13|11|2024

Pix por Aproximação: saiba como funciona

O pagamento por aproximação é uma facilidade atual dos cartões de crédito e débito. No entanto, em breve o Pix também trará essa modalidade.

 

O Pix é um modo de transferência monetária e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, que recentemente anunciou sua nova funcionalidade de aproximação. Neste artigo, vamos entender como essa novidade funciona, como ela pode impactar o seu dia a dia e, claro, como você pode aproveitar ao máximo essa facilidade.

 

O que é o Pix por Aproximação?

O Pix por aproximação é uma nova forma de realizar pagamentos usando o sistema instantâneo do Banco Central, o Pix, mas agora com a conveniência de não precisar digitar nenhuma senha ou ler códigos. Basta aproximar o seu smartphone no terminal de pagamento da maquininha e como um passe de mágica, o pagamento é realizado.

 

Como Funciona?

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas como isso tudo acontece? Como é possível pagar algo apenas com a aproximação?”

Vamos simplificar. Para que o Pix por aproximação funcione, é necessário que tanto o pagador quanto o recebedor tenham as ferramentas certas.

  1. Para o pagador: seu celular deve ser Android e possuir o Google Wallet, carteira digital do Google. Por enquanto, a tecnologia só está disponível para os bancos PicPay, C6 e Itaú.
  2. Para o recebedor: o estabelecimento precisa ter uma maquininha de pagamento que seja compatível com o Pix por aproximação. Ou seja, a maquininha precisa estar habilitada para aceitar pagamentos via NFC e Pix. Atualmente, apenas as maquininhas da Rede – companhia do Itaú – estão completamente habilitadas.

Após a aproximação do dispositivo, o pagamento é processado de forma instantânea e sem a necessidade de confirmação adicional, como senha ou código. O valor é transferido diretamente da sua conta para a do comerciante em segundos.

 

Por que a Novidade é Tão Importante?

Conveniente e rápido, o Pix por aproximação tem o poder de otimizar a maneira como interagimos com o sistema de pagamentos. Com ele, você elimina etapas e evita a necessidade de inserir códigos ou senhas, economizando tempo no processo de compra.

Mas além disso, ele também é uma verdadeira mudança no comportamento do consumidor. Menos atrito nas transações pode significar compras com mais facilidade, em que o comerciante recebe o pagamento mais rapidamente — uma evolução que pode beneficiar tanto pequenos empresários quanto grandes varejistas.

O pagamento por aproximação já possui grande aderência na população brasileira, e a nova funcionalidade para a modalidade Pix veio para suprir uma demanda que existia pela complexidade da transação, que antes necessitava da leitura de QRCodes ou digitação de códigos e senhas.

Quando será disponibilizado para todos?

A perspectiva é de que a ferramenta esteja disponível para todos os celulares, maquininhas e bancos em fevereiro de 2025, considerando que a data limite estabelecida pelo Banco Central – que desenhou a funcionalidade – que obriga bancos e instituições financeiras a disponibilizarem essa modalidade de pagamento.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

17 − 9 =