Tarifa Branca pode reduzir o preço da conta de luz a depender dos horários de maior uso de energia do consumidor.
No dia 1º de janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a partir de agora será possível alterar a conta de energia para a tarifa branca. Segundo a Aneel, essa opção pode diminuir o valor da conta em até 20% a depender do caso.
O QUE É TARIFA BRANCA?
A tarifa branca é uma opção de cobrança que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia de acordo com o dia e com o horário do consumo.
De acordo com a Agência de Energia, o horário em que a energia tem menor custo é o fora de ponta, sendo intermediário e ponta os horários com maior custo. Veja quais são eles:
Caso o usuário opte pela tarifa branca e consuma mais energia nos horários de maior custo, a conta pode ficar mais cara. Portanto, antes de aderir a essa modalidade, é necessário que o consumidor entenda seu próprio consumo.
COMO ADERIR?
Para aderir à tarifa branca o consumidor precisa apenas entrar em contato com a distribuidora local de energia e solicitar a mudança, que é gratuita. A partir da data da solicitação, a empresa tem até 30 dias para instalar o novo medidor.
Também é possível retornar à tarifa convencional em até 30 dias. A partir daí, haverá um prazo de 180 dias caso o consumidor queira retornar à tarifa branca.