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PRS000 – PROFIS – DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre – RS

Versão 1.00 (20/11/2020)

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as funcionalidades do módulo DECWEB Serviços Tomados – Porto Alegre – RS do addon Triple One, desenvolvido para o SAP Business One.

 

O sistema atende à geração do arquivo referente à Relação de Serviços Tomados de acordo com o leiaute disponibilizado pela prefeitura de Porto Alegre.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – PREMISSAS

 

3.1 – Cadastro do Item

O cadastro do serviço deve ser realizado de forma individual, para possibilitar as devidas classificações e, o item deverá estar classificado como serviço, na tela Dados do Cadastro do Item.

 

Tela 1 – Classificação do item como serviço

 

3.2 – Documento de Marketing

Serão escriturados, apenas, os documentos escriturados no módulo Nota Fiscal de Entrada do SAP, com a sequência Externo.

 

Tela 2 – Documento de Marketing de Entrada

 

4 – CONFIGURAÇÕES

O módulo DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre, pode ser acessado pelo seguinte caminho:

Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Arquivos digitais > DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre

 

Tela 3 – Módulo DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre

 

Tela 4 – Geração do Arquivo – DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre

 

Ao clicar no botão Configuração, será aberta a tela Configuração – DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre. Nela, devem ser informados:

  • Campo Modelo: os modelos de documento que devem ser considerados na escrituração;
  • Campo Aplicável: se os documentos informados devem ser escriturados apenas quando o serviço tomado for de fora do município ou, em todos os casos;
  • Campo Tipo Documento: a classificação dos documentos de acordo com as opções da própria prefeitura.
  • Campo Tipo de Escrituração: o tipo de escrituração de acordo com as opções da própria prefeitura.

 

Tela 5 – Configuração – DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre

 

Caso seja necessário remover alguma informação inserida, selecione a linha referente a ela, e, em seguida, clique em Remover. Para salvar as informações, é necessário clicar no botão Atualizar.

 

Tela 6 – Selecione o botão Remover para excluir as informações cadastradas

 

5 – GERAÇÃO DO ARQUIVO

Ao acessar o módulo, DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre, a tela Geração do Arquivo – DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre é aberta.

Informe os filtros (Empresa, Data De, Até, Status), e clique no botão Consultar. Também é possível filtrar pelo nome do PN, utilizando o campo Nome.

 

Tela 7 – Filtros para a Consulta dos documentos

 

Observação: Ao abrir a tela Geração do Arquivo – DECWEB – Serviços Tomados – Porto Alegre, será realizada, de forma automática, uma consulta de documentos com a data inicial e final do mês da data atual, onde serão exibidos somente os documentos com status Não gerados.

 

Para realizar a geração do arquivo, selecione as linhas dos documentos consultados, anteriormente, e por fim clique no botão Gerar Arquivo.

 

Tela 8 – Clique no Botão Gerar Arquivo

 

Um arquivo TXT é gerado com as informações de todos os documentos selecionados e será salvo numa pasta com o nome DECWEB, na pasta de ampliações. Por meio do botão Pasta DECWEB é possível acessar a pasta.

 

Observação: o campo Simples Nacional indica se o Fornecedor é optante ou não pelo Simples Nacional e, por padrão este campo será preenchido com 0 – Não.

 

Após gerar o arquivo, as notas só aparecem na tela se o Status estiver como Gerados.

 

5.1 – Regras de Geração dos Campos do Arquivo

As informações da nota de serviço tomado serão escrituradas, nos campos descritos nos tópicos a seguir, tendo como base as informações do Cadastro do Item, Cadastro do PN e Documento de Marketing.

 

5.1.1 – Campo Tipo de lançamento

O campo será preenchido com a opção N.

 

5.1.2 – Campo Data de Pagamento

Será preenchido com a data de vencimento do documento, informada no campo Dt. Vencimento.

 

Tela 9 – Campo Dt. Vencimento

 

5.1.3 – Campo Valor Dedutível

Neste campo, haverá a escrituração dos valores de retorno, inseridos no campo Valor da Dedução e/ou Valor de Materiais a Deduzir.

 

Tela 10 – Documento de marketing com o Valor da dedução no código de imposto

 

Tela 11 – Documento de marketing com Valor de materiais a deduzir no código de imposto do item

 

5.1.4 – Campo Inscrição Municipal do Prestador

Conforme orientações da prefeitura de Porto Alegre – RS, a Inscrição Municipal do Prestador será gerada em branco.

 

5.1.5 – Campo Alíquota da Substituição Tributária

Será escriturada a alíquota utilizada no imposto retido, do tipo ISS do documento de marketing.

 

Tela 12 – Campo alíquota do Imposto Retido

 

5.1.6 – Campo Imposto Retido

O Imposto retido por substituição tributária será preenchido se houver ISS Retido no documento de marketing.

 

Tela 13 – Campo Valor IRF referente à composição ISS retido

 

5.1.7 – Campos Não Gerados

  • Tipo de Serviço
  • Imposto Retido por Responsabilidade Solidária
  • Número Sequencial da Obra
  • Matricula da Obra
  • Percentual de Redução de Base de Cálculo
  • Valor de Materiais utilizado pela Subempreitada
  • Valor Terceirizado pela Subempreitada
  • Imposto Pago pelas Terceirizadas
  • Imposto Retido por Falta de Cadastro no CPOM
  • Alíquota de Imposto Retido por Falta de Cadastramento no CPOM
Updated on 20 de novembro de 2020

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