Em dados divulgados pela Eurostat – agência de estatísticas da União Europeia (UE) -, na sexta-feira, (7), o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2024, em comparação com os três meses anteriores.
Segundo especialistas, o número ficou acima do esperado, que era de apenas 0,1%. Ao longo de 2024, a economia da zona do euro registrou um crescimento de 0,9% em relação a 2023, conforme revisão da Eurostat. A estimativa anterior indicava um aumento de 0,7%.
Devido a uma guerra comercial que vem se encaminhando, a alta e baixa de preços é inevitável. Com as novas tarifas que estão sendo impostas pelos Estados Unidos, contra China e União Europeia, o PIB global pode ser reduzido em até 0,5%.
Segundo o dirigente da Finlândia, a meta de 2% para a inflação está seguindo o planejado. Porém, o crescimento da economia “está contido”.
Como fica o euro?
Depois de preocupações com o valor do euro se comparado ao dólar, a situação está voltando a normalizar. Em 13 de janeiro, o euro chegou a ser negociado por 1,0198 dólares, chegando quase a um nível paridade.
Entretanto, mesmo com diversas mudanças ocorrendo devido ao novo mandato de Donald Trump, nos EUA, o euro voltou a subir chegando à cotação de 1,08 dólares.
Por que isso está acontecendo?
Com grandes investimentos sendo feitos pela Europa, especialmente da Alemanha, além das variações erráticas do dólar.
Valorização do euro
Com novas medidas sendo tomadas na União Europeia, como reformas feitas pela Alemanha que permitem maior liberdade fiscal e investimentos em infraestrutura e defesa. Além do aumento nos gastos militares, são ações que, em conjunto, tornam-se estímulos para o crescimento econômico e fortalecimento da moeda.