Gestão financeira: os 5 principais desafios em uma empresa

Saiba quais são e como superar os 5 maiores desafios na gestão financeira de uma empresa.

Em um mundo cada vez mais competitivo, uma boa gestão é peça fundamental para o crescimento de uma empresa. Embora isso possa valer para todas as áreas de um negócio, no setor financeiro se torna ainda mais importante, dada a complexidade de cuidar de todo o seu capital. Por isso, saber com o que está lidando é primordial ao gerir as finanças de sua empresa. Portanto, estão aqui listados os cinco principais desafios da gestão financeira dentro de um negócio:

1 – Processos Defasados

O departamento financeiro sempre foi conhecido por processos extremamente manuais. Mesmo nos dias atuais, com a tecnologia avançando mais a cada dia, diversos gestores ainda utilizam meios físicos para pagamentos e recebimentos. Muitas empresas ainda não aderiram à emissão digital de notas fiscais, recibos ou comprovantes de pagamento, o que continua tomando muito tempo de colaboradores e gestores. Sem mencionar ainda que, ao utilizar meios digitais, os erros humanos são reduzidos e até mesmo o próprio espaço físico necessário para armazenar documentos não necessita ser amplo, já que passam a ficar na nuvem, recurso digital de armazenamento. Automatizar tarefas repetitivas, eliminar ou diminuir o erro humano e armazenamento em nuvem; se esses três itens ainda não estão no seu radar, considere colocá-los já!

2 – Tecnologia Ultrapassada

Complementando os Processos Defasados, uma empresa que aposta na tecnologia tende a avançar muito mais rápido. Além do ganho de tempo e segurança pela automatização e redução ou eliminação de erros humanos, com a utilização de novas tecnologias é mais fácil analisar informações, identificar problemas e solucioná-los, reduzindo os prejuízos e, claro, aumentar os lucros.

3 – Gestão de Pessoas

Definir as tarefas e atribuições de cada colaborador, assim como verificar se tudo está realmente sendo feito como deveria é fundamental para todas as áreas da empresa conversarem perfeitamente entre si, além de nunca deixar de direcionar adequadamente recursos para cada equipe. Essas tarefas da Gestão de Pessoas ajudam os colaboradores a manterem o foco nos objetivos e permanecerem motivados.

4 – Alterações Fiscais

Além de extremamente burocrático, o Brasil é conhecido pela enorme quantidade de impostos que são cobrados. Como se já não fosse complexo o suficiente, as regras e leis que regem essa cobrança se alteram com frequência. Embora o contador seja a pessoa mais indicada para acompanhar todas as mudanças na legislação, a maior parte das empresas não possui qualquer profissional capacitado e dedicado a esses tipos de questão, deixando-as completamente vulneráveis. Dessa forma, bons gestores também precisam correr atrás de informação, para se atualizarem e permanecerem dentro da lei.

5 – Inadimplência

Como já dito, nenhuma empresa consegue sobreviver sem dinheiro. Logo, é extremamente importante receber – e todos nós concordamos com isso. Entretanto, lidar com a inadimplência não é uma tarefa fácil. O processo de cobrança pode gerar desconforto ou até mesmo transtornos, tanto para quem cobra quanto para quem é cobrado. Assim, é essencial formular um bom plano de ação com métodos de negociação, mais formas de pagamento e condições facilitadas, por meio de cobranças recorrentes e descontos exclusivos. Esteja sempre preparado para lidar com a inadimplência e, dessa forma, a saúde financeira de sua empresa agradece.

O Grupo Skill foca em realizar todos os procedimentos contábeis dos clientes com técnica, qualidade e precisão. Com seu serviço de terceirização da folha de pagamento, as empresas ganham maior controle e produtividade e, com sua reconhecida excelência, pode fornecer soluções personalizadas para qualquer negócio nas áreas fiscal, contábil e financeira. Entre em contato e descubra como podemos ajudar no crescimento da sua empresa: gruposkill@gruposkill.com.br.

 

Equipe Skill