Aprenda a se estressar menos e ser mais produtivo com essas 6 dicas simples

A pressão faz parte da maioria dos ambientes de trabalho e pode partir de chefes, de colegas ou até de você mesmo. Cada pessoa lida com essa questão de uma forma diferente: algumas garantem trabalhar melhor quando pressionadas por prazos apertados e metas a bater, enquanto outras acabam se cobrando demais no que diz respeito à qualidade do que desenvolvem e isso passa a atrapalhar em seus resultados.

Independentemente do cargo ou da área de atuação, esse é um elemento muito presente na vida do trabalhador e pode-se dizer que é normal sentir-se pressionado de vez em quando. Porém, é necessário estar atento ao nível de estresse causado por esse incômodo em seu cotidiano, pois esse sentimento pode acarretar doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.

Então, o que fazer para sofrer menos com a pressão no trabalho? Aqui você encontrará algumas dicas que vão ajudar, tanto em seu rendimento, quanto em seu humor e em sua vida pessoal. Confere aí!

DEFINA PRIORIDADES​​

Quando temos muito trabalho a fazer, é natural que sintamos certo desespero, por isso, é necessário que você priorize as tarefas de maior importância e, mesmo que não haja um prazo preestabelecido para cada uma delas, crie um cronograma para essas obrigações. Quando nos organizamos dessa forma, fica mais fácil administrar o tempo, saber por onde começar e o que já foi feito.

PARE DE SE COMPARAR AOS SEUS COLEGAS

É normal se preocupar com a qualidade do que entrega, porém é importante entender que cada indivíduo tem habilidades únicas e formas diferentes de trabalhar, portanto, não convém comparar o seu trabalho ao de seus colegas. Todos nós sabemos que a grama do vizinho pode parecer mais verde, mas, se certificar de que você se dedicou inteiramente a uma tarefa e de que está entregando o seu melhor, pode tirar um peso de suas costas.

ORGANIZE SEU LOCAL DE TRABALHO

Especialistas em recursos humanos garantem que a organização tem influência positiva na produtividade dos funcionários. Além disso, pesquisas na área da neurologia provam que a bagunça causa estresse e atrapalha o funcionamento do cérebro. Segundo o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, a organização permite que o cérebro consiga ter previsibilidade para executar tarefas. Portanto, jogue fora aquela papelada que não serve mais para nada e nunca acumule objetos desnecessários em cima de sua mesa.

RESPEITE SEUS LIMITES

De que adianta trabalhar até a exaustão e, no dia seguinte, estar cansado a ponto de não conseguir entregar um bom resultado? É claro que haverá dias em que você se esforçará além do normal, porém, não deixe que isso se torne um hábito em sua vida profissional, pois isso pode prejudicar a sua saúde. Caso se sinta sobrecarregado, busque soluções e converse de forma sincera com seu gestor.

CUIDE DE SUA SAÚDE

Segundo Diana Queiroz, coordenadora do setor de recursos humanos do Grupo Skill, é muito importante que o funcionário cuide de sua saúde, praticando exercícios físicos, alimentando-se bem e fazendo check-ups médicos sempre que possível. Esses cuidados também refletem positivamente no psicológico e ajudam a manter um equilíbrio geral.

DESCANSE

Ao voltar para casa depois do expediente e em dias de folga, busque descansar e fazer atividades relaxantes. Lembre-se que esse é o seu momento e o que ablogskille no ambiente de trabalho, fica no ambiente de trabalho. Também é importante ressaltar que são recomendadas oito horas de sono para permanecer saudável e garantir uma maior produtividade.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

catorze + dezenove =

Comentários
marcos
Muito bom e útil este site. Gostei muito! Parabéns!