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RUR000 – PROFIS – Produtor Rural – Manunal Completo

Versão 1.03 (26/08/2020)

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as funcionalidades do módulo Produtor Rural do addon Triple One, desenvolvido para o SAP Business One.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – FUNCIONALIDADES DO MÓDULO PRODUTOR RURAL

O Produtor Rural é encontrado sob o menu PROFIS – Procedimentos Fiscais do Triple One.

 

Tela 1 – Acesso ao módulo Produtor Rural

 

Nesse módulo ficam disponíveis os menus:

  • Produtor Rural Digital: gera o arquivo do LCDPR – Livro Caixa Digital do Produtor Rural. O LCDPR é uma nova obrigação instituída por meio da IN 1848/2018. A primeira entrega refere-se ao ano-calendário de 2019 para os produtores que obtiveram receita bruta superior a R$ 7,2 milhões no ano.
  • Livro Caixa – Produtor Rural: gera um relatório para apoio no lançamento das informações no programa do Livro Caixa da Receita Federal.

 

4 – PRODUTOR RURAL DIGITAL

O módulo Produtor Rural Digital possibilita a geração do arquivo do Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

 

4.1 – Configurações

 

4.1.1 – Cadastro de Conta Contábil

Para que o lançamento contábil seja carregado para o arquivo do LCDPR, o campo de usuário [T1-LCDPR] – Tipo Conta da conta contábil precisa ser classificado com uma das opções abaixo:

  • Conta Bancária
  • Espécie (000)
  • Em trânsito (999)

 

Tela 2 – Classificação da conta contábil para o LCDPR

 

Observação: Como padrão, o campo é apresentado como Não relevante para LCDPR.

 

4.1.2 – Cadastro de Conta Bancária

As informações das contas bancárias são geradas com base no cadastro de contas bancárias do SAP:

Administração > Definição > Banco > Contas bancárias da empresa

 

Tela 3 – Cadastro de Conta Bancária do SAP

 

Observação: a conta contábil configurada para os lançamentos da conta bancária deve estar classificada como 01 – Conta Bancária conforme tópico 4.1.1.

 

4.1.3 – Documento Fiscal / Lançamento Contábil

A escrituração dos lançamentos no Livro Caixa Digital exige informações próprias. Para isso, foram disponibilizados campos no documento de marketing e no lançamento contábil manual para preenchimento.

 

Tela 4 – Campos disponíveis no documento de marketing para o complemento das informações necessárias para o LCDPR

 

Tela 5 – Campos disponíveis no lançamento para o complemento das informações necessárias para o LCDPR

 

Observações:

  • O campo [T1-LCDPR] – Código Imóvel deve ser preenchido com um dos códigos cadastrados de acordo com o tópico 4.1.4.
  • O campo [T1-LCDPR] – Número Documento deve ser preenchido apenas quando o lançamento não possuir como origem um documento de marketing. Para a geração do arquivo será considerado o número, campo Nº NF, da aba Imposto, do documento de marketing. Inclusive, nos casos de lançamentos efetuados pelos módulos Contas a Pagar e Contas a Receber, o sistema busca o número do documento referente à operação.
  • O campo [T1-LCDPR] – Tipo Documento deve ser classificado de acordo com as opções previstas no leiaute: Nota Fiscal, Fatura, Recibo, Contrato, Folha de Pagamento ou Outros.
  • O campo [T1-LCDPR] – Código PN deve ser preenchido apenas quando não existir a possibilidade de identificação do parceiro de negócio na operação pelo SAP.
  • O campo [T1-LCDPR] – Tipo Lançamento deve ser classificado de acordo com as opções previstas no leiaute: Receita da Atividade Rural, Despesas de custeio e investimentos, Receita de produtos entregues no ano referente a adiantamento de recursos financeiros.
  • O campo [T1-LCDPR] – ID Participante deve ser preenchido quando não for possível identificar o parceiro de negócio pelo lançamento.

 

4.1.4 – Cadastro de Imóveis

O cadastro dos imóveis rurais deve ser realizado em:

Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Produtor Rural > Produtor Rural Digital > Cadastro de Imóveis

 

Tela 6 – Acesso ao módulo para cadastro de imóveis

 

Ao clicar em Novo, a tela abaixo é apresentada para o cadastro das informações dos imóveis:

 

Tela 7 – Aba Geral para Cadastro dos Imóveis

 

Na aba Geral:

    • O Código Imóvel é de livre preenchimento. Além de ser informado no arquivo, esse código é utilizado para a identificação do imóvel nos lançamentos do livro caixa.
    • O Nome também é de livre preenchimento.
    • No campo Participação deve ser informada a participação da pessoa física na exploração do imóvel.
    • A opção Efetuar rateio dos valores conforme participação possibilita gerar o arquivo com os valores proporcionais à participação do CPF indicada no campo Participação.
    • As opções apresentadas no campo Moeda são as cadastradas no SAP em Administração > Definição > Finanças > Moedas. No arquivo gerado, será exibido o código do campo Código Moeda ISO.

 

Na aba Endereço, deve ser fornecido o endereço do imóvel.

 

Tela 8 – Aba Endereço para Cadastro dos Imóveis

 

E, na aba Terceiro, devem ser informados os dados das partes envolvidas, bem como, o percentual de participação na exploração do imóvel rural.

 

Tela 9 – Aba Terceiro para informar as partes envolvidas na exploração do imóvel rural

 

4.2 – Livro Caixa Digital

A geração do arquivo Livro Caixa Digital do Produtor Rural está disponível em:

 

Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Produtor Rural > Produtor Rural Digital > Livro Caixa Digital

 

Tela 10 – Acesso à geração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural

 

O primeiro passo é clicar em Novo. A tela abaixo é aberta para a geração das informações do período:

 

Tela 11 – Tela para a geração das informações do Livro Caixa Digital

 

Ao selecionar o CPF, o telefone e os dados do endereço já são preenchidos automaticamente na aba Geral. O Ano deve ser selecionado e as demais informações dessa aba devem ser inseridas.

Após a finalização das informações na aba Geral, ao clicar em Atualizar, o botão Carregar Ano é habilitado.

 

Tela 12 – Habilitação do botão Carregar Ano

 

O botão Carregar Ano carrega os lançamentos de janeiro a dezembro das contas contábeis classificadas conforme tópico 4.1.1. Esses lançamentos podem ser verificados nas respectivas abas dos meses.

 

Tela 13 – Exemplo de lançamentos carregados para o mês de Março

 

As informações são carregadas para a tela de acordo com o lançamento contábil – tópico 4.1.3. Por meio da seta amarela, é possível visualizar e, editar ou incluir dados para o respectivo lançamento. Os saldos são apresentados mensalmente.

 

Em cada mês, também é possível incluir ou remover novos lançamentos de forma manual, ou carregar os lançamentos apenas do próprio mês, por meio dos botões Novo, Remover e Carregar Mês.

 

Tela 14 – Opções para incluir, remover ou carregar lançamentos do mês

 

Observação: se for configurada a opção Efetuar rateio dos valores conforme participação os valores serão apresentados de acordo com o percentual informado em Participação – tópico 4.1.4.

 

Por fim, basta gerar o arquivo acessando a tela do período, ou selecionando na tela inicial.

 

Tela 15 – Possibilidade de geração do Livro Caixa Digital por meio da tela do período

 

Tela 16 – Possibilidade de geração do Livro Caixa, selecionando o arquivo por meio da tela inicial

 

4.3 – Local Para Armazenamento dos Arquivos Gerados

A pasta de ampliações é a pasta que armazena os arquivos gerados pelo Triple One. É importante escolher uma pasta diferente da pasta do próprio Triple One, para que os arquivos não sejam perdidos quando ocorrer atualizações no add-on.

A escolha desta pasta é feita na janela de Configurações gerais, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Inicialização do sistema > Configurações gerais

Selecione a aba Caminho e indique a pasta onde devem ser gravados os arquivos gerados no campo Pasta de ampliações:

 

Tela 17 – Configuração da Pasta de ampliações

 

5 – LIVRO CAIXA – PRODUTOR RURAL

O módulo Livro Caixa – Produtor Rural gera um relatório para apoio no lançamento das informações no programa do Livro Caixa da Receita Federal.

 

5.1.1 – Configuração do Relatório Livro Caixa – Produtor Rural

Para a geração do Livro Caixa é necessário configurar os Itens da linha do fluxo de caixa, disponível no seguinte caminho de menu:

Administração > Configuração > Finanças > Itens da linha do fluxo de caixa

 

Tela 18 – Configuração dos itens da linha do fluxo de caixa

 

No Plano de contas, a opção Relevante para fluxo de caixa deve estar marcada para as contas que farão parte do Livro Caixa.

 

Tela 19 – Configuração do plano de contas para o fluxo de caixa

 

Todos os lançamentos efetuados nas contas configuradas com relevância para fluxo de caixa devem ter o campo Item do formulário primário preenchido de acordo com a configuração dos Itens da linha do fluxo de caixa.

 

Tela 20 – Configuração dos lançamentos contábeis

 

Em Modelos relatórios financeiros, configure o tipo Demonstração do fluxo de caixa.

Finanças > Modelos relatórios financeiros

 

Tela 21 – Configuração do modelo de relatório financeiro

 

Observação: O Livro Caixa será gerado com base neste relatório, sendo que no detalhamento do lançamento será exibido o segundo nível do modelo de relatório e no agrupamento mensal será utilizado o primeiro nível do modelo de relatório.

 

5.1.2 – Geração do Relatório Livro Caixa – Produtor Rural

Para gerar o relatório Livro Caixa da Atividade Rural, acesse o seguinte caminho de menu:

Triple One > PROFIS – Procedimentos Fiscais > Produtor Rural > Livro Caixa – Produtor Rural

 

Tela 22 – Acesso à funcionalidade de geração do relatório Livro Caixa da Atividade Rural

 

Ao acessar a funcionalidade, a janela de Livro Caixa é exibida. Se a empresa for multifilial, clique no botão do campo Empresa para configurar a centralizadora e as filiais que deseja incluir no relatório.

 

Tela 23 – Botão para configuração das empresas que compõe o relatório

 

Na janela que é exibida, escolha apenas uma empresa para centralizar a geração do relatório, marcando-a nas duas colunas, Selecionar e Centralizador, para as demais empresas marque apenas a coluna Selecionar.

 

Tela 24 – Configuração das empresas para compor o relatório do Livro Caixa de Produtor Rural

 

Por fim, indique a Faixa de Datas e o Modelo do relatório, depois, clique no botão Gerar.

 

Tela 25 – Janela de geração do relatório Livro Caixa da Atividade Rural

 

Observação: Para empresas de base única, o botão do campo Empresa não é habilitado.

 

O Livro Caixa será gerado em formato Crystal Reports, então, é possível imprimir ou salvar o arquivo.

Updated on 1 de setembro de 2020

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