Conheça os meios eletrônicos de pagamentos e saiba como simplificar e modernizar os processos de pagamento e gerenciamento da sua empresa.

No momento de se pagar por uma compra realizada, existem várias formas de fazê-lo. A principal – e mais antiga delas – é o dinheiro. Todavia, ao longo dos anos, foram criados diversos meios eletrônicos de pagamento, principalmente com a popularização da internet. No entanto, embora muitos desses meios sejam realmente utilizados online, não significa que não sejam úteis também de maneira presencial. Alguns exemplos:

Operações Bancárias

Débito Direto: Também conhecido como Débito Automático, é um processo que ocorre quando o cliente cadastra uma conta, para que esta sempre seja debitada antes do vencimento. Assim, ele não precisa se preocupar em pagar manualmente e evita esquecimentos e atrasos. É muito útil no caso de contas recorrentes e assinaturas, como água, eletricidade, internet ou plataforma de streaming de vídeo.

Transferência de Crédito: Se caracteriza como uma das operações bancárias mais tradicionais. Nela, o dinheiro passa de uma conta para outra, porém essa transação leva algum tempo para ser efetivada. A transferência pode ser feita via TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou DOC (Documento de Crédito), mas as duas formas apresentam desvantagens, como a demora para a realização da operação ou a cobrança de taxas. Felizmente, com o advento dos bancos digitais e a criação de novas formas de pagamento, como o PIX, a transferência de crédito tem sido cada vez menos utilizada.

Cartões

Cartão Co-Branded: Também chamado de Cartão de Varejo, tem o objetivo de facilitar o crédito do consumidor a uma empresa em específico. Assim, embora o cliente possa utilizá-lo em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira presente no cartão, o consumidor recebe descontos ou outros incentivos quando realiza compras na empresa que o emite.

Cartão de Crédito: O mais famoso dentre todos os tipos de cartão, com ele o cliente dispõe de um limite de crédito para realizar compras e fazer saques em caixas eletrônicos conveniados. Dessa forma, não é necessário dinheiro em espécie no momento da compra. O pagamento propriamente dito é feito depois, em data previamente acordada no ato da assinatura do contrato de aquisição do cartão.

Cartão de Débito: Quando o cliente utiliza este cartão, é como se estivesse efetuando o pagamento com dinheiro em espécie. Assim, é necessário possuir saldo suficiente no ato da transação para cobrir o valor da compra. Esse valor é debitado de sua conta imediatamente após a conclusão.

Cartão E-Money: Tipo de cartão cujo saldo fica armazenado eletronicamente e é debitado automaticamente no ato da compra. No entanto, ao contrário do Pré-Pago, não necessita de autorização online ou vínculo com a conta bancária do cliente.

Cartão Múltiplo: Consegue realizar ambas as funções, Crédito e Débito, tendo se tornado o tipo de cartão mais utilizado no Brasil. No momento da compra, o cliente escolhe o tipo de operação desejada e o vendedor seleciona a respectiva opção na maquininha.

Cartão Pré-Pago: Cartão utilizado para o pagamento de um produto ou serviço específico. O cliente precisa recarregar o saldo antes de poder utilizá-lo, característica que origina o nome Pré-Pago. Cartões de transporte, refeição, alimentação ou combustível são bons exemplos de cartões Pré-Pagos.

Cartão Private Label: Esse cartão é semelhante com o Co-Branded, porém não possui bandeira própria. Dessa forma, não é possível fazer compras em outros estabelecimentos que não sejam credenciados. É daí que vem o nome Private Label, ou seja, “privado”. Esse tipo de cartão é muito comum em redes de farmácias ou supermercados.

Mobile

Mobile Banking: Serviço que necessita da utilização um smartphone ou outro dispositivo móvel para acessar o internet banking e realizar operações bancárias que, normalmente, só poderiam ser feitas em agências ou no computador pessoal.

Mobile Payment: De maneira semelhante ao Mobile Banking, esse serviço também necessita de um dispositivo móvel, como o celular. Porém, ao invés de acessar o internet banking, permite realizar pagamentos de maneira rápida e fácil, via internet ou por proximidade.

O Grupo Skill desenvolveu o DocPay, um sistema financeiro online que suporta diversos meios de pagamento, como transferências, DOC, TED, Pix, boletos, entre outros. Ele foi criado para simplificar e modernizar os processos de pagamento e gerenciamento da sua empresa.

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Equipe Skill


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