Termos Contábeis – Alíquota

ORIGEM

ETIM lat. aliquŏta (pars), fem. moderno e analógico de alĕquŏt, que era indeclinável e us. como adj. ou subst., ‘alguns, certo número de’.

Alíquota é o termo contábil que se refere à porcentagem de um imposto a ser pago. Essa taxa é aplicada no cálculo sobre um valor específico e o seu resultado será a arrecadação feita pelo Estado. Cada tributo possui uma alíquota diferente a ser empregada.

A porcentagem de alguns impostos pode ser variável de acordo com a localidade ou com a categoria tributária em que a empresa está enquadrada. Empresas no Lucro Real, por exemplo, costumam ter um rendimento anual maior, por isso, contribuem com alíquotas maiores em determinados casos, se comparados às empresas do Simples Nacional ou de Lucro Presumido.

No Imposto de Renda as alíquotas variam entre 7,5% e 27,5%. Isso significa que o percentual a ser descontado dos seus rendimentos do ano será entre 7,5% e 27,5%.

No caso do ICMS, imposto pago por comerciantes, as alíquotas cobradas influenciam diretamente o preço final dos produtos disponíveis para o consumidor.