O market share da SAP e o impacto nas PMEs | SAP Partner Sales Meeting

Atualmente, é difícil imaginar que uma empresa, independente do seu tamanho, funcione de forma eficiente sem o apoio de um software de gestão. Isso porque, com tantas obrigações fiscais e muitas outras informações que envolvem o mundo dos negócios, as empresas que não utilizam um bom ERP despendem muito tempo para preparar e manter o compliance.

A adoção de ERPs no Brasil é maior a cada ano, pois, além da criação de mais de 230 mil novas empresas no Brasil por mês, a crescente oferta de soluções mais acessíveis e voltadas para PMEs tornam o cenário bastante interessante.

O Gartner, uma das principais empresas de desenvolvimento de pesquisas e insights do mundo, entre suas publicações, divulga o “Market Share Analysis: ERP Software, Worldwide“, no qual aponta os principais softwares de gestão, por receita anual, no mercado global.

Dentre eles, os destaques são dados à Oracle, Infor e Workday, no entanto, quem está na ponta é a SAP.

Não à toa, é muito perceptível o esforço que a empresa alemã tem feito, ano a ano, para conquistar tanto o “top of mind” quanto as vendas, no mercado de ERPs. Fato é que, quando o assunto ERP aparece, é muito provável que o nome SAP venha para acompanhar.

E, se de um lado tem a empresa que precisa, do outro, tem a empresa que oferece.

SAP Partner Sales Meeting

Como fabricante do addon fiscal Triple One, o Grupo Skill se sente ainda mais orgulhoso por contribuir com esse sucesso da SAP! No entanto, nesta matéria, não pretendemos falar de nós, pois, mais importante que fabricar uma solução fiscal sólida para o mercado, são as parcerias que desenvolvemos até aqui e que impulsionam o que há de melhor em cada empresa.

Acreditamos que o sucesso desse mercado, independente de concorrência, é o esforço em conjunto, tanto da própria SAP, quanto das empresas que compõe o ecossistema. Além de nós, desenvolvedores de soluções, outras grandes empresas têm menções garantidas, como a Sky.One, provedora de soluções em nuvem, e os mais diversos parceiros, como Okser, Uppertools, SPS, G2 Tecnologia, Six Consult e a Auma Tecnologia.

No dia 13 de novembro, ablogskilleu o SAP Partner Sales Meeting, com resultados do Q3 de 2019. E todo esse ecossistema SAP Business One esteve presente. Além de muito conteúdo e conhecimento, vimos, pelas palavras de Georgina Gonzales, Head de SAP Business One Latin America & Caribbean, que o market unit do Brasil é o primeiro colocado em crescimento e atingiu a terceira posição em tamanho de SAP Business One.

A Demanda de Treinamento Desse Mercado

Ainda no mesmo evento, Carolina Bastos, Chief of Staff and Global Strategic Initiatives, levantou um assunto muito importante para o crescimento e adoção de SAP Business One: A demanda de treinamento de usuários e profissionais aptos.

Essa demanda será maior na mesma proporção, pois, com o número crescente de empresas usuárias do ERP, existirá também a maior necessidade de suporte e de consultores capacitados.

Nessa iniciativa, com certeza, o Grupo Skill estará disposto e se unirá ainda mais à SAP para disseminar conhecimento e treinamento, uma vez que parte de seus colaboradores já trabalharam em academias SAP como professores.

Além disso, antes mesmo de sabermos da iniciativa de Carolina, o Grupo Skill já tinha dado início a eventos de treinamentos aos seus principais parceiros, além de um programa de aprendizado interno de treinamento e capacitação para suporte e utilização das soluções fiscais Triple One e T10 Extreme.

Incentivo à Responsabilidade Social

Daniel Cabrera, Head de SAP Business One Brasil, além de ter sido o mestre de cerimônias da premiação às consultorias, ainda trouxe ao evento Stelvio Mazza, do Movimento Aproximação Empresas. Juntos, criaram o que ele chamou de “Pipeline do Bem“. Com isso, a SAP está incentivando o ecossistema SAP Business One também à responsabilidade social.

Foi decidida uma ação exclusiva no dia do evento, em parceria com o Movimento Aproximação, e com participação das empresas presentes no evento, para ser feita em fevereiro de 2020. Os voluntários farão a construção de uma horta em um orfanato.

Para o Grupo Skill, que reativou as comissões internas de Meio-Ambiente e Comunidade no seu quadragésimo aniversário, essa ação veio em um ótimo momento para, não só estreitar a relação com a empresa alemã, mas também para fazer um bem maior.

Conclusão

O tom do evento da SAP foi a pergunta: “Você está pronto, soldado?“. Referindo-se ao incentivo de operações das consultorias para o último quarter de 2019. Então, podemos dizer que, desse lado, nós estamos prontos para munir esses soldados de ferramentas e argumentos de vendas que precisarem.

É fato que o mercado de ERPs encontrou novas oportunidades nas PMEs. Na outra mão, as PMEs também estão reconhecendo as vantagens de trabalhar com sistemas de gestão para organizarem seus negócios e ganhar competitividade e eficácia nas operações.

O único ponto que ainda é pouco esclarecido é que muitas empresas acreditam que, por serem reconhecidos mundialmente, o custo desses ERPs ainda é alto. No entanto, é preciso conhecer e reavaliar as novas propostas, como as que têm surgido com o Business One da SAP, pois, o desenvolvimento de produtos verticais e o incentivo da SAP à verticalização de negócios, criam oportunidades igualmente inovadoras para as empresas.

Fontes

EnlyftMilner BrowneRock Content • Gartner • SAP