O Banco Central trouxe recentemente mais uma atualização para o sistema de pagamentos instantâneos, o PIX. Conheça as novidades anunciadas no Fórum Pix e saiba como elas podem impactar sua vida financeira e seu negócio.
Durante o Fórum Pix, realizado no dia 27 de março de 2025 e transmitido pelo canal do Banco Central no YouTube, foram apresentadas novas funcionalidades que prometem tornar o uso do Pix ainda mais prático, seguro e acessível tanto para pessoas físicas quanto para empresas.
Confira, abaixo, as principais novidades que chegarão nos próximos meses e anos.
Pix Parcelado: praticidade para o consumidor e dinheiro na hora para o lojista
Uma das grandes novidades anunciadas é o Pix Parcelado, com previsão de lançamento para setembro de 2025. Essa funcionalidade permitirá que o pagador parcele uma transação via Pix, enquanto o recebedor recebe o valor integral na hora.
Essa medida busca ampliar o uso dessa ferramenta no varejo, facilitando a compra de produtos e serviços de valor mais alto, especialmente para quem não tem acesso fácil a crédito. O Pix Parcelado poderá ser usado tanto em compras quanto em transferências entre pessoas.
Pix em Garantia: crédito mais barato para empresas
Outra inovação importante é o Pix em Garantia, voltado para empresas que utilizam o Pix com frequência. A funcionalidade permitirá que os recebíveis futuros de Pix sejam utilizados como garantia em operações de crédito, barateando o custo do financiamento para os negócios.
Essa solução ainda está em desenvolvimento e tem lançamento previsto para 2026, devido à complexidade da infraestrutura necessária.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Para aumentar a segurança do usuário e agilizar a recuperação de valores em caso de fraudes, golpes ou crimes, o Banco Central anunciou a implementação do autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
A partir de 1º de outubro de 2025, será possível contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo do banco, de forma totalmente digital, sem precisar entrar em contato com o atendimento.
É importante destacar que essa funcionalidade não será válida para erros cometidos pelo próprio usuário, como envio de valores para a chave errada ou desacordos comerciais.
Golpe do falso comprovante: nova diferenciação evita fraudes
Já está em vigor, desde 1º de abril de 2025, uma medida que obriga todos os bancos a diferenciarem visualmente os comprovantes de Pix agendado e Pix concluído. Agora:
- Comprovantes de agendamento terão o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário com relógio.
- Comprovantes de pagamento concluído trarão o ícone de check (
).
Essa mudança visa combater o golpe do falso comprovante, em que golpistas apresentavam agendamentos como se fossem pagamentos já efetuados, prejudicando vendedores e prestadores de serviço.