Entenda o que é e como funciona o Boleto Eletrônico ou DDA (Débito Direto Autorizado), quais as vantagens e como implantá-lo na sua empresa!

Boleto Eletrônico: como funciona?

Em 19 de outubro de 2009, foi criado o boleto eletrônico, ou DDA (Débito Direto Autorizado). Com ele, a emissão de boletos pode ser feita de maneira completamente eletrônica, evitando o gasto com papel e impressão, reduzindo o prazo de envio e recebimento e ainda aumentando a segurança.

Mas quais seriam as vantagens da utilização do DDA, para o cliente?

As vantagens são diversas: poder acessar todas as suas cobranças de qualquer lugar, seja utilizando caixa eletrônico, computador, celular ou qualquer outro dispositivo que se conecte ao internet banking é uma das facilidades.

Com isso, o cliente consegue visualizar de uma só vez todas as cobranças que precisa pagar e até mesmo seus valores e datas de vencimento, e inclusive programar para o pagamento ser realizado em determinado dia. No mais, após a ativação do DDA, sempre que um boleto for emitido em seu CPF ou CNPJ, você receberá um alerta.

E qual é a adesão a essa ferramenta?

Em geral, todos os principais bancos do país aderiram ao DDA e passaram a possibilitar esse tipo de emissão. Vale lembrar, no entanto, que cada instituição financeira define sua própria forma de cadastro e se o serviço será gratuito ou cobrado do usuário. É possível cancelar a qualquer momento e optar por também emitir o boleto impresso em papel, caso deseje.

O que eu não posso pagar com o DDA?

Com tantas vantagens, muitas pessoas passaram a utilizar o DDA, já que essa evolução da tecnologia vem informatizando os processos bancários e trazendo conforto e segurança para todos os usuários e clientes. Porém, alguns tipos de cobrança não podem ser pagos via DDA, como água, eletricidade, gás, telefone, IPTU e IPVA.

Outro detalhe importante é que, mesmo tendo ativado o DDA, ainda é possível que os boletos impressos continuem chegando à sua residência. Portanto, é necessário ter atenção para não realizar o pagamento da mesma conta duas vezes. O melhor é entrar em contato com as próprias empresas cobradoras e solicitar o cancelamento de envio dos boletos impressos, evitando, assim, possíveis erros.

Como posso implementar o DDA em minha empresa?

Se você procura um meio simples e prático de emitir boletos, saiba que o Grupo Skill possui o sistema perfeito para ajudar. O DocPay foi criado com a missão de modernizar e simplificar os processos de emissão de boletos, contas a pagar e receber e conciliações financeiras, tudo isso completamente integrado ao software de gestão empresarial SAP Business One.

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Equipe Skill


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