1. Home
  2. Triple One Cloud - Hosted by SAP
  3. Triple One Cloud – Hosted by SAP

Triple One Cloud – Hosted by SAP

Versão 1.0 (05/10/2020)

1 – APRESENTAÇÃO

Esse manual apresenta as principais orientações sobre o funcionamento do Triple One Cloud para o ambiente B1 Cloud Hosted by SAP.

 

2 – INFORMAÇÕES INICIAIS

As informações que aparecem nas telas deste manual, utilizadas para preencher os campos do sistema, servem apenas para exemplificação e não devem ser consideradas como orientação sobre o conteúdo a ser preenchido ou sobre as regras fiscais vigentes. Sendo assim, cada usuário é responsável por toda informação a ser inserida no seu próprio sistema. Todos os exemplos foram elaborados na configuração padrão do SAP Business One.

Para facilitar a interpretação deste manual, utilizamos a cor azul para identificar o nome de qualquer campo de preenchimento, nome de tela ou dado do sistema e a cor verde foi utilizada para indicar os caminhos de menus a serem seguidos.

 

A reprodução deste manual, ou de parte dele, é proibida.

 

3 – TRIPLE ONE CLOUD

O Triple One Cloud foi desenvolvido especificamente para o ambiente B1 Cloud Hosted by SAP. Este ambiente é uma plataforma que hospeda o SAP Business One em uma nuvem gerenciado pela própria SAP.

 

Todos os add-ons precisam passar por um processo de qualificação junto à SAP, para garantir a compatibilidade de instalação e execução neste ambiente.

 

O Triple One Cloud atende a todas as premissas solicitadas pela SAP e, portanto, foi qualificado para ser executado no ambiente B1 Cloud hosted by SAP. Porém, para atender aos pré-requisitos solicitados, algumas alterações foram implementadas, diferenciando em alguns aspectos do Triple One "tradicional", as quais serão listadas neste manual.

 

No B1 Cloud Hosted by SAP, a instalação do add-on é realizada pela SAP, mas quem fornece o instalador do add-on é o parceiro SAP (VAR).

 

O download do instalador do Triple One CLOUD pode ser realizado por meio do nosso portal de atendimento (http://chamados.skilljugaad.com.br/). Na página Comunicados, localize o menu Downloads e em seguida clique no link referente ao Triple One CLOUD (B1 Hosted By SAP). Lembramos que só está disponível o download da versão LightWeight para 64 bits, que são as opções suportadas no ambiente B1 Hosted By SAP.

 

4 – FUNCIONAMENTO

 

4.1 – Configurações Regionais

Não é necessário realizar alterações na máquina, pois o add-on está configurado pra considerar a configuração regional como Português Brasil.

 

4.2 – Server

O Server só pode ser acessado e executado pelo menu do Triple One.

 

Tela 1 – Menu Atualizar banco de dados

 

Observação: Caso tente executar a atualização do add-on, não possuindo a licença do mesmo, será apresentada a seguinte mensagem de alerta:

 

Tela 2 – Mensagem de alerta do sistema referente à Licença

 

Mesmo sem licença, será apresentado um menu reduzido com os módulos Suporte e Configurações.

 

Tela 3 – Módulos disponibilizados quando não há licença

 

4.3 – Importação e Exportação de arquivos .xls

Neste ambiente, como em princípio não há produtos Microsoft Office instalados, não é possível realizar quaisquer exportações ou importações de arquivos .XLS (Excel).

 

4.4 – NF-e e NFC-e

 

4.4.1 – Envio Automático

A configuração para o envio automático da NF-e e da NFC-e deve ser feita na aba Envio Automático, das Configurações NF-e Federal.

A opção Enviar a NF-e/NFC-e automaticamente* ao inserir/atualizar os formulários(tela) de documento de marketing** deve estar selecionada. Também devem ser selecionadas a Sequência de nota fiscal e o Tipo de documento.

 

Tela 4 – Campos para a configuração do envio automático de NF-e

 

Após realizar as configurações, basta inserir ou atualizar o documento de marketing que o envio será realizado automaticamente.

 

Observações:

  • No ambiente B1 Cloud Hosted by SAP não é possível instalar o serviço de envio automático, por esse motivo, para que o envio automático aconteça, é necessário selecionar a opção Enviar a NF-e/NFC-e automaticamente* ao inserir/atualizar os formulários(tela) de documento de marketing**.
  • Para que o envio automático ocorra, o add-on precisa estar conectado no momento da inserção/atualização do documento.
  • Serão enviadas apenas notas com a Finalidade 1-Normal, exceto notas de importação e exportação.
  • Serão exibidas na tabela Sequência de nota fiscal, as sequências de nota manual tanto para NF-e quanto para NFC-e e mais as sequências de nota atribuídas para a empresa de Modelo NF-e (Código interno SAP 39) ou NFC-e (Código interno SAP 53).
  • Se o campo de usuário Ignorar envio automático do documento de marketing estiver preenchido com Sim, mesmo que o envio automático esteja ativado, o documento não será enviado automaticamente.

 

4.4.2 – Certificados Digitais – NF-e

Para a utilização do certificado digital é necessário selecionar o arquivo .pfx (da pasta compartilhada do ambiente) e informar a senha na aba Geral, da tela Configurações NF-e Federal.

 

Tela 5 – Configuração do Certificado Digital para envio da NF-e

 

4.4.3 – Certificados Digitais – NFC-e

Para a utilização do certificado digital é necessário selecionar o arquivo .pfx (da pasta compartilhada do ambiente) e informar a senha na aba Caminhos, da tela Configurações NFC-e.

 

Tela 6 – Configuração do Certificado Digital para envio da NFC-e

 

4.5 – NFS-e

 

4.5.1 – Envio Automático

O envio automático de NFS-e, no ambiente B1 Cloud Hosted by SAP, só está disponível para as prefeituras de Campinas – SP, Campo Grande – MS, Corumbá – MS, Fortaleza – CE, São Paulo – SP, Sorocaba – SP e Rio de Janeiro – RJ. Deve ser configurado na aba Envio Automático, da tela de Configurações Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

 

Tela 7 – Campos para a configuração do envio automático de NFS-e

 

Observação: Para as prefeituras de: Campinas – SP, Campo Grande – MS, Fortaleza – CE, Sorocaba – SP e Rio de Janeiro – RJ será realizado somente o envio, havendo, portanto, a necessidade dos usuários realizarem o retorno das notas manualmente.

 

4.5.2 – Certificados Digitais – NFS-e

Para a utilização do certificado digital é necessário selecionar o arquivo .pfx (da pasta compartilhada do ambiente) e informar a senha na aba Certificado Digital, da tela de Configurações Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

 

Tela 8 – Configuração do Certificado Digital para envio da NFS-e

 

4.5.3 – Impressão – NFS-e

Ao clicar no botão Imprimir NFS-e, do documento de marketing, será apresentada uma mensagem com o link de impressão do documento. Este link pode ser copiado e inserido no browser da máquina local. Isto ocorre, pois existe uma restrição de abertura de links externos pelo navegador no ambiente B1 Cloud Hosted by SAP.

 

Tela 9 – Mensagem de alerta com o link de impressão da NFS-e

 

4.6 – EFD – Contribuições

Se as informações das empresas, matriz e filiais, estiverem em bases distintas, não será possível gerar o arquivo consolidando os dados. Portanto, não devem ser realizadas as configurações em:

Triple One > EFD – Contribuições > Configurações

 

Tela 10 – Configurações que não devem ser realizadas para a EFD Contribuições

 

Observação: A criação da base consolidadora SKILL_DBF não é necessária nesse ambiente.  

 

4.7 – ECD

Não é possível inserir arquivos para a geração dos registros J800 e J801 da ECD. Nesse caso, os arquivos referentes a esses registros devem ser inseridos diretamente no PGE, após a importação do arquivo da ECD gerado pelo Triple One Cloud.

 

4.8 – GNRE

O módulo da GNRE ainda não está habilitado neste ambiente. Para que seja possível analisar a viabilidade de implementação da funcionalidade, pedimos que registre um chamado conosco.

Updated on 5 de outubro de 2020

Essa instrução foi útil?

Top
MODAL 01