Termos Contábeis – DFC

DFC

Através do DFC, pode-se ter um maior controle sobre as atividades de uma empresa, além de um maior entendimento sobre os próximos passos a serem dados, como novos investimentos ou diminuição de gastos.

A sigla DFC significa Demonstrativo de Fluxo de Caixa, que funciona como um controle do caixa de uma empresa, ou seja, contém as operações de entrada e saída de dinheiro em determinado período, além de discriminar a origem dos recursos obtidos e como eles foram utilizados.

Esse demonstrativo deve ser realizado pelo menos uma vez por ano por todas as empresas de capital aberto ou empreendimentos que possuam patrimônio líquido superior a R$ 2 milhões.

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa deve ser elaborado com base em um modelo estabelecido no Pronunciamento Técnico CPC 03, dividido por três tipos de atividades empresariais:

TIPOS DE ATIVIDADES EMPRESARIAIS

Atividades Operacionais

Englobam todos os ganhos e gastos decorrentes das operações feitas, como recebimento de pagamentos e despesas com fornecedores.

Atividades de Investimento

São investimentos feitos a partir da parcela excedente do caixa visando obter benefícios futuros.

Atividades de Financiamento

Esse tipo de atividade envolve empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos.


Compartilhe nas redes
Deixe seu comentário