Assessoria contábil é chave para enfrentar crise no país

Mesmo passando por uma fase em que as empresas focam no corte de gastos, investir em uma assessoria contábil pode trazer lucros e benefícios.

Manter uma empresa em funcionamento durante os anos de recessão financeira que o Brasil está passando certamente é uma das tarefas mais complicadas para empresários e empreendedores.

Nessa fase complicada para a economia do país, as companhias tentam ao máximo economizar recursos e se resguardar de prováveis quedas de faturamento. Apesar disso, existem situações em que o investimento na atividade certa pode ser fundamental para sobrevivência do negócio.

Contabilidade: um investimento, e não um gasto

O principal exemplo de dinheiro bem investido mesmo durante a crise é em serviços de assessoria contábil. Esse tipo de serviço traz benefícios para empresas independentemente de o país estar ou não em recessão. Mas, especialmente durante a crise, a busca por essa assessoria especializada tem aumentado.

Isso porque, mais do que uma assessoria, a empresa tem no profissional contábil acesso a todo o conhecimento específico da área, com constante atualização de regras, que muitas vezes falta dentro do próprio negócio.

“O profissional contábil possui todo o diagnóstico da empresa. Ele consegue identificar os pontos fortes e fracos, tomar as medidas necessárias e importantes de acordo com a urgência, elaborar projeções, indicar formas de redução da carga tributária conforme a legislação, indicar o melhor regime tributário, e fazer reestruturações societárias, entre outros. Assim, por ter conhecimento dos dados da organização, o profissional contábil pode fazer as recomendações adequadas ao empresário, auxiliando-o a superar a crise, explica Veridiana Campioni, sócio-diretora operacional de contabilidade do Grupo Skill.

“O profissional da contabilidade une a experiência de mercado ao conhecimento tributário, o que lhe dá maiores condições de orientar e apoiar as organizações”, prossegue.

Desde os primeiros dias de vida

Se é importante para quem já está no mercado, é fundamental para quem entra no mercado. Aqueles que estão iniciando seu próprio empreendimento e não contam com experiência de negócios devem estar ainda mais atentos aos benefícios que uma ajuda especializada pode conferir.

Mesmo que o empreendedor novato busque entender todos os detalhes de suas obrigações contábeis, a tarefa mostra-se ingrata diante da enorme quantidade de detalhes e exigências. Além disso, ele poderá perder um tempo precioso e gastar energias com uma área que não domina, ao invés de focar naquilo que sua empresa faz de melhor, conforme afirma Veridiana.

Em tempos de crise, investir em uma assessoria contábil é importante para a sobrevivência, manutenção e expansão dos negócios, pois a meta agora é de buscar orientações e alternativas dentro da legislação para gestão do cenário fiscal. Assim, o empresário poderá focar no domínio de suas rotinas e deixar que o profissional contábil atue na ciência contábil, que é bem complexa”.

Cuidado na escolha

A escolha de uma companhia que prestará esse tipo de assessoria deve ser feita considerando alguns critérios como referências positivas, tempo de atuação no mercado e serviços oferecidos, por exemplo.

A escolha da empresa contábil deve ser feita com muito cuidado, pois a rotina exige muito trabalho, dedicação e qualidade”, afirma a sócia-diretora.

Por isso, pesquisar antes de contratar é fundamental.

37 anos de experiência

Fundando em 1979, o Grupo SKILL representa uma das melhores opções para realizar todos os procedimentos contábeis de empresas de qualquer porte.

A companhia conta com uma equipe especializada e atenta às mudanças da legislação, apoiada por recursos tecnológicos para controle dos processos administrativos, fiscais e financeiros, bem como para fornecimento de relatórios contábeis e gerenciais, que opera em qualquer ERP.

A preocupação contínua com a qualidade e a segurança, fez com que a SKILL Contabilidade, braço do Grupo Skill, buscasse a participação no PQEC (Programa de Qualidade de Empresas Contábeis do SESCON-SP) e recebesse o Selo CSI (Certificado de Segurança da Informação), concedida pelo Instituto ISTART. São essas e outras razões que fazem com que ela tenha credibilidade no mercado e a confiança dos diversos clientes e parceiros com quem atuou.

Para saber mais, faça contato pelo telefone +55 11 5574-7770, ou pelo e-mail comercial@gruposkill.com.br