Uma conversa sobre o eSocial e sobre a Reforma Trabalhista

Grupo Skill promove encontro virtual para ajudar as empresas com as alterações que a Reforma Trabalhista e o eSocial trarão nos próximos meses.

Em primeiro lugar, pretendemos discutir e passar para as empresas a grande mudança que a nova legislação trabalhista vai trazer no dia a dia das companhias. A intenção é apontar os principais tópicos e tentar, a partir de então, provocar uma discussão para ajudar nesse processo de transição para a nova modelagem trazida pela Reforma Trabalhista”.

É dessa forma que o advogado, consultor e sócio do escritório Porto e Ingleses Advogados, Carlos Alberto Braga Júnior, explicou o objetivo do webinar “Uma conversa sobre eSocial e Reforma Trabalhista”.

Promovido pelo Grupo Skill, e contando com a participação do especialista, o encontro virtual ablogskillerá na próxima segunda-feira (21 de agosto), às 10 horas.

Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição gratuita!

 

Corrida contra o tempo

A ideia para esse evento veio principalmente por conta do pouco tempo que os empreendimentos nacionais têm para entender e colocar em prática as alterações que estão por vir.

A partir de novembro, as novas leis trabalhistas passam a entrar em vigor, criando novas modalidades de emprego e contratação, e tornando a relação empregado/empregador mais flexível.  Por isso, há uma necessidade urgente de novas formas de gestão.

Paralelamente a isso, ainda há o eSocial, que entra em vigor em janeiro de 2018, e surge com a finalidade de facilitar os procedimentos trabalhistas. A adequação a esse novo sistema é obrigatória a todas as empresas, que deverão fornecer ao fisco, em tempo real, todas as informações de seus empregados.

Realmente o prazo é muito apertado. Toda modificação, ainda mais com a mudança de conceito, faz com que esse tempo não seja o melhor para se adequar, até mesmo para que o próprio empregado entenda que realmente não há nenhum prejuízo para ele com a nova lei”, afirma Braga.

Já Andreia Naim, diretora de novas alianças do Grupo Skill, destacou que ainda há diversos empreendimentos despreparados.

“Apesar de estarmos a poucos meses da vigência destas novas obrigações, muitas empresas ainda não estão preparadas para o devido enquadramento. A nossa ideia é provocar um debate sobre os temas e mostrar aos participantes de forma leve mas, consciente , soluções para podermos apoia-los, tanto no aspecto técnico como operacional e legal”, diz. 

Dúvidas frequentes

Para nortear esse webinar, o advogado elencou quais são os tópicos que estão gerando mais dúvidas.

“São vários tópicos que estão gerando dúvidas. Desde a questão da contratação, para a formulação de novos contratos de trabalho, bem como a questão de horas extras, banco de horas, remuneração, a questão do intervalo intrajornada”, enumera. “A discussão é muito ampla e estamos trabalhando muito para poder fornecer o máximo de informações e um suporte bem legal para que as empresas não tenham problemas futuramente”, completa.

Por fim, Carlos Braga destacou a importância de se realizar ações como esta que o Grupo Skill está organizando.

“O debate sempre é sadio. Eu acredito que todas as pontas, tanto o empregador quanto o empregado, têm a ganhar com essas novas modificações. E também para evitar para as empresas eventuais multas administrativas, autuações perante o Ministério do Trabalho e órgãos competentes, e futuras reclamações trabalhistas”, conclui.

“Este webinar será a primeira da série que estaremos oferecendo aos nossos clientes, sendo que as nossas sugestões de próximos temas serão escolhidos pelos próprios participantes, complementa Andreia Naim.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário

8 + 7 =