O ócio criativo e sua importância para a produtividade

Entenda este conceito e descubra como ele pode te tornar mais produtivo.

Você já ouviu falar em ócio criativo? Para os que ainda não o conhecem, esse termo pode soar como um sinônimo para não fazer nada, “ficar de pernas para cima” ou, até mesmo, de preguiça. Porém, se você fez essa interpretação, aqui nesse texto você vai entender porque ele é o oposto disso.

O que é ócio criativo?

Esse conceito inovador foi criado na década de 1990, pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, e defende que os momentos de lazer são indispensáveis para a produtividade de trabalhadores que desempenham funções criativas.

Segundo o pensador, a descontração é parte do processo de criação, já que nos ajuda a ter mais ideias. Portanto, considera que não somos produtivos apenas quando estamos realizando nosso trabalho em si, mas também quando estamos em nosso tempo livre.

Essa mentalidade se torna cada vez mais necessária, pois vivemos em uma sociedade que é extremamente voltada ao trabalho, acredita precisar ser produtiva em 100% do seu tempo e que por muito tempo viu com bons olhos os profissionais que se submetem a jornadas exaustivas.

Hoje, já se sabe, por meio de pesquisas, que pessoas viciadas em trabalho são menos produtivas, já que possuem menos qualidade de vida. Talvez, um dos fatores determinantes para essa condição seja, justamente, a falta de equilíbrio entre o lazer e a vida profissional.

O ócio criativo pode ser praticado durante diversos tipos de atividades, como passeios no parque, conversas com amigos e familiares, prática de atividades físicas, etc. Domenico De Masi defende que, até mesmo as redes sociais, se usadas da forma correta e sem exageros, podem enriquecer nosso tempo livre e nos trazer benefícios.

Eloy Gomes é analista de comunicação e marketing no Grupo Skill e adepto do ócio criativo. Ele garante que esse conceito tem ótimos resultados em seu cotidiano no trabalho: “muitas vezes só pelo fato de se distanciar do problema, trocar de ambientes e principalmente falar com outras pessoas já ajuda muito para que as soluções apareçam naturalmente”.

Então como posso aplicar esse conceito em minha vida?

Veja algumas dicas que podem te ajudar a aplicar o ócio criativo em sua vida e melhorar a sua produtividade e qualidade de vida:

Anote os seus insights

Boas ideias podem aparecer nos momentos mais inesperados. Por isso, sempre carregue um caderninho ou um bloco de notas no celular e anote as boas ideais que surgirem fora do horário de trabalho. É importante não ignorar os insights que vêm a sua mente, pois, por menores que sejam, podem se transformar em uma ótima ideia ou te ajudar com um problema que tentava resolver a tempos.

Otimize o seu tempo

O ócio criativo entende que a vida deve estar equilibrada entre trabalho, aprendizado e tempo livre. Então, procure organizar o seu tempo de modo a não deixar muito trabalho acumulado. Para ajudar neste processo e otimizar o seu dia, crie listas com as suas obrigações e estipule o tempo máximo de cada uma delas.

Você também deve se atentar ao tempo que passa trabalhando ininterruptamente. Pausas são importantes para dar uma espairecida e voltar com gás total às suas tarefas. Portanto, pare um pouco, se alongue, tome um suco ou um café e veja as notícias do dia.

Respeite seu descanso

Segundo Domenico de Masi, vivemos em uma era pós-industrial, mas ainda possuímos um pouco da mentalidade da era anterior. Isso faz com que sintamos a obrigação de produzir a todo o momento. Ao mesmo tempo, a indústria cultural está sempre nos apresentando uma nova distração, como séries e filmes. Logo, entenda que você precisa de descanso e que é impossível ser produtivo a todo o momento.

Se organize da melhor forma para você

Já foi dito aqui neste texto que o segredo para uma maior qualidade de vida é alcançar o equilíbrio. Porém, não se prenda a modelos preestabelecidos e busque a melhor divisão de tempo para você. Use o bom-senso: está conseguindo terminar suas tarefas com rapidez? Então dê mais atenção aos estudos. Está se sentindo mais estressado e cansado em uma semana? Procure se divertir mais.

E aí, gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar as outras matérias de nosso blog!

4 comentários

  1. Avatar
    Angelita

    Matéria espetacular totalmente novo pra mim ócio criativo, quando viajo procuro algo quê posso fazer no negócio. Parabéns

  2. Avatar
    CLAYTON ROBERTO CALIXTO

    Muito boa matéria, já praticava isto há algum tempo instintivamente, mesmo antes de ouvir falar em ócio criativo. Isto me ajudou e me ajuda muito nos projetos pessoais, acadêmico e profissionais. Tirar um tempo para sair do problema, do olho do furação e pensar fora da caixa nos trás benefícios que ajudam nas soluções e decisões que temos que tomar no dia-a-dia.

Comentários estão fechados.