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PRT00 – PROFIS – GISS – Remessa Tomador

Versão 1.02 (22/06/2022)

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as funcionalidades do módulo GISS Remessa – Tomador do addon Triple One, desenvolvido para o SAP Business One.

 

Nesse momento, o módulo atende os leiautes: Serviços Tomados Com Nota no país (T | 1) e Serviços Tomados Sem Nota no país (P | 2) para os municípios de Hortolândia, Jundiaí, Paulínia, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – PREMISSAS

 

3.1 – Cadastro do Item

O cadastro do serviço deve ser realizado de forma individual, para possibilitar as devidas classificações e, o item deverá estar classificado como serviço, na tela Dados do Cadastro do Item.

 

Tela 1 – Cadastro do Item

 

3.2 – Documento de Marketing

Serão escriturados, apenas, os documentos escriturados no módulo Nota Fiscal de Entrada do SAP, com a sequência Externo.

 

Tela 2 – Documento de Marketing de Entrada

 

4 – CONFIGURAÇÕES

O módulo GISS Remessa – Tomador pode ser acessado pelo seguinte caminho:

Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Arquivos digitais > GISS Remessa – Tomador

 

Tela 3 – Acesso ao módulo GISS Remessa – Tomador

 

Tela 4 – Tela Geração do Arquivo – GISS Remessa

 

Clique no botão Configuração para habilitar a tela Configuração – GISS Remessa. Nela, devem ser informados:

  • no campo Modelo: os modelos de documento que devem ser considerados na escrituração;
  • no campo Tipo de Entrada: se o serviço tomado possui ou não Nota Fiscal.

 

Tela 5 – Configuração – GISS Remessa

 

Caso seja necessário remover alguma informação inserida, selecione a linha referente a ela, e seguida clique em Remover. Para salvar as informações, é necessário clicar no botão Atualizar.

 

5 – GERAÇÃO DO ARQUIVO

Ao acessar o módulo, GISS Remessa – Tomador, a tela Geração do Arquivo – GISS Remessa é aberta.

Informe os filtros (Empresa, Data De, Até, Status) e clique no botão Consultar. Também é possível filtrar pelo nome do PN, utilizando o campo Nome.

 

Tela 6 – Filtros para a consulta dos documentos

 

Tela 7 – Exemplo de apresentação dos documentos de acordo com os filtros

 

Observação: Ao abrir a tela Geração do Arquivo – GISS Remessa, será realizada, de forma automática, uma consulta de documentos com a data inicial e final do mês da data atual, onde serão exibidos somente os documentos com status Não gerados.

 

Para realizar a geração do arquivo, selecione as linhas dos documentos consultados, anteriormente, e por fim clique no botão Gerar Arquivo.

 

Tela 8 – Clique no Botão Gerar Arquivo

 

Um arquivo .DAT é gerado com as informações de todos os documentos selecionados e será salvo numa pasta com o nome GISSREMESSA, no local indicado na pasta de ampliações. Por meio do botão Pasta GISS é possível acessar a pasta.

 

Após gerar o arquivo, as notas só aparecem na tela se o Status estiver como Gerados:

 

Tela 9 – Documento com status Gerados

 

Observações sobre as colunas da tela de geração:

  • Gerado em: exibe a data e hora em que a nota foi gerada em algum arquivo de remessa;
  • Documento: exibe o módulo em que o documento foi inserido no SAP;
  • Doc Interno SAP: exibe o número DocEntry do documento de marketing;
  • Nota Fiscal: exibe o número inserido no campo Nº NF do documento de marketing;
  • Série: exibe o número inserido no campo Série do documento de marketing;
  • Situação: indica o status da nota, Normal ou Cancelada no SAP;
  • Data do Serviço: exibe a data preenchida no campo de usuário Data da aquisição/prestação do documento de marketing. Se esse campo não estiver preenchido, será considerada a data do campo Data do Documento;
  • Simples Nacional: exibe as opções Não Optante e Optante, para preenchimento manual pelo usuário. O sistema carregará como padrão, de forma automática, a opção Não optante;
  • Código Prest.: exibe o código do Parceiro de Negócio do documento de marketing;
  • Nome: exibe a informação do campo Nome do Cadastro do PN;
  • Valor Serviços: exibe o valor do documento de marketing;
  • Valor Deduções: exibe o valor da coluna Deduções da tela Valor do imposto (MC) do documento de marketing;
  • Alíquota: exibe o valor da coluna Alíquota da tela Valor do imposto (MC);
  • Código Serviço: exibe o código preenchido na tela de Cadastro do Código do Serviço, do T10 Extreme. Caso não esteja preenchido, verifica o campo de usuário Código Municipal do Serviço, do Cadastro do item;
  • SubItem Lista: exibe o código preenchido no campo de usuário Item Lista de Serviços, do Cadastro do item;
  • Tipo de Tributação: exibe o tipo informado no campo de usuário Tipo de Tributação, do documento de marketing;
  • Ind. Prestador: exibe a opção CNPJ ou CPF no campo, conforme as Identif.fiscais, do Cadastro do PN. No arquivo serão convertidos para 1 (Pessoa Física) ou 2 (Pessoa Jurídica);
  • CPF/CNPJ: exibe apenas os números informados nas Identif.fiscais, da aba Imposto, do documento de marketing;
  • Prestador: se o Código do Município, da aba Imposto, do documento de marketing, for igual ao Município da empresa (Detalhes da empresa/Configuração de Filiais), será exibido S (Estabelecido). Se for diferente será exibido N (Não estabelecido);
  • Local da Prestação: se o Código do Município, da aba Imposto, do documento de marketing, for igual ao Município da empresa (Detalhes da empresa/Configuração de Filiais), será exibido D (Dentro do Município). Se for diferente será exibido F (Fora do Município);
  • IM: exibe o número da Inscrição Municipal, das fiscais, da aba Imposto, do documento de marketing;
  • IE: exibe o número da Inscrição Estadual, das fiscais, da aba Imposto, do documento de marketing;
  • IE Isento: se a opção Insen.InsEst., das Identif.fiscais, da aba Imposto, do documento de marketing estiver selecionada, será exibido S (Isento). Caso contrário, N (Não Isento);
  • Tipo Log.: exibe a informação do campo Tipo de logradouro, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • Endereço: exibe a informação do campo Rua/caixa postal, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • Complemento: exibe a informação do campo Complemento, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • Bairro: exibe a informação do campo Bairro, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • Cidade: Exibe a informação do campo Município, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • Estado: exibe a informação do campo Estado, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • CEP: exibe a informação do campo CEP, do Pagar a, da aba Endereço, do Cadastro do PN;
  • Discriminação: exibe a informação do campo Descrição, do Cadastro do Item;
  • Modelo: exibe a informação do campo Modelo, do documento de marketing.
Updated on 22 de junho de 2022

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