Adesão obrigatória ao eSocial está chegando

Em novembro, o eSocial se torna obrigatório a todas as empresas, inclusive micro e pequenas.

Está chegando o momento de despedida aos papéis, documentações e intermináveis formulários para preenchimento de informações trabalhistas e previdenciárias. Pois, a partir de novembro deste ano, todas as empresas estarão obrigadas ao eSocial, sendo necessário enviar informações ao governo referentes aos seus funcionários por meio da plataforma. 

A mudança atinge cerca de 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) e 4,8 milhões de micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O objetivo é unificar o canal de informações utilizado hoje para envio de dados ao governo, além de simplificar o processo, que é realizado em fases. 

O novo sistema só traz benefícios, diminuindo o espaço utilizado hoje para arquivar documentos, tornando tudo digitalizado, modernizado. Além de facilitar a fiscalização do governo, que de acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego, só consegue fiscalizar hoje de 3% a 5% das empresas. Já com o sistema todo informatizado, tem previsão de 100% de fiscalização.

Com a ferramenta transmitindo as informações trabalhistas a um banco de dados, a centralização de dados gera maior transparência nas relações trabalhistas. Por isso, mantenha-se atento a todos os detalhes dessa última fase que está por vir, e se precisar de apoio, conte com o Grupo Skill