Novidades ECF 2019 – Lucro Real

Prezados Parceiros,

Com o intuito de auxiliá-los no atendimento aos clientes nesse período de geração e entrega da ECF – Escrituração Contábil Fiscal, relacionamos abaixo as principais alterações e dicas para a entrega dos arquivos das empresas de Lucro Real do ano calendário 2018:

 

  1. e-Lalur e e-Lacs – Código da Parte B

 

O Manual de Orientação do Leiaute 5 da ECF trouxe nas tabelas dinâmicas um código estabelecido como Código da Tabela Padrão da Parte B. Este código deve ser atribuído para todas as contas do e-Lalur e do e-Lacs que tenham controle em Parte B. Para isso, devem ser preenchidos os campos Cód. Padrão Parte B – IRPJ e Cód. Padrão Parte B – CSLL da tela Cadastro de Contas de Apuração, localizada em Escrituração Contábil Fiscal (ECF) > e-Lalur ou e-Lacs > botão Configurar > aba Contas e-Lalur/e-Lacs.

 

 

Existe um relacionamento entre esse código e as referências de IRPJ e CSLL da Parte A. Portanto, antes de realizar o cadastro, sugerimos que seja realizada uma consulta na planilha PARTEB_PARTEA, disponível no arquivo de Tabelas Dinâmicas no link: http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/2910

 

Atenção! Ao recuperar a ECF do ano anterior a seguinte mensagem é apresentada: Há contas da Parte B recuperadas que já existem no registro M010. Deseja sobrepor?”

 

Se for selecionada a opção Sim, os dados das contas de Parte B são recuperados do arquivo do ano anterior. Como no ano anterior não existia o Código da Tabela Padrão da Parte B, o respectivo campo fica sem informação e o erro “O campo é obrigatório e não foi preenchido” é apresentado na validação do arquivo.

 

  1. e-Lalur e e-Lacs: validade das referências de IRPJ e CSLL

 

As referências de IRPJ e CSLL são atualizadas periodicamente pela Receita Federal. Pelo addon, é possível verificar a validade das referências na própria tela de Cadastro de Contas de Apuração, localizada em Escrituração Contábil Fiscal (ECF) > e-Lalur ou e-Lacs > botão Configurar > aba Contas e-Lalur/e-Lacs.

 

 

Portanto, anualmente é necessário rever as referências configuradas.

 

  1. e-Lalur e e-Lacs: Lançamentos carregados

 

Para o e-Lalur e para o e-Lacs, ao utilizar a funcionalidade Recarregar LCMs, somente serão carregados os lançamentos do tipo N (normal). Não serão considerados os lançamentos de tipo E (encerramento) e X (extemporâneo). Caso haja necessidade, os lançamentos extemporâneos podem ser inseridos manualmente.

 

Disponibilizamos também um documento de apoio com as principais dicas para a geração da ECF, que pode ser acessado AQUI.

 

Para mais detalhes, consulte o manual do usuário disponível no portal de atendimento ou entre em contato com o suporte do Grupo Skill.

Atenciosamente,

Equipe SkillConsulting.

Top
MODAL 01