Já ouviu falar em distração digital?

Uma realidade que invade todos os dias a vida de todos nós.

Somos bombardeados de informações e interações que comprometem nossa vida pessoal, desempenho no trabalho e até refletem muitas vezes em nossa saúde.

É a chamada sobrecarga digital, dias e noites, quase sempre impossível ter concentração – mesmo que queiramos.

O preço disso é o desperdício de tempo, atenção e energia a situações ou assuntos relativamente sem importância.

O resultado é redução de produtividade e do comprometimento, seja no escritório ou em casa.

A solução, segundo especialistas, e imagino que seja por unanimidade entre as pessoas, é controlar a sobrecarga digital, em vez de deixar que ela nos controle. Como?

A dica é: através de Gestão Pessoal. Sim, isto mesmo, só você pode controlar.

Combater o excesso com ferramentas digitais de modo estratégico. Porque a automação não vai eliminar, mas digamos que “sanear” o que deve receber sua atenção.

  Utilize de filtros de e-mail, leitores de notícias, seja criterioso em aceitar ser inserido em grupos de conversas e também aja com bom senso com os demais participantes.

Fica a dica para menos sobrecarga e mais concentração no que importa:  saúde, vida pessoal e profissional.

Domine para não ser dominado por este mal necessário.

Fonte: HBR Reprint, Gestão Pessoal vencendo a distração digital, Junho 2015; p.81.


Viviam Regina Posterli

Administradora de Empresas e Secretária Executiva, Pós-graduada em Gestão Empresarial, MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e MIT em Gestão de Tecnologia da Informação. Trajetória de 23 anos em Gestão Empresarial focando Processos, Pessoas e Tecnologia. Faz parte do Grupo SKILL há 18 anos, atualmente como CIO.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

11 + dois =