Por Bárbara Santos*

Cada vez mais o setor de Recursos Humanos vem se mostrando mais estratégico e menos operacional. Exatamente por isso, atividades repetitivas, que não agregam no processo de crescimento dos profissionais e desperdiçam o precioso tempo dos líderes para gerir sua equipe, precisam de automatização para ontem.

No processo de admissão, por exemplo, que se trata da entrada do colaborador na empresa, o profissional responsável pela demanda pode passar horas do seu dia de trabalho inserindo dados de colaboradores no sistema, como nome completo, nome dos pais, números de documentos, endereço, entre outros. Tudo isso somado a pilhas de cópias de documentos e comprovantes entregues ao Departamento Pessoal.

Considerando que, legalmente, a admissão do colaborador precisa estar na base do eSocial um dia útil antes da data de início do colaborador muitas vezes a empresa precisa disponibilizar mais de um colaborador para realizar somente esta atividade todos os dias, para garantir o cumprimento dos prazos, dependendo do tamanho da empresa, volume e rotatividade de profissionais.

Bárbara Santos, sócia-gerente de Relacionamento e Sucesso do Cliente no Grupo Skill

Para quem não conhece, o eSocial foi criado em 2014 e passou a vigorar parcialmente em janeiro de 2018. É o sistema utilizado pelo empregador para registrar eventos e cumprir obrigações decorrentes de relações de trabalho, como admissão, férias, rescisão, eventos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, entre outros.

Com todas essas mudanças no processo do setor de Recursos Humanos, o mesmo vem exigindo profissionais com maior nível de conhecimento técnico e de negócio e, com isso, contribuir de forma mais estratégica nos resultados da empresa.

Para isso, o setor precisa contar com novas tecnologias que venham otimizar seus fluxos de trabalho, permitindo assim que esses profissionais possam utilizar mais o tempo para criar e inovar.

Confira abaixo alguns dos benefícios que um software que ofereça os recursos da tecnologia OCR pode trazer ao processo de RH da empresa:

  • Proteção dos dados: os documentos deixam de ser manuseados por diversas pessoas, o que possibilita um melhor controle e monitoramento desses registros. Isso fortalece o processo de proteção de dados sensíveis e confidenciais dos colaboradores;
  • Recrutamento e Seleção: classifica e organiza as informações dos currículos, facilitando a busca de informações por meio de pesquisas e filtros selecionáveis por palavras-chave;
  • Entrada de dados: O processo de transcrição manual e individual de informações de um documento impresso para o sistema deixa de existir, sendo substituído pela automatização, que é a digitalização de documentos em lote, em que os mesmos são lidos no escaneamento e inserido no software de forma rápida, instantânea e sem a interferência humana no processo;
  • Elimina erros de digitação: considerando que o reconhecimento é feito com base no escaneamento de imagens, sem nenhuma interferência ou manipulação humana, as possibilidades de ocorrer um erro são mínimas;
  • Potencializar o RH: ao mesmo tempo que a automatização e simplificação dos processos administrativos realizados pela operação substitui tarefas repetitivas e tediosas, possibilita aos líderes do RH realizar uma melhor gestão de sua equipe, considerando as ferramentas oferecidas pela tecnologia OCR, que os permite um melhor monitoramento e gestão dos dados, processos de buscas e pesquisas mais otimizados, dados protegidos e menor índice de erros, evitando o retrabalho e com um time mais engajado, estratégico e criativo.

O Grupo Skill oferece em seu portfólio de produtos o BE-ID, uma ferramenta testada e aprovada por milhares de empresas, que possui o sistema OCR em sua tecnologia e vem para trazer melhorias no processo de gestão da administração de pessoas, ajudando a desburocratizar os fluxos de tarefas e promovendo a otimização de tempo de negócios por todo o Brasil. 

 Para mais informações sobre o Be-ID, entre em contato através desse link.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

6 + cinco =