24|07|2025

Taxação histórica de 50% sobre Brasil: entenda medida de Trump

Na quarta-feira, (9), Donald Trump – atual presidente dos Estados Unidos – anunciou uma taxação de 50% em produtos importados do Brasil, que está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. Como resultado dessa medida, as importações tendem a diminuir. Vale ressaltar que o país norte-americano é um dos maiores importadores de produtos brasileiros. 

O que diz o documento? 

Na carta enviada ao presidente Lula, entre as justificações para o aumento da tarifa, que é uma das mais altas entre as novas divulgadas por Trump, o ex-presidente, Jair Bolsonaro foi citado. Em especial, seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que disse ser “uma vergonha internacional”. 

Ainda de acordo com o documento, a tarifa de 50% se incide sobre todas as exportações brasileiras destinadas aos Estados Unidos. Isso se aplica independentemente das tarifas setoriais já vigentes. Itens como aço e alumínio, por exemplo, já são tributados nesse percentual, o que tem gerado impactos significativos na indústria siderúrgica do Brasil. 

Qual foi a resposta do Brasil? 

Em resposta, o presidente disse que “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que qualquer elevação unilateral de tarifas sobre exportações do Brasil será enfrentada com medidas respaldadas pela Lei de Reciprocidade Econômica. Lula afirmou também que cabe exclusivamente à Justiça brasileira conduzir o processo judicial contra os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. 

Trump ainda cita que a relação com o Brasil é “injusta” e que “está longe de ser recíproca”. Ele sugere que os Estados Unidos estariam em déficit nessa relação. No entanto, dados do Ministério do Desenvolvimento, mostram que há 16 anos o Brasil gasta mais com importações do que ganha com exportações. 


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

12 − dois =