de configuração de formas de pagamento com cartão de crédito

 

Ao acessar a funcionalidade, a janela para configuração de cartões de crédito é exibida. Preencha as informações e selecione a forma de pagamento. Depois clique no botão Atualizar.

 

Tela 41 – Janela para cadastro de tipos de cartões de crédito

 

No momento de realizar o pagamento, as opções de cartão configuradas estarão disponíveis.

 

Tela 42 – Tipos de cartão de crédito cadastrados ficam disponíveis

 

5.2 – Detalhamento Específico de Combustíveis

Para informar o detalhamento do grupo de combustíveis no arquivo XML, é necessário acessar a janela de informações adicionais dos itens, disponível pelo botão Inf. Adic. Itens.

 

Tela 43 – Botão para acesso às informações adicionais dos itens

 

Ao acessar a janela, selecione a aba Combustível.

 

Tela 44 – Selecione a aba combustível para habilitar os campos de preenchimento

 

As informações devem ser preenchidas para cada item. Após a inserção das informações, clique no botão Atualizar, depois em OK.

 

6 – EMISSÃO DA NFC-e

Depois de inserir o documento de marketing corretamente, para fazer a emissão da NFC-e, é preciso acessar a nota inserida e, na aba de NFC-e, que é habilitada apenas depois da inserção do documento, deve-se clicar no botão Enviar NFCe – SEFAZ.

 

Tela 45 – Botão de emissão da NFC-e para a SEFAZ

 

Observação: Ao configurar o campo Tipo emissão, das Configurações com a opção 9–Contingência, o botão Contingência Off-line será habilitado na aba NFC-e do documento de marketing. Ao clicar neste botão serão salvos internamente os dados da chave de acesso para posteriormente serem utilizados na transmissão da NFC-e. Após o clique, o botão é substituído pelo Enviar NFC-e SEFAZ que estará disponível para envio da NFC-e à SEFAZ quando a operação se normalizar.

 

Tela 46 – Botão Contingência Off-line habilitado

 

Em seguida, para obter o retorno da nota, basta clicar no botão Retorno NFCe – SEFAZ, que aparece no lugar de Enviar NFCe – SEFAZ.

 

Tela 47 – Botão para pedir retorno sobre status da nota à SEFAZ

 

Em caso de autorização de uso, o campo Status da NFe e Mensagem SEFAZ, se atualizam com as mensagens Processado e Autorizado o uso da NF-e.

 

Tela 48 – Mensagem de retorno da SEFAZ

 

Observação: Caso a data do documento seja a mesma do dia do envio, o add-on considerará a Hora do envio como a Hora de emissão.

 

6.1 – Emissão em Lote

Para emitir NFC-e em lote, acesse a funcionalidade de Consultar Nota Fiscal, disponível no seguinte caminho de menu:

Triple One > NFe – Nota Fiscal Eletrônica > Consultar NF-e

 

Tela 49 – Acesso à janela de consulta de notas fiscais

 

Ao acessar a funcionalidade, a janela de consultas de notas fiscais é exibida. Escolha NFCe no campo Modelo, preencha os filtros para encontrar as notas desejadas e clique no botão Procurar. Os campos Tipo do documento e Status NF – SEFAZ precisam estar preenchidos.

 

Tela 50 – Filtre selecionando o modelo NFC-e e procure as notas desejadas

 

Ao encontrar as notas desejadas, selecione-as e clique no botão Enviar NFe – SEFAZ.

 

Tela 51 – Marque as caixas de seleção para enviar as notas desejadas

 

Observação: A opção de Arquivo Único envia todas as notas selecionadas em um só arquivo PDF para serem impressas. Esta opção não possui efeito quando selecionado o modelo NFCe.

 

Tela 52 – Opção de Arquivo Único

 

7 – IMPRESSÃO DO DANFE DA NFC-e

Para a impressão da NFC-e basta utilizar o botão Imprimir DANFE.

 

Tela 53 – Botão utilizado para impressão da nota

 

O documento será exibido com os dados prontos para impressão.

 

Tela 54 – Página pronta para impressão da NFC-e

 

7.1 – Impressão do DANFE em Lote

Para imprimir os DANFEs de NFC-e em lote, acesse a funcionalidade de Consultar Nota Fiscal, disponível no seguinte caminho de menu:

Triple One > NFe – Nota Fiscal Eletrônica > Consultar NF-e

 

Tela 55 – Acesso à janela de consulta de notas fiscais

 

Ao acessar a funcionalidade, a janela de consultas de notas fiscais é exibida. Escolha NFCe no campo Modelo, preencha os filtros para encontrar as notas desejadas e clique no botão Procurar. Os campos Tipo do documento e Status NF – SEFAZ precisam estar preenchidos.

 

Tela 56 – Filtre selecionando o modelo NFC-e e procure as notas desejadas

 

Ao encontrar as notas desejadas, selecione-as e clique no botão Imprimir Danfe – Lote.

 

Tela 57 – Marca as caixas de seleção para imprimir as notas desejadas

 

Observação: o sistema faz uma validação e só permite a impressão do DANFE de NFC-e com a forma de pagamento preenchida e com o status de autorizada.

 

8 – ENVIO POR E-MAIL E ARMAZENAMENTO DE XML DA NFC-e

Para enviar o XML da NFC-e acesse a funcionalidade Envio/Armazenamento de XML, disponível no seguinte caminho de menu:

Triple One > NFe – Nota Fiscal Eletrônica Federal > Envio/Armazenamento de XML

 

Tela 58 – Acesso à janela de envio/armazenamento de XML

 

Ao acessar o menu, a janela de Envio/Armazenamento XML é exibida. Os campos do cabeçalho servem apenas como filtros. Utilize os campos para listar as notas desejadas.

Se a empresa tiver filiais, não esqueça de escolher a filial desejada no campo correspondente.

 

Tela 59 – Utilize os campos do cabeçalho como filtro e selecione a filial

 

No campo Últimas Transações é possível definir o número máximo de documentos apresentados por procura.

 

Observação: O botão Limpar apaga as informações da procura e de todos os campos.

 

Ao pesquisar os documentos, eles são exibidos na tabela. Então, se for armazenar os arquivos XML, utilize a aba Exportar para disco rígido. para enviar os arquivos XML, utilize a aba Enviar para destinatário de email.

 

8.1 – Armazenamento

Para armazenamento de XML, utiliza-se a aba Exportar para disco rígido.

Ao utilizar os filtros e encontrar as notas desejadas, deve-se informar o caminho da pasta local onde serão gerados os arquivos. Para gravar o XML, configure o primeiro campo, Caminho do XML. Para gerar os arquivos DANFE, configure o segundo campo, Caminho do DANFE.

 

Tela 60 – Para armazenar os arquivos XML utilize a aba Exportar para disco rígido

 

Observação: As configurações do Nome do arquivo definem como serão gerados os arquivos XML e DANFE. Por Id NFe ou por Nº NFe + Série.

 

8.2 – Envio

O envio do XML e do DANFE pode ser feito para diferentes e-mails cadastrados no sistema. Na aba Enviar para destinatário de email, é possível escolher para quais endereços enviar uma cópia.

 

Tela 61 – Configurações para envio do XML e DANFE por e-mail

 

É possível configurar um Assunto e uma mensagem padrão, que será enviada a todos os endereços de e-mail cadastrados e selecionados.

 

A) O Email Parceiro é trazido do campo E-mail, disponível na aba Geral do Cadastro de parceiros de negócio.

 

Tela 62 – Campo considerado para o e-mail do parceiro

 

B) O Email Contato é carregado do campo E-mail, disponível na aba Pessoas de contato do Cadastro de parceiros de negócio.

 

Tela 63 – Campo considerado para e-mail em pessoas de contato

 

C) O Email Transportadora é carregado do campo E-mail, disponível na aba Geral do Cadastro de parceiros de negócio que for classificado como "transportadora".

 

Tela 64 – Campo considerado para e-mail da transportadora

 

Observação: o sistema entende como "Transportadora", o parceiro de negócio indicado no documento de marketing, na aba Imposto.

 

Os três campos são carregados automaticamente para o módulo de Envio/Armazenamento de XML, porém, é possível modificá-los manualmente, se for necessário na própria janela de Envio/Armazenamento de XML.

 

Tela 65 – E-mails trazidos dos cadastrados de PN

 

Observação: Os e-mails informados nesta tela não alterarão os cadastros de parceiros de negócio.

 

Para fazer o envio dos arquivos XML e DANFEs é necessário configurar a mensagem padrão e o assunto, depois, selecionar as notas, conferir os e-mails para envio e depois clicar no botão Atualizar.

 

Tela 66 – Configure a mensagem, selecione as notas, depois, clique em Atualizar

 

Observação: A funcionalidade de envio dos arquivos XML e DANFEs depende da correta configuração de SMTP, descritos nas configurações da NF-e na aba Email.

 

Ainda existem duas opções que ficam a escolha do usuário:

  • Enviar Chave de Acesso no assunto: copia o número da chave de acesso no assunto da mensagem no e-mail;
  • Enviar DANFE em PDF: anexa o DANFE em PDF no e-mail.

 

9 – CANCELAMENTO DA NFC-e

Antes de cancelar uma NFC-e, é necessário efetuar o estorno do contas a receber no SAP Business One. Para isso, acesse a janela de Contas a receber no seguinte caminho de menu:

Banco > Contas a receber > Contas a receber

 

Quando a janela se abrir, clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre e, depois, em Cancelar.

 

Tela 67 – Cancelamento da NFC-e feito com o botão direito do mouse na janela Contas a receber

 

Será exibida uma mensagem do sistema

 

Tela 68 – Mensagem do sistema para confirmação de cancelamento da NFC-e

 

Após o cancelamento do recebimento da NFC-e, deve-se cancelar também o documento de marketing. Acesse a janela Nota Fiscal de Saída, no seguinte caminho de menu:

Vendas > Nota Fiscal de Saída

 

Quando a janela se abrir, é necessário procurar pelo documento de marketing a ser cancelado. Depois de encontrá-lo, clique na aba da NFCe, então, clique com o botão direito em qualquer área livre da janela. A opção de cancelar o documento de marketing será exibida.

 

Tela 69 – Botão direito do mouse para cancelar o documento de marketing

 

Depois de selecionar a opção Cancelar, é necessário ainda preencher a justificativa de cancelamento na aba NFCe e atualizar o documento.

 

Tela 70 – Justifique o cancelamento da NFC-e e atualize o documento

 

Para efetivar o cancelamento da NFC-e, depois de atualizar o documento, o botão Cancelar NFCe – SEFAZ ficará disponível, clique nele.

 

Tela 71 – Botão para enviar o cancelamento à SEFAZ

 

O sistema ainda exibe uma mensagem de confirmação.

 

Tela 72 – Confirme o cancelamento

 

A confirmação de cancelamento é informada na aba NFCe, com a atualização do campo mensagem SEFAZ.

 

Tela 73 – Mensagem de cancelamento confirmado pela SEFAZ

 

10 – INUTILIZAÇÃO DA NFC-e

 

10.1 – Inutilização Individual

A inutilização de uma numeração de NFC-e é feita da mesma maneira que o cancelamento. Ou seja, é necessário cancelar o documento de marketing no SAP Business One, porém, depois desse cancelamento, em vez de clicar no botão Cancelar NFCe – SEFAZ, deve-se utilizar o botão Inut. NFCe – SEFAZ.

 

Tela 74 – Botão para enviar a inutilização para a SEFAZ aparece depois de atualização

 

O sistema exibe a mesma mensagem de confirmação.

 

Tela 75 – Confirme a ação de inutilização

 

10.2 – Inutilização em Lote

A inutilização da NFC-e em lote deve ser feita acessando o seguinte caminho de menu:

 

Triple One > NF-e – Nota Fiscal Eletrônica Federal > Inutilização de Numeração

 

Tela 76 – Acesso ao módulo para inutilização da NFC-e

 

A inutilização de numeração pode ser realizada de duas maneiras. Para documentos inseridos no SAP Business One, deve-se utilizar a aba Numeração utilizada. Já para os documentos não inseridos no SAP Business One, deve-se utilizar a aba Numeração não utilizada.

 

Tela 77 – Abas da janela de inutilização de numeração

 

10.2.1 – Aba Numeração Utilizada

Utilize os filtros no cabeçalho da janela para encontrar as notas a serem inutilizadas. É possível filtrar por Tipo de Documento, Data do Documento, Id do Documento ou Parceiros de Negócio. Depois clique no botão Procurar.

Se a empresa tiver filiais, não esqueça de escolher a Filial no campo correspondente.

 

Tela 78 – Selecione os filtros e procure pelas notas a serem inutilizadas

 

Com as notas exibidas na tela, é possível escolher mais de uma para fazer a inutilização. Basta marcar as caixas de seleção, depois clicar no botão Inutilizar NFe – SEFAZ, que é habilitado ao selecionar o primeiro documento.

 

Tela 79 – Selecione os documentos, depois, clique em Inutilizar NFe – SEFAZ

 

Observação: É necessário incluir uma Justificativa para inutilizar as notas.

           

Observação: Documentos autorizados e/ou cancelados não podem ter a numeração inutilizada.

 

A inutilização refere-se à comunicação com a SEFAZ e atualização do status do documento para a escrituração nas obrigações fiscais do Triple One. Portanto, o estorno do documento no SAP Business One para o cancelamento da operação e contabilização é de responsabilidade do usuário e deve ser feito normalmente.

 

10.2.2 – Inutilização em Lote

Para documentos que não foram inseridos no SAP Business One, na aba Numeração não utilizada, se a empresa tiver filiais, escolha a Filial no campo correspondente, depois, informe a faixa de numeração a ser inutilizada, nos campos Número Inicial NF e Número Final NF, o modelo 53-NFCe no campo Modelo, a Data de escrituração, a Série (se houver), informe a Justificativa e clique no botão Inutilizar NFe – SEFAZ.

 

Tela 80 – Tela para inutilização de numeração de NFC-e não utilizada

 

10.2.3 – Consultar Inutilizadas

A aba Consultar Inutilizadas serve apenas para conferir as numerações que foram inutilizadas.

Utilize os filtros no cabeçalho da janela para encontrar as notas, depois clique no botão Procurar. Se a empresa tiver filiais não se esqueça de escolher a Filial no campo correspondente.

No campo Últimas Transações é possível definir o número máximo de documentos apresentados por consulta.

 

Tela 81 – Utilize os filtros para encontrar as notas inutilizadas

 

Ao clicar no botão Procurar, as notas correspondentes aos filtros selecionados serão exibidas na tabela. Então, ao clicar na seta amarela de cada documento, é possível verificar o documento de marketing.

 

Tela 82 – Janela com documentos de numeração inutilizada

 

11 – CARTA DE CORREÇÃO DA NFC-e

Apenas para notas processadas, na aba NFC-e, é exibido o botão Carta de Correção.

 

Tela 83 – Botão habilitado no documento de marketing para NFC-e processada

 

Ao clicar no botão, a janela de Carta de Correção é exibida.

 

Tela 84 – Janela de Carta de Correção da NFC-e

 

Se já houver informação de Carta de Correção no SAP Business One para o documento, essa informação será exibida na tabela da aba Cartas de Correção Processadas.

Se houver informação apenas na SEFAZ, utilize o botão Consultar status da NFC-e para carregar essas informações para o SAP Business One.

 

Tela 85 – Utilize o botão de Consultar status da NFC-e para trazer informações da SEFAZ

 

Nesta mesma aba, ainda é possível utilizar os botões para as funções de Imprimir Carta de correção e Exportar XML.

 

Tela 86 – Botões para as funcionalidades de Imprimir a carta de correção e exportar XML

 

Para envio de novas informações, acesse a aba Carta de Correção. As correções devem ser descritas no campo Correções.

Se a data e hora da máquina, na qual o SAP Business One está instalado, forem diferentes da data e hora da SEFAZ, então o evento será rejeitado. Portanto, é necessário verificar a configuração da máquina local, ou fazer a modificação manualmente, no campo Data e hora do evento.

 

Tela 87 – Botões para inserir e enviar a carta de correção

 

Observação: É necessário confirmar se a UF do contribuinte permite a emissão de Carta de Correção eletrônica. Atualmente o Triple One está preparado para a emissão de Carta de Correção para os estados do Acre e do Amapá.

Updated on 13 de novembro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01