Após revisar sua própria atitude, “Desconfiando de si”, o dever continua e nos chama…

Para empresários, que prezam pela ética, não bastará um olhar para dentro de si, existe uma segunda etapa a cumprir, a de um olhar crítico para dentro de nossas empresas.

Muito se escuta sobre ética, porém pouco se executa. A ética em nossa conduta pessoal como em nossa atuação profissional é indissolúvel. Não adianta atuar parcialmente bem porque a relação existente entre o pessoal e o profissional é de interdependência quando se trata de ética. A notícia boa é que é possível evoluir nesta missão seguindo etapas. O importante é começar.

A 2ª etapa é eliminar a Corrupção Corporativa, que se dá por simples atitudes que são convividas e disfarçadas em algumas empresas como “o acerto”, “o jeitinho”, camuflar erros, preservar profissionais desagregadores, falcatruas, entre outras. Especialistas preocupados com este tema, chegam a listar medidas para evitá-las, como na matéria “11 medidas para evitar a corrupção dentro da sua empresa”.

Meu ponto não é o motivo destas situações, isto também daria uma boa conversa, mas sim o fato de que elas existem.

Passamos boa parte da vida criticando (com razão), o Governo por prática de corrupção (desenfreada e descarada) e sequer paramos para avaliar o reflexo disto para o nosso negócio. Ledo engano quem pensa que não existe ligação direta, no mínimo um exemplo de falta de ética você ganha. Com a tecnologia, ampliou-se o acesso à informação e aumentou a consciência do Cidadão sobre os seus direitos, o que considero um grande avanço, tópico que merece ser tratado com respeito em outra conversa e quem sabe em nova etapa desta missão que beira o impossível, mas não é: Resgatar a Ética.

Então, ao melhorar as nossas atitudes como empresários, posteriormente, precisaremos “limpar a empresa” o que não podemos adiar ou delegar. Para nos apoiar existem ferramentas de saneamento das informações que geramos para o Fisco, já é um bom começo para tomar conhecimento de como estamos sendo representados por nossos profissionais, logo vistos pelo Mercado.

Tenha em mente que para esta etapa o principal é a Coragem para Mudar.

Viviam Regina Posterli

Administradora de Empresas e Secretária Executiva, Pós-graduada em Gestão Empresarial, MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e MIT em Gestão de Tecnologia da Informação. Trajetória de 23 anos em Gestão Empresarial focando Processos, Pessoas e Tecnologia. Faz parte do Grupo SKILL há mais de 20 anos, atualmente como CIO.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

4 × 3 =