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SRS000 – Administrador De Consultas – Integração SERASA – Manual Completo

Versão 1.00 (15/09/2020)

 

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as funcionalidades do módulo Administrador de Consultas – Integração SERASA do addon T10 Extreme, desenvolvido para o SAP Business One.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – PREMISSAS

O módulo do Administrador de Consultas – Integração SERASA realiza a integração com o serviço de consulta sobre restrição financeira da SERASA. A integração será realizada a partir do Produto Relato Sintético IP20 da SERASA.

 

Como premissa, é necessário que a empresa contrate este serviço de análise de crédito junto à SERASA.

 

4 – CONFIGURAÇÕES

Para configurar o sistema, clique no botão Configurar, da tela do Administrador de Consultas – Integração Serasa.

 

Tela 1 – Para realizar a configuração, clique no botão Configurar

 

4.1 – Aba Empresas

Na aba Empresas, ao clicar no botão Cadastrar, a tela Cadastro de Empresas – Integração Serasa é habilitada. Nesta tela, é necessário selecionar a empresa, cadastrada no SAP Business One, no campo Empresa SAP, além de preencher os campos Razão Social e Nome Fantasia.

 

Tela 2 – Preencha as informações de acordo com a empresa selecionada

 

O Login Serasa e a Senha Serasa devem ser obtidos junto à SERASA. O cadastro dessas informações fica vinculado ao usuário do SAP.

 

Ao finalizar a operação clique no botão OK.

 

4.2 – Aba IP20 – Relato

Na aba IP20 – Relato, ao clicar no botão Configurar, a tela Configurações – Serasa IP20 Relato – Integração Serasa é aberta para a configuração dos parâmetros de envio da consulta.

 

Tela 3 – Clique no botão para configurar a consulta SERASA

 

Tela 4 – Insira os dados de acordo com a consulta que deseja realizar

 

Observações:

  • A utilização do ambiente de Homologação também deve ser contratada junto à Serasa.

 

Ao finalizar a operação clique no botão OK.

 

5 – CONSULTAS

Para realizar a consulta, na tela Administrador de Consultas – Integração Serasa, é preciso selecionar a Empresa e o Parceiro de Negócios no campo Cód. PN.

 

Tela 5 – Tela Administrador de Consultas – Integração Serasa

 

Clique no botão Consultar Serasa / Consultar IP20 Relato – 01 para concretizar a operação. Será apresentada uma mensagem de alerta do sistema, solicitando a confirmação da operação.

 

Após a confirmação da operação, as informações da consulta, serão apresentadas nas respectivas colunas.

 

Tela 6 – Exemplo de consulta realizada

 

Observação: Serão listadas todas as consultadas realizadas para o PN escolhido, sendo apresentadas em ordem cronológica da consulta mais recente para a consulta mais antiga.

 

Clicando na seta amarela, da coluna CNPJ, são apresentadas a Pontuação (Score), a Probabilidade de Inadimplência (Mensagem) e demais informações referentes ao CNPJ consultado (Outras Info.).

 

Tela 7 – Detalhes do CNPJ consultado

 

5.1 – Detalhes – Parceiro de Negócios

Após realizar a consulta, os dados retornados são também gravados em campos de usuário do PN.

 

Tela 8 – Campos com as informações retornadas da Consulta Serasa

Updated on 2 de outubro de 2020

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